Novo Honda PCX 2023 é outra scooter!

O Honda PCX 2023 traz motor mais potente, mais tecnologia e estilo exclusivo!

Por Trinity Ronzella

PCX

História de sucesso da Honda no Brasil, o PCX foi lançado em 2012 e é produzido na fábrica em Manaus. Desde então, vem sendo o modelo mais vendido da sua categoria no mercado nacional.

Design forte e moderno, somados a tecnologia e medidas compactas, são parte do segredo de sucesso dessa scooter. Tudo isso, junto com economia, robustez, ótima performance, conforto e facilidade de conduzir, completam a lista de qualidades.

 

Foto: Divulgação

 

Novidades do Novo PCX 2023

Ele está com tudo novo, desde o motor, quadro e carenagens, e ainda, rodas, painel, espaço e facilidades, ou seja, é outro scooter.

O Idling Stop acompanha o modelo a uma década e continua na nova versão, afinal otimizar consumo e emitir menos poluentes é importantíssimo.

O novo motor pertencente  a geração eSP , ganhou um “+”  que significa evolução e aumento na capacidade cúbica, elevação da potência e a chegada do cabeçote de 4 válvulas. Exigiu um novo chassi, mais robusto, que permitiu mudanças para melhorar a ciclística, aceitaram novo ajuste de suspensão.

Foto: Divulgação

Mudou muita coisa mas manteve a essência de conduzir as pessoas para diversos tipos de uso.

O banco foi redesenhado e passa a dar mais conforto para piloto e garupa. O espaço para os pés do piloto está maior, mais espaçoso e, o porta objetos no lado esquerdo foi aumentado também.

A porta do reservatório de gasolina também mudou e recebeu um suporte para colocar a tampa, que é melhor do que segurar na mão ou colocar em cima do banco enquanto abastece, bem prático!

 

Foto: Divulgação

 

Geral

A nova carenagem manteve a elegância e trouxe redesenhado o conjunto ótico, maior capacidade de armazenamento sob o banco (30 litros), porta USB-A no porta luvas e um painel widescreen completo.

Vem em três versões: PCX CBS, PCX ABS e PCX DLX.

Novo desenho do conjunto ótico e pneus mais largos  Foto: Divulgação

 

Todas as versões vem com Smart Key que, além de acionar a ignição e abrir o compartimento de carga sob o banco, agora também tem um alarme antifurto! Muito bem vindo por sinal!

O sistema de freios é outro ponto que diferencia. Freios combinados a disco na dianteira e tambor na traseira (CBS) só na versão de entrada, os outros modelos vem com freios combinados a disco e ABS só na dianteira.

O escapamento está mais alto que a versão anterior. Foto: Divulgação

 

O HSTC (Honda Selectable Torque Control)  aparece na PCX  ABS e DLX. Ele evita perda de tração na roda traseira em pisos com menos aderência e pode ser desligado se quiser, no punho esquerdo. Quando entra em ação, uma luz “T" acende no painel.

Outro ponto interessante são os suportes de guidão que, agora de borracha, conseguem absorver mais ainda as vibrações que vem do piso, trazendo mais conforto.

Foto: Divulgação

 

Falando em conforto, as molas da suspensão traseira estão maiores em diâmetro e curso e, as rodas também mudaram! Suspensão dianteira está com 100 mm em tubos de 31 mm.

Como novos desenhos, a roda traseira passou  de 14 para 13 polegadas e ganhou pneus maiores. Ficando 110/70-14 no dianteiro e 130/70-13 na traseira. Antes eram 100/80-14 e 120/70-14.

Foto: Divulgação

 

Motor

Um monocilíndrico SOHC de quatro válvulas com arrefecimento líquido e tecnologia eSP+ (Enhanced Smart Power), busca reduzir o atrito interno e otimizar a eficiência.

A potência cresceu de 13,2 cv para 16 cv e, também, aumentou o torque de 1,38 kgm.f para 1,5 kgm.f. 

O cilindro do motor 150 era de 57,3 mm e agora, no motor 160, passou para 60 mm e teve seu curso reduzido de 57,9 mm para 55,5 mm. A taxa de compressão aumentou de 10,6:1 para 12,0:1.

Esse ganho de performance permite que os 8 litros de combustível alcance uma autonomia de 350 km para mais, segundo o fabricante.

 

Foto: Divulgação

 

Preço, cores e garantias

Os novas PCX chegam às concessionárias de todo Brasil a partir de outubro de 2022 com garantia de três anos, sem limite de quilometragem. Falaremos mais a respeito deles quando testarmos.

Três modelos, três cores e três preços sugeridos como base no Distrito Federal.

PCX CBS : R$ 15.460,00 - Cinza Metálico

PCX ABS : R$ 17.000,00 - Branco Perolizado

PCX DLX ABS: R$ 17.400,00 - Azul Metálico

Os três modelos disponíveis para a nova PCX 160. - Foto: Divulgação

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br