O futuro chegou, Honda planeja moto autônoma

Novas patentes liberadas mostram projeto de uma motocicleta autônoma

Por Thiago Dantas

A ideia de um carro que guie sozinho com controle de aceleração e frenagem já é alcançável, como nos carros elétricos da Tesla. Mas será que é possível chegar a esse ponto com as motos? É o que a Honda almeja! 

 
Protótipo apresentado pela Honda em 2017 que se equilibra sozinho - Divulgação

 

Nós gostamos de pilotar e de se conectar com a moto, talvez a ideia de uma moto semi-autônoma não encha nossos olhos. Mas, temos que ver o lado bom das coisas. Por exemplo, em uma longa viagem de motocicletas, após horas em cima da moto nossos reflexos podem diminuir devido ao cansaço. Nessa hora que entra os sistemas de direção semi-autônoma que aliados com a segurança podem evitar acidentes. 

Por isso, algumas motocicletas já estão equipadas com um sistema de Piloto Automático Adaptativo, como BMW, Ducati, KTM e Kawasaki, aqui no Brasil temos a recém lançada Ducati Multistrada V4S com esse sistema. 

 

 

 

A Honda, que é uma das pioneiras do piloto automático adaptativo para os carros, ainda não lançou nenhum sistema para as suas motos. Pois, ao invés de pegar um projeto pronto e adaptar para as suas motocicletas, como outras marcas fizeram, ela está desenvolvendo um novo sistema próprio dentro da sua fábrica. 

 

Nos dois últimos anos, a Honda deixou vazar alguns documentos e patentes que mostram o quão sério ela está levando o desenvolvimento de um Piloto Adaptativo com maior autonomia. Recentemente, um documento foi publicado que mostra como uma série de sistemas individuais podem ser integrados para trabalhar juntos, em um sistema de segurança ininterrupto.


 Ilustração mostra todos os novos sistemas - Reprodução

Nesta patente recém divulgada, com o nome de “Drive Assistance Device for a Saddle Riding Type Vehicle”,  é possível verificar um desenho de como os novos recursos podem ser combinados. , juntamente com outras tecnologias, incluindo: câmeras a bordo, um sensor LiDAR (detecção e alcance de luz), GPS e sistemas de comunicação veículo-veículo de curto alcance. Com esse novo sistema a motocicleta consegue intervir em uma situação de emergência. 

 

Com câmeras, radar e LiDAR, a motocicleta consegue construir uma imagem 3D do seu entorno, rastreando objetos e veículos para manter uma visão 360º e monitorar os perigos.

 


Exemplo da motocicleta desviando de um objeto - Reprodução

 

Há também sensores de pressão no assento, manoplas e pedaleiras, permitindo que o computador da moto saiba se você está segurando com as duas mãos as manoplas, combinado com uma câmera voltada para o piloto instalada no painel, é capaz de monitorar a postura e distribuição de peso para ajudar a interpretar as intenções do piloto.

 

Em comparação com o carro, o piloto automático adaptativo da motocicleta deve apresentar mais flexibilidade dentro de uma faixa de rodagem. 

 

Por isso, nos desenhos da aplicação da patente é observado alguns exemplos do uso do novo sistema, como a realização de uma curva de forma autônoma, onde a moto irá utilizar os  sensores e GPS para contornar corretamente a trajetória da pista. 

 

O novo sistema deve reconhecer quando um veículo mais rápido se aproxima pela traseira, abrindo caminho e trazendo uma pilotagem segura. 

 

Também mostra que, ao seguir outra motocicleta, o sistema se moverá para um lado da pista para criar um padrão zig-zag e proporcionar mais distância de parada. 


Aplicação com exemplos da nova patente da Honda - Reprodução

 

Apesar da Honda trabalhar em uma motocicleta autônoma desde 2017,quando apresentou o protótipo equipado com Riding Assist Technology que tinha a capacidade de auto-equilíbrio, no Consumer Electronics Show, em Las Vegas. Apenas uma versão inicial do sistema deve chegar às novas motos nos próximos anos. 

 

As primeiras motocicletas da Honda que devem receber um sistema de radar serão as futuras gerações da Gold Wing e Africa Twin equipadas com controle de cruzeiro adaptativo e assistência na faixa de rodagem, como mostram desenhos de patentes anteriormente liberados. 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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