Opinião: Prefeitura de SP faz gol de placa

Adoção de faixas exclusivas para motocicletas deveria se estender para todo o Brasil.

Por Leandro Alvares

Luiz Eduardo de Souza

Fiquei muito feliz e esperançoso em relação à iniciativa da Prefeitura de São Paulo em criar uma faixa exclusiva para motociclistas na avenida 23 de maio, um importante corredor da capital paulista que liga a zona sul ao centro.

Mesmo sendo ainda uma medida de caráter experimental, que a principio segue em operação somente até sexta-feira, ela sinaliza que as autoridades começam a enxergar a necessidade de incentivar a utilização de motocicletas no confuso trânsito das grandes cidades, considerando tais corredores no intuito de facilitar o tráfego e evitando os famosos conflitos que ocorrem entre motoristas e motociclistas.

Creio que a implantação de faixas exclusivas será fundamental para melhorar a relação entre motoristas e motociclistas, trazendo mais segurança a todos os envolvidos e principalmente reduzindo os conflitos hoje existentes entre esses dois mundos.

Sem duvida alguma, a criação de corredores específicos para motociclistas é uma medida que vem para humanizar o trânsito e reduzir o caos que se transformou as vias das metrópoles.

Imagino que a única solução para o caos atual do trânsito, especialmente no Rio de Janeiro e São Paulo, seja reduzir o número de carros e vans nas principais vias das cidades e, para isso, só há uma maneira: priorizar a utilização das motocicletas, principalmente no fluxo em direção aos grandes centros urbanos e centros comerciais.

Além das motos ocuparem menos espaço, serem fáceis de se estacionar, não causarem congestionamentos, serem ágeis no trânsito, poluem muito menos que outros meios de locomoção.

Esse é um grande passo que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) paulistana está dando para uma melhor organização do trânsito e torço para que a medida se estenda a outras vias.

Espero ainda que a proposta seja copiada em outras cidades e que, em breve, seja comum a existência destes corredores por todo o país. Fico também na expectativa de que sejam tomadas também novas iniciativas de combate ao furto de motocicletas e campanhas que eduquem os motoristas em relação aos motociclistas.

O “motonauta” Luiz Eduardo de Souza participou do Moto Repórter, canal de jornalismo participativo do MOTO.com.br. Para mandar sua notícia, clique aqui.

Fonte:
Moto Repórter

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br