Novidades para todos os gostos

De supermotard 1100cc a custom com mais de 20 kgf de torque no Salão da Motocicleta.

Por Leandro Alvares

Aldo Tizzani

A primeira edição do Salão da Motocicleta abre suas portas repletas de lançamentos. A marca Benelli, por exemplo, faz a sua estréia no Brasil. Além disso há novidades entre as marcas Harley-Davidson, Buell, Ducati, Triumph, MV Agusta, Suzuki, Kawasaki, Garinni, AME Amazonas, Vespa e Piaggio. Há ainda novidades em peças e acessórios para motos e motociclistas.

“Os apaixonados por motocicletas têm a oportunidade única de ver de perto os melhores e mais arrojados modelos do mundo. Quem é fã destas máquinas não pode perder essa chance”, convida o bicampeão Emerson Fittipaldi, um dos organizadores do evento, que vai até domingo (26) no Expo Center Norte e deve atrair cerca de 200 mil pessoas.

Em uma área de 45 mil metros quadrados, a primeira edição da feira é organizada por Fittipaldi em parceria com a Megacycle, empresa que há 15 anos realiza eventos em diversas áreas, e a Anfamoto (Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças), com investimento de R$ 10 milhões. Confira aqui alguns dos principais lançamentos expostos no Salão.

Harley-Davidson

A lendária americana Harley-Davidson reúne 17 novas motos no evento. Destaques para a Sportster XR 1200 e a Muscle, o modelo mais radical da linha V-Rod.

A linha Touring 2009 recebeu 450 modificações, melhorando sensivelmente a pilotagem. A nova Heritage está mais confortável e oferece muitas novidades estéticas e mecânicas.

Já a Fat Boy, considerada um “best seller” da linha HD apresenta um visual arrojado (corpo preto fosco) e rodas cromadas.

A HD deve fechar o ano com seis mil motos vendidas no país. Cerca de 80% a mais que em 2007. O volume é considerado recorde histórico para o Grupo Izzo, represente oficial da marca no Brasil.

Buell

Hoje, três modelos Buell já são montados em Manaus (AM): XB 12Ss, Ulysses e City Cross. É a primeira linha de montagem fora dos Estados Unidos. Como destaque, a marca subsidiária da Harley aposta na 1125 CR, equipada com motor Rotax “V2”, com arrefecimento líquido e 146 cv.

Esta Cafe Racer futurista é uma das novidades mundiais da marca e está exposta no Salão da Motocicleta. Além disso, a Buell aposta na jovialidade da nova City Cross, com a capa do tanque translúcida e colorida.

A marca norte-americana ainda revela três versões da fun-bike Ulysses. A mais completa, batizada de Touring, traz conjunto de malas e GPS de série.

Ducati

O grande lançamento da marca italiana é a Hypermotard 1100, modelo que segue a tendência motard, que já ganhou adeptos em todo o mundo. Com base de uma moto trail, motor em “L” de alto desempenho e pneus esportivos, a Hypermotad deve ser bem aceita pelo mercado brasileiro.

O Grupo Izzo promete comercializar também a nova linha Monster (696 e 1100), além da superesportiva 848. A Ducati expõe ainda as já conhecidas Multistrada 1100 e as superesportivas 1098 e 1098s, além das motos de competição que participam do Mundial de MotoGP e Superbike.

Triumph

Depois de uma ano sem muita divulgação, os modelos 2009 da marca inglesa chegam finalmente ao mercado brasileiro. A Triumph Street Triple, Speed Triple e a Tiger 1050 devem ser os modelos mais procurados da marca.

Por exemplo, a Street Triple, com motor da superesportiva 675, deverá concorrer com as nakeds de média cilindrada (lê-se Honda Hornet, Suzuki Bandit 650, Yamaha FZ6).

Porém, quem quiser uma muscle-custom, a opção é a Rocket III Classic, com 2300 cm³. Uma moto robusta que tem um torque descomunal — 20,3 kgf.m a 2.500 rpm.

MV Agusta

Exclusividade. Esta é a palavra-chave quando o assunto é MV Agusta. No estande da marca, o principal lançamento é a Brutale, nas versões S e R, ao lado da F4 1000 1+1 e F4 1000 312R.

Outra atração é a F 4 1000 Senna, construída em homenagem ao tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna. Para imortalizar o “herói brasileiro”, a MV Agusta utilizou materiais nobres na construção desta macchinna, como, por exemplo, titânio, magnésio e fibra de carbono.

Com sistema de injeção eletrônica, o motor é um quatro cilindros em linha de 998 cm³ com arrefecimento liquido capaz de gerar 174 cv de potência máxima a 11.900 rpm, e torque de 11,3 kgf.m a 10.000 rpm.

Além de peças das principais grifes italianas: Brembo, suspensão Marzocchi e rodas Marchesini. O Grupo Izzo só importou três unidades para o Brasil. O preço, mais de R$ 140 mil.

Kawasaki

A marca nipônica faz a sua reestréia no mercado brasileiro. Em um primeiro momento os modelos serão importados, porém a empresa fabricará motos em Manaus (AM) até o final do ano que vem.

As mais cotadas para inaugurar a linha de produção são as Ninja 250 e ZX-6R, além da Z750. No Salão da Motocicleta estão expostos vários modelos entre nakeds, custom e superesportivas, com destaque para a ZX-10R, a superesportiva de 1000cc da marca.

AME Amazonas

A empresa apresentou a primeira moto bicombustível do mundo, desenvolvida em parceria com a Delphi. A custom AME AG está equipada com motor de 300 cm³ e gera uma potência máxima de 21,5 cv.

Além de estar de acordo com o Promot 3, a AME AG 300 oferece uma economia de aproximadamente 25% ao bolso do motociclista. O início da comercialização do novo produto está marcado para março. O preço estimado é de cerca de R$ 16 mil.

Detalhe: este motor de 300 cm³ deve servir como base para outros modelos (street e trail), que futuramente serão montados em Manaus (AM), já que a empresa já tem o projeto de sua planta fabril aprovado pela Suframa.

Garinni

Em um dos estandes mais bonitos do salão, a Garinni apresentou sua nova linha de motocicletas. A empresa do Grupo Itapemirim expõe ainda dois protótipos — uma trail e uma motard — que devem chegar ao mercado no final de 2009, já com motores de 200 cm³.

Destaque para a nova minicustom GR 150 C, de 150cc, que chegará ao mercado em abril. As outras novidades ficam por conta da street GR 125 ST e GR 150 ST, ambas com painel digital. Na linha scooter, mais dois lançamentos, o Velvet, com design moderno e motor de 150 cm³, quatro tempos e refrigerado a ar e o GR 125 Tina, especialmente desenhado para o público feminino, com inspiração no personagem de Maurício de Souza — a adolescente Tina, e equipado com motor de 125 cm³.

Piaggio/Vespa

O grande destaque do estande é o Piaggio MP3 500 que ganhou novo visual e um motor mais potente, de 492 cm³. Só para lembrar, a linha MP3, da Piaggio, utiliza duas rodas dianteiras, que atuam de forma sincronizada.

Além disso, a marca lança o Piaggio FLY 150, que oferece design moderno e bom acabamento. É o produto de entrada da marca. Com motor de 150 cm³ e 11 cv de potência máxima. Outra novidade é a Vespa LXV 150. O modelo retrô de 150 cm³ conta com farol redondo, banco bipartido e pinturas especiais.

Motor Z

Lança três modelos 2009 de scooters elétricos. Um dos destaques é o novo V1500, top de linha da marca, traz a exclusiva cor vinho e o clássico desenho inspirado nas motonetas da década de 1950.

O scooter de estilo retro traz 24 Nm de torque aplicados diretamente às rodas, o que representa um ganho em termos de força para as subidas e para alcançar a velocidade máxima, limitada a 50Km/h.

O novo motor oferece maior torque para enfrentar os aclives com desníveis de até 20%. O sistema elétrico também foi aperfeiçoado e agora o scooter tem sistema de recarregamento bivolt (110/220 volts) das baterias. O V1500 tem preço sugerido ao consumidor de R$ 5.270,00.

Salão da Motocicleta – Serviço

Local: Expo Center Norte – Pavilhões Vermelho, Verde e Branco
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme

Data: Até 26 de outubro

Ingressos: O público pode adquirir seu bilhete no site do evento (www.salaodamotocicleta.com.br) ou nos pontos-de-venda da Suzuki, em concessionárias espalhadas pela capital e Grande São Paulo (SP). Na Internet, o valor do ingresso é de R$ 20 para adultos e R$ 13,50 para crianças de até 12 anos. Os bilhetes dão direito a um acesso ao evento entre os dias 22 a 26 de outubro. Idosos com mais de 65 anos, pensionistas e crianças menores de cinco anos têm entrada franca. Além disso, é possível adquirir bilhetes para visitação privativa no dia 21 de outubro (ingresso VIP), grupos (20 ingressos a preços promocionais) e família (dois ingressos para adultos e dois para crianças).

Horários: Quarta a Sexta-feira (22/10 a 24/10), das 13h às 21h
Sábado (25/10), das 10h às 21h; Domingo (26/10), das 10h às 20h

Estacionamento: 12.000 vagas

Preços: R$ 8,00 (motos) e R$ 16,00 (carros)

Fotos Caio Mattos.


Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br