Novidade sobre três rodas

Mercado mundial se rende à nova onda de triciclos e os lançamentos não param.

Por Bruno Rocco

Murillo Ghigonetto

Em 2007 o mercado mundial de motocicletas viu ressurgir uma categoria que tinha perdido espaço: os triciclos. Ao contrário dos convencionais, com duas rodas atrás e uma na frente, nos últimos anos o que se viu foi a aparição de modelos com as duas rodas na dianteira e a terceira, motriz, na traseira.

A primeira a apostar nessa nova onda foi a italiana Piaggio, com seu MP3, um veiculo revolucionário que apareceu causando enorme repercussão. Em seguida vimos o lançamento do Spyder, da BRP, também seguindo a mesma linha.

Agora, a novidade vem da americana Trirod com o lançamento do F3 Adrenaline, um triciclo com o melhor do estilo chopper, como define seu fabricante.
 
A idéia da Trirod era construir um triciclo não apenas bonito, mas que também oferecesse bom desempenho nos deslocamentos em ruas e estradas com total segurança.

O desenho escolhido foi esse, pois, de acordo com a fabricante, a configuração com duas rodas na dianteira e uma na traseira torna-se mais segura contra capotagens.

Com distância entre-eixos de quase dois metros (1930,4 mm) e altura do assento de 431,8 milímetros o F3 Adrenaline é o modelo ideal para quem não quer passar despercebido ao rodar por aí.

Na frente os destaques ficam por conta das duas rodas e da ampla carenagem frontal. O painel é inexistente, sem nenhuma informação para o piloto. Por outro lado o F3 esbanja requinte e tecnologia.

Detalhes como a direção servo-assistida eletronicamente, e peças em fibra de carbono garantem toda sofisticação do conjunto. O tanque curvo de linhas compactas tem como ponto negativo a capacidade de combustível, de míseros 9,4 litros. Na traseira, sem espaço para o garupa, apenas um pequeno pára-lama encobrindo a roda.

Mecânica e ciclistica

O visual invocado do triciclo também se mostra presente no belo propulsor fabricado pela Harley-Davidson. Trata-se de um V-2 com acabamento todo cromado e 1967 cm³ de capacidade cúbica.

Infelizmente o fabricante prefere manter em segredo dados como potência e torque. Para os mais curiosos apenas informações mais básicas da mecânica da moto são apresentadas, como o câmbio de seis velocidades com a marcha-a-ré feita por um pequeno motor elétrico, e a transmissão final feita por correia dentada reforçada com kevlar.

Na ciclística o inusitado triciclo também mostra todos seus atributos. As suspensão dianteira é composta por braços duplos desiguais, em “V”, com tirantes e amortecedores totalmente ajustáveis, sistema semelhante ao utilizado pelos carros de Formula 1.

Na traseira o F3 Adrenaline usa uma suspensão com mono amortecedor Penske, também totalmente ajustável. Os pneus dianteiros têm medidas 195/40-17. Já na traseira o conjunto usa um pneu de 250/25 em roda de 18 polegadas. Os freios são a disco com 250 mm atrás e dois discos de 330 mm na frente.

Com sede na Califórnia, nos Estados Unidos, a Trirod espera atrair clientes do mundo inteiro com o F3 Adrenaline. “Nós acreditamos que os fãs de motocicletas estão procurando por algo novo e mais excitante”, diz Paul Seiter, CEO da Trirod Motorcycles.

“O F3 Adrenaline oferece às pessoas uma nova era para o mercado de motocicletas mundial”, completa. Para os interessados o valor do “brinquedinho” é de US$ 54.995, sendo que as encomendas podem ser feitas diretamente pela internet no site do construtor (www.trirodmotorcycles.com).

Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br