Oficial: Aprilia abandona projeto da Moto2
Segundo Grupo Piaggio, dono da Aprilia, a marca italiana não competirá com motores de um construtor rival.
Por Roberto Brandão
Por Roberto Brandão
A Aprilia anunciou oficialmente que abandonou o seu projeto da Moto2. A declaração do Grupo Piaggio – donos da Aprilia – confirmou que a marca italiana não fará parte da categoria Moto2, que substitui a 250cc no campeonato Mundial de Motovelocidade em 2010, e não fornecerá máquinas para equipes privadas.
O motivo principal do abandono foi que no novo formato serão utilizados apenas motores Honda, mas desde que as mudanças foram anunciadas, no dia cinco de maio, é um mistério do porque a Aprilia demorou tanto tempo para anunciar, já que seu chassi da Moto2 era dito como “quase pronto” antes de inverter sua decisão em competir.
“Seria inútil e prejudicial à imagem de uma grande fabricante de motocicletas italiana e européia, que ganhou 43 títulos mundiais em corridas de estrada e off-road, participar de uma competição que se baseia na tecnologia de motores de um construtor rival” dizia uma parte do comunicado do Grupo Piaggio.
Ao abandonar a Moto2, a Aprilia deixa várias equipes de ponta, incluindo a Mapfre Aspar e Speedup Aprilia, à deriva, para encontrar novas fabricantes de seus chassis da categoria ou tentar adquirir o que a equipe de design da Aprilia alcançou até agora e continuar por si só.
A equipe Aspar, que deixou bem claro que é bem tarde para a Aprilia mudar de opinião, esperava poder dar à seus pilotos, Julian Simon e Mike di Meglio, as máquinas Aprilia Moto2 para os testes dos dias nove e dez de dezembro, em Valencia.
Possivelmente a Aprilia vai canalizar os recursos planejados na Moto2 em uma expansão de sua participação no WSBK, de uma para duas equipe, e talvez até mesmo um futuro retorno para a MotoGP.
Em 2010, a única categoria no campeonato Mundial de Motovelocidade que terá as motos do Grupo Piaggio – Aprilia, Gilera e Derbi, será a 125cc.
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