Novo modelo de placa passa a ser disponibilizado em todo o país
Com quatro letras e três números, modelo permite mais de 450 milhões de combinações
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Foto: Divulgação
Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal já podem emplacar veículos com os novos modelos de placa, que seguem o padrão Mercosul. A princípio, a nova placa é obrigatória no primeiro emplacamento, quando houver mudança de município ou estado e caso o proprietário precise de uma placa nova devido a roubo, furto, extravio ou dano da placa antiga.
“O novo modelo corrige equívocos da antiga placa Mercosul, diminui o custo e garante mais segurança. Nós eliminamos todos os elementos da placa que a encareciam. Tiramos o chip e os elementos gráficos patenteados e, principalmente, abrimos para vários estampadores”, disse Tarcísio Freitas, ministro da Infraestrutura.
A placa que segue o padrão Mercosul traz um item de segurança que não existe nas placas do modelo cinza, com três letras e quatro números. Trata-se do QR Code, que permite à fiscalização ler o código e acessar um número que é como um CPF da placa. O processo dificulta a clonagem e falsificação de placas.
Além disso, o novo modelo, com quatro letras e três números, permite mais de 450 milhões de combinações. O Governo federal não estipulou preço único para a nova placa, então é possível existir variação de preços de estado para estado - fica a cargo dos Detrans de cada estado e do Distrito Federal o credenciamento de empresas que vão produzir e fornecer as placas.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário