Leandro Alvares
Se nos Estados Unidos a grande festa de premiação desta semana foi o Oscar, no Brasil o destaque ficou para a entrega do Moto de Ouro, tradicional prêmio da revista “Motociclismo” concedido às estrelas do segmento esportivo e do mercado nacional.
A cerimônia aconteceu na noite de ontem no espaço Villa Noah, localizado na zona sul da cidade de São Paulo, e contou com a presença de centenas de pessoas ligadas ao mundo das duas rodas; desde representantes das principais fabricantes do setor a pilotos de diversas modalidades e veículos da imprensa especializada.
Os primeiros troféus foram entregues para as melhores motos do ano, eleitas com base na apuração de votos dos leitores da revista. A campeã entre as marcas foi a Yamaha, vencedora de três categorias: scooter (Neo CVT), city (YS 250 Fazer) e sport (YZF-R1). Honda e BMW levaram dois prêmios cada, enquanto a Harley-Davidson ficou com uma taça.
No quesito imagem, que avaliou itens como tecnologia, confiabilidade, qualidade e segurança, a vantagem foi da Honda, com a conquista de cinco troféus. A alemã BMW foi a segunda colocada com três estatuetas, seguida da Yamaha, com duas.
O grande momento da festa, no entanto, foi registrado na premiação dos pilotos. Mais precisamente durante a merecida homenagem a Alexandre Barros, um dos maiores — senão o maior — pilotos da história do motociclismo brasileiro.
Além da taça, o veterano foi surpreendido com uma bela retrospectiva da carreira construída na motovelocidade, recheada de depoimentos de pessoas importantes em sua trajetória nas pistas.
Emocionado, Barros aproveitou a ocasião para falar sobre o fim de sua carreira em campeonatos mundiais. “Tive propostas para seguir correndo na MotoGP ou no Mundial de Superbike, mas não eram equipes que me fariam brigar pelo título em curto prazo”, revelou.
“O que ninguém sabe é que eu estou treinando escondido todas as segundas-feiras. Motovelocidade é a minha vida e não sei se vou conseguir ficar longe das pistas”, admitiu o piloto de 37 anos, que segundo alguns rumores pode disputar o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade com uma moto da Ducati.
Além de Barros, mais sete pilotos receberam o Moto de Ouro. Os finalistas de cada categoria foram submetidos a um colégio eleitoral formado por jornalistas de todo o Brasil, especializados em motociclismo.
Confira os campeões do Moto de Ouro 2008:
MOTOS
- Scooter
Yamaha Neo CVT
- Trail
Honda NX4 Falcon
- Touring
BMW K 1200 GT
- City
Yamaha YS 250 Fazer
- Custom
Harley-Davidson V-Rod
- Naked
BMW K 1200 R
- Maxitrail
Honda XL 1000 Varadero
- Sport
Yamaha YZF-R1
IMAGEM
Custo-benefício / assistência técnica: Honda
Segurança: BMW
Competição: Honda
Design: Yamaha
Confiabilidade: Honda
Tecnologia: BMW
Publicidade: Honda
Qualidade: BMW
Marca mais querida: Yamaha
PILOTOS
Homenagem especial: Alexandre Barros
Enduro: Felipe Zanol
Supermoto: Rafael Fonseca
Rali: José Hélio
Revelação: Hector Assunção
Motovelocidade: Gilson Scudeler
Motocross: Wellington Garcia
Destaque Internacional: Eric Granado
Fotos: Divulgação.
Equipe MOTO.com.br
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