Novos pneus Michelin, desempenho e durabilidade juntos

O MOTO.com.br testou 2 dos 5 produtos da nova gama de pneus que chegam ao mercado já no próximo mês, confira!

Por Leandro Lodo

Leandro Lodo/Paulo Souza

Após se consolidar como uma das grandes fabricantes de pneus para motocicletas de alta cilindrada, a Michelin parte para o mercado de média e baixa cilindrada. A nova gama com cinco novos produtos, que pela primeira vez foram desenvolvidos no Brasil, entre estes dois são destinados a motos "pequenas" e "médias". Com os lançamentos, a empresa passa a cobrir 90% de todo universo das motocicletas.

“Este é o maior lançamento do segmento já realizado pela Michelin na América do Sul. A grande novidade será toda a transferência da tecnologia oferecida nos pneus de alta cilindrada para os de média e baixa cilindrada”, afirma Rogério Cortes, Diretor de Marketing e Vendas de Pneus para Motocicletas Michelin América do Sul.

Há muitos anos, a Michelin trabalha o Equilíbrio de Performances, conceito que guia o desenvolvimento dos seus produtos em todos os segmentos de mercado.  “Ao lançar simultaneamente cinco novas gamas de pneus, além de evidenciar nosso compromisso com a inovação, demonstramos nossa capacidade em desenvolver produtos com tecnologias de ponta, visando superar suas performances. O compromisso está em garantir – em um único pneu – mais segurança, durabilidade e prazer em dirigir”, complementa Rogério Cortes.

Por todo esse compromisso e conhecimento, a convite da Michelin, o MOTO.com.br esteve presente no evento realizado na última sexta-feira (17), no Autódromo de Piracicaba (ECPA), no interior de São Paulo, para o lançamento da nova gama de pneus. Confira abaixo cada uma das novidades.

MICHELIN PILOT STREET RADIAL

O primeiro pneu radial para motocicletas de média cilindrada do mercado. Com durabilidade 30% maior que seu principal concorrente, comprovada por testes realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, o novo produto cobre 90% dos modelos das motos de 250 cilindradas.

Desenvolvido com um composto de sílica na banda de rodagem, proporciona melhor aderência em pistas molhadas, maior segurança e durabilidade. O desenho, derivado do já consagrado pneu Michelin Pilot Road2, garante maior e mais rápida drenagem de água, graças aos recortes que aumentam sua largura desde o centro do pneu até o ombro, além de um look esportivo.

Dimensões - Dianteiros

100/80 - 17 M/C 52S TL/TT

110/70 - 17 M/C 54S TL/TT

2.75 - 18 42P TL/TT

Dimensões - Traseiros

80/100 - 14 M/C 49L REINF TT

90/90 - 18 57P REINF TL/TT

100/90 - 18 M/C 56P TL/TT

130/70 - 17 M/C 62S TL/TT

140/70 - 17 M/C 66S TL/TT

Dimensões - Dianteiro / Traseiro 

2.50 - 17 43P REINF TT

60/100 - 17 M/C 33L TL/TT

80/90 - 17 M/C 50S REINF TL/TT

110/80 - 14 M/C 59P REINF

MICHELIN PILOT STREET

O pneu Michelin Pilot Street foi projetado para oferecer segurança e durabilidade para motocicletas urbanas de baixa cilindrada, segmento que cresce rapidamente e representa milhões de unidades no mundo. O produto será vendido em 12 dimensões, para equipar praticamente todos os modelos utilitários disponíveis no mercado.

Vários são os avanços tecnológicos do novo pneu, que impactam diretamente na capacidade de aderência, tanto em pista molhada quanto em seca, no desempenho, durabilidade, segurança e conforto na pilotagem. Segundo testes realizados pelo Instituto Mauá, o pneu Michelin Pilot Street também apresenta 30% a mais de durabilidade, comparado ao principal concorrente do mercado. 

Dimensões - Dianteiros

100/80 - 17 M/C 52S TL/TT

110/70 - 17 M/C 54S TL/TT

2.75 - 18 42P TL/TT

Dimensões - Traseiros

80/100 - 14 M/C 49L REINF TT

90/90 - 18 57P REINF TL/TT

100/90 - 18 M/C 56P TL/TT

130/70 - 17 M/C 62S TL/TT

140/70 - 17 M/C 66S TL/TT

Dimensões - Dianteiro / Traseiro 

2.50 - 17 43P REINF TT

60/100 - 17 M/C 33L TL/TT

80/90 - 17 M/C 50S REINF TL/TT

110/80 - 14 M/C 59P REINF

 

MICHELIN POWER SUPERSPORT

Desenvolvido para motocicletasesportivas, o pneu Michelin Power SuperSport destinado a  motociclistas que passam metade do tempo na estrada ou em circuito urbano e metade na pista. Uma grande inovação foi a evolução da tecnologia 2CT para 2CT+. Atecnologia 2CT+proporciona ainda melhor aderência e tração ao pneu traseiro, principalmente em saídas de curva sobre forte aceleração.

Dimensões - Dianteiro 

120/70 ZR 17 M/C (58W) TL

Dimensões -Traseiro

180/55 ZR 17 M/C (73W) TL

190/50 ZR 17 M/C (73W) TL

190/55 ZR 17 M/C (75W) TL

200/55 ZR 17 M/C (78W) TL

MICHELIN PILOT POWER 3 

O pneu Michelin Pilot Power 3 foi criado para motocicletas esportivas. Destinado para uso na estrada (85%), também proporciona boa estabilidade na pista e a melhor aderência em piso molhado da categoria, sem abrir mão da durabilidade 20% superior ao MICHELIN Pilot Power 2CT. A nova tecnologia 2CT+ também integra ao pneu traseiro.

Dimensões -Dianteiro 

120/70 ZR 17 M/C (58W) TL

Dimensões -Traseiro 

160/60 ZR 17 M/C (69W) TL

180/55 ZR 17 M/C (73W) TL

190/50 ZR 17 M/C (73W) TL

190/55 ZR 17 M/C (75W) TL

MICHELIN ANAKEE III

O pneu Michelin Anakee III foi homologado pela BMW e equipa de fábrica 80% das suas motocicletas R1200 GS 2013, proporcionando mais prazer ao pilotar. O desenho representa um verdadeiro avanço em relação aos padrões existentes nessa categoria, para aproveitar melhor as performances das últimas gerações de grandes motocicletasbig trail. Destinado para uso em estradas (90%) e, ocasionalmente, em off-road (10%).

Dimensões - Dianteiro 

90/90 - 21 M/C 54V TL/TT

100/90 - 19 M/C 57H TL/TT

110/80 R 19 M/C 59V TL/TT

120/70 R 19 M/C 60V TL/TT

Dimensões - Traseiro 

130/80 R 17 M/C 65H TL/TT

140/80 R 17 M/C 69H TL/TT

150/70 R 17 M/C 69V TL/TT

170/60 R 17 M/C 72V TL/TT

Entre os cinco novos produtos da marca (exclusivos para o mercado de reposição), nós pudemos conferir dois deles, o Michelin Pilot Street e o Michelin Pilot Street Radial, ambos destinados ao mercado de média e baixa cilindrada.  Os testes foram realizados com modelos de 125cc a 300cc calçados, primeiramente, com os pneus da Pirelli (principal concorrente) e posteriormente com os mesmos modelos de motocicletas calçadas com os novos pneus da Michelin. 

Na prática foi nítida a sensação de maior segurança e o desempenho de ambos pneus da linha Street - Michelin Pilot Street e Michelin Pilot Street Radial. Desenvolvido com um composto de sílica, o novo produto proporciona uma grande aderência em contato com o asfalto da pista do autódromo de Piracicaba, essa impressão se deu principalmente utilizando os novos Michelin Pilot Street Radial, indicado para motos de 250cc e 300cc.

Esta nova tecnologia, utilizada pela primeira vez em motocicletas de baixa e média cilindrada, permite que o pneu tenha mais estabilidade em altas velocidades, mesmo em pisos irregulares ou molhados, como comprovado durante o evento pelo piloto de testes Leandro Mello, que executou testes de frenagem utilizando uma motocicleta com freios ABS em duas situações: utilizando pneus Pirelli e utilizando pneus Michelin Pilot Street Radial. Os pneus Michelin apresentaram melhores resultados. 

Nas curvas a diferença fica clara entre os dois pneus, destacando mais uma vez o Radial, que permite maior inclinação nas curvas e mais consistência nas frenagens e retomadas, deixando a pilotam ainda mais fun (diversão em português), um novo conceito utilizado pela marca e aplicado a nova gama de pneus.

No geral, um pneu reúne características antagônicas. A aderência em piso molhado, por exemplo, não é facilmente compatível com a aderência no seco, como se nota claramente nas competições de motociclismo. O grande diferencial dos produtos Michelin é reunir todas as excelências de performance em um único produto. Agora, só nos resta saber se o preço dos novos produtos da marca terão um melhor custo/benefício que a concorrência.

Fotos: Leandro Lodo/Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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