O scooter Yamaha Fluo é mais uma boa opção para o dia a dia!
Sua necessidade é rodar em centros urbanos? Pois bem, tem mais uma alternativa!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
O Fluo entra no mercado das scooters de 125 cc com alguns diferenciais bem interessantes que podem proporcionar mais conforto no uso diário, estávamos com o modelo na cor azul, que achei bem legal. Visual mais esportivo com as rodas pretas, gostei bastante do que vi.
Confortável e com bom desempenho, comecei a analisar as características, que, além de ser a mais leve e mais potente da categoria, vem com faróis em LED e câmbio automático. Fora isso temos outros pontos que valem citar:
Eu particularmente prefiro as chaves no contato mesmo, sei que estou na contra-mão da tecnologia, mas me sinto mais confortável e seguro com as chaves tradicionais. Sei também que é uma questão de hábito. Para quem gosta, a durabilidade da bateria é de aproximadamente 2 anos segundo o manual da Fluo, mas, preventivamente, evite deixá-la perto de equipamentos eletrônicos como TV, rádio e computador, isso reduz a vida da bateria. Se esqueceu de onde parou a Fluo? Aperta o botão do controle que ela vai soar o alarme duas vezes e todas as luzes irão piscar. Na categoria só ela tem esse luxo e também a tomada 12v.
A Yamaha inovou e o manual do proprietário foi lançado interativo, digital. Interessante! Dá para acessar tudo no celular ou computador, está no próprio site da montadora.
Essa opção também existe na Fluo, um botão no punho direito permite que você habilite ou não essa função que, além da economia de combustível, gera menos poluição. Dentre as concorrentes, é a única que oferece essa opção. O painel é totalmente digital e conta com a função ECO que, com a gasolina no preço que está, dá para economizar mais um pouco. Durante meu uso urbano, inicialmente estranhei mas, logo me acostumei com o motor parando e, ao acionar o acelerador, ele foi reiniciado instantaneamente. Muito bom!
Essa scooter se diferencia das concorrentes também, pois vem com freio ABS na roda dianteira e tambor na traseira. Em uma situação de emergência, por exemplo, se o condutor acionar todos os freios com força total, a roda traseira travada é controlável, já a dianteira… é chão. Segurança é sempre bem vinda, principalmente quando pegamos uma chuvinha e combinamos com as faixas pintadas nas ruas, que derrubam muita gente.
A rodas aro 12 vem com pneus maiores: 100/90-12 na frente e 110/90-12 na traseira, querendo ou não, para nossas ruas cheias de imperfeições é uma boa sacada!
Uso um capacete tamanho 60 fechado e consegui guardá-lo com facilidade. O detalhe é que ele vai acomodado com a parte de cima apoiado para baixo, dessa forma, não sei se foi a intenção ou não, mas a parte interna do capacete ainda serve para guardar umas coisinhas a mais, além de sobrar espaço no entorno. São 25 litros de capacidade.
O ganchinho salvador das compras de última hora está lá, e o piso plano completa o “combo”, pois acomoda fácil e tem espaço para as sacolinhas, mochilas e até umas caixas pequenas, grande vantagem desse tipo de scooter. Sou usuário assíduo desses benefícios!
Sim, obviamente mas, atente para não se empolgar, é uma scooter 125 feita para uso urbano, portanto não espere um desempenho de uma moto 125 cc. Rodamos até Jundiaí e voltamos, andamos na velocidade de 90km/h e pista da direita por segurança. Não é a situação mais confortável do mundo, mas, se precisar, dá para encarar.
Rodamos na cidade e estrada com ela, fez uma média de 53 km/l que, com seus 4,2 litros de capacidade, dão uma autonomia de mais de 200 km, gastando aproximados R$ 25,00 para encher o tanque, que por sinal, o bocal está localizado no lado oposto da chave de ignição, em frente ao joelho esquerdo do condutor, dá para abastecer sem fazer ginástica mas, tem que avisar o frentista que não precisa encher até derramar…
Detalhe: A carga máxima que a Fluo pode carregar está em 156 kg, ou seja, piloto, passageiro + bagagem.
Bom, mais uma scooter no mercado que atende as necessidades de mobilidade e agilidade, cada vez mais exigidas em nosso dia a dia.
Eu sou usuário de scooter e gostei bastante, mais uma scooter no mercado que atende as necessidades de mobilidade e agilidade, cada vez mais exigidas em nosso dia a dia. Ela pesa 98 kg (seco), as suspensões 90mm na traseira e 80mm na dianteira que, em alguns trechos mais esburacados, sofreram um pouco, podem ser ajudadas com o pneu de perfil mais alto, permite dar uma refinada na calibragem para ajudar. É esperta e tem o banco bem confortável, o que ajuda bastante nesses momentos de “off-road" urbano.
Os 9,5 cv do motor são suficientes para atender o dia/dia tranquilamente. Achei que o espaço para os pés são um pouco restrito (tenho 1,80m) e senti falta do som das setas em funcionamento, ajuda a não esquecer elas ligadas, que se traduzem em segurança.
Com 4 anos de garantia e Revisão Preço Fixo, ele garante o mesmo preço e qualidade nas concessionárias participantes, além de parcelar em até 6x no cartão de crédito. Lembrando que as duas primeiras revisões têm mão de obra gratuita.
No dia 11/05, liguei em duas concessionárias Yamaha, em São Paulo, para saber o valor do Fluo, estava em R$ 14.890,00, nas duas.
Separamos algumas Yamaha Fluo que estão anunciadas para venda em nosso site, é só clicar aqui.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário