Novas aventureiras da Yamaha

Com mudanças estéticas e mecânicas, montadora apresenta os modelos 2009 da linha XTZ 125.

Por Leandro Alvares

Aldo Tizzani

A apresentação das novas Yamaha XTZ 125 e XTZ 125 X não poderia ter acontecido em local mais apropriado: a Adventure Sports Fair, a maior feira de esportes de aventura da América Latina, que vai até o dia 7 de setembro, no Centro de Exposições Imigrantes (SP). Os dois modelos da linha 2009 são destinados a um público jovem, que gosta de aventura.

Já que a utilização de uma nova motocicleta está diretamente ligada à mobilidade e também à preservação do meio ambiente, a Yamaha não poupou esforços para deixar a família XTZ 125 de acordo com a nova proposta de emissão de poluentes (Promot 3), que entra em vigor em 1 de janeiro.

Mas o que o departamento de engenharia fez para reduzir os níveis de emissão de monóxido de carbono? O segredo está na adoção de um novo carburador Mikuni BS 25 com acionamento do segundo estágio a vácuo, válvula solenóide de “cut-off” e um sensor de posição do acelerador (TPS – Throttle Positioning System).

O carburador é o mesmo que equipa a YBR 125 Factor, lançada mês passado. Ou seja, as alterações serviram para oferecer respostas mais rápidas e menor índice de emissões.

A configuração do motor continua a mesma: monocilíndrico de quatro tempos, de 124,9 cm³, comando simples no cabeçote com duas válvulas e refrigeração a ar. Porém, a cavalaria e o torque diminuíram. Agora a linha XTZ 2009 gera uma potência máxima de 10,9 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 1,11 kgf.m a 6.000 rpm.  A versão anterior tinha 12,5 cv a 7.500 rpm e 1,19 kgf.m a 6.500 rpm.

Diferenças

Apresentada em 2002, a XTZ 125 passa por sua primeira atualização. Com um aspecto mais jovem, os modelos ganharam novo conjunto óptico (moldura e farol, que lembram muito suas irmãs mais velhas, XTZ Lander 250 e XT 660R).

Além disso, as mini-guerreiras da Yamaha ganharam escapes mais longos e um maior protetor anti queimadura. A XTZ 125 apresenta também novos grafismos, piscas em formato de gota e pneu mais alto.

A on/off-road da Yamaha será comercializada em três opções de cores — azul, preta e vermelha — e duas versões: R$ 7.013,00 (XTZ 125 K) e R$ 7.817,00 (XTZ 125 E).

Já a representante do Conceito X da fabricante traz como diferencial a pintura preta em parte do motor, como na XTZ 250 X. A XTZ 125 XK tem preço sugerido de R$ 7.231,00, enquanto a XTZ 125 XE custa R$ 8.025,00. O modelo está disponível apenas na cor preta, com grafismos laranja.

A nova linha 125 XTZ chega às concessionárias no fim de setembro.

Fotos: Renato Durães.


Fonte:
Agência Infomoto

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