Nova Yamaha YZF-R1 acelera no Brasil

Quinta geração do modelo chega ao país com mesmo design, mas novo motor, quadro, freios...

Por Leandro Alvares

Arthur Caldeira

Quem bater o olho no modelo 2007 da Yamaha YZF-R1, que acaba de desembarcar no país, pode pensar que ele sofreu apenas um “face-lift”. Ledo engano. A cultuada superesportiva está totalmente nova, trazendo a experiência das pistas e também as dicas do heptacampeão mundial de motociclismo Valentino Rossi, astro da MotoGP.

A começar pelo motor, um dos itens mais importantes neste segmento onde desempenho é tudo. Quando trocou a Honda pela marca dos diapasões, Rossi quis que o propulsor de cinco válvulas por cilindro fosse aposentado. Pedido concedido. A sua Yamaha M1 de competição adotou quatro válvulas por cilindro. Essa opção chega agora às motos de rua.

O motor manteve o mesmo diâmetro e curso (77 x 53.6mm), mas todo o resto é inédito. Além do cabeçote de quatro válvulas e um novo desenho da câmara de combustão, a grande novidade fica por conta do duto de admissão variável, chamado de YCC-I (Yamaha Chip Controlled Intake).
 
Solução já utilizada em carros esportivos, chega pela primeira vez em uma moto de série. Trata-se de um sistema que controla eletronicamente o comprimento do duto de admissão, feito em resina plástica, de acordo com a rotação do motor.

A equação é a seguinte: um duto maior oferece melhor desempenho em baixas rotações, já um duto menor garante alimentação para o motor em altas rotações. Com isso, a Yamaha R1 deve ter o motor sempre cheio. As maravilhas da eletrônica em ação.
 
Tudo isso controlado pelo piloto instintivamente pelo acelerador sem cabos. Agora eletrônico — chamado de ride-by-wire nos carros e de YCC-T (Acelerador Yamaha controlado por Chip) na R1 2007 —, garante maior precisão nas acelerações.

Outra novidade é a embreagem anti-bloqueio, tecnologia oriunda das pistas. Sem falar nas entradas de ar mais eficientes, que também contribuíram para melhorar a admissão, e nos escapes que facilitaram a exaustão. Para quem é prático e gosta de números, o resultado desse novo motor são 5cv a mais. Agora, o propulsor de quatro cilindros em linha da R1 2007 oferece 180cv a 12.500 rpm. Isso sem contar a indução direta de ar que funciona apenas em altas velocidades e faz com que o motor produza 189cv!

Ciclística

Não só o motor beneficiou-se das dicas de Rossi, o quadro também. Inspirado na M1 do campeão, o novo quadro Deltabox recebeu mudanças para “suportar” o novo motor mais potente. Com a rigidez reforçada oferece, segundo a marca, uma melhor maneabilidade, mais precisão nas curvas e estabilidade em altas velocidades.
 
A balança traseira é agora assimétrica para garantir uma melhor tração na roda traseira. Com uma rigidez contra torções 30% maior que a versão 2006 promete manter a roda no chão nas saídas de curvas. O sistema de suspensão também foi redesenhado com um novo amortecedor na traseira — totalmente ajustável. Na dianteira, um garfo invertido (upside-down) de 43 mm de diâmetro ganhou novos ajustes e está mais rígido.

Para completar a ciclística e parar esse canhão, a Yamaha mudou os freios dessa quinta geração da R1. Na dianteira, as rodas trazem dois discos de 310 mm de diâmetro — 10 mm menor que a versão 2006 — mas com pinças radiais mais potentes, de seis pistões, oferecendo assim uma frenagem mais progressiva e controlada.

Design

Apesar de não ser muito diferente visualmente, o design da carenagem foi modificado visando maior desempenho. Projetada em um túnel de vento, o novo desenho privilegia a indução direta de ar, espécie de turbo natural que entra em funcionamento quando a moto atinge altas velocidades.

Para se ter uma idéia, quando entra em ação essa indução de ar pode gerar mais 9cv de potência. Daí vem os 189cv de potência máxima declarados. O habitáculo do piloto não sofreu grandes mudanças, mas convenhamos com tanta novidade por baixo da carenagem nem precisava.

Esteticamente, os escapamentos estão mais ovalados, melhorando, segundo a fábrica, a exaustão de gases. Lembrando que a superesportiva atende às rígidas leis anti-poluição das normas Euro-3. A rabeta também mudou, seguindo a tendência atual de separar o suporte de placa e piscas da lanterna traseira.

A Yamaha YZF-R1 já está disponível nas concessionárias apenas na cor azul. A superesportiva tem um ano de garantia sem limite de quilometragem e preço público sugerido, posto Guarulhos, São Paulo, de US$ 29.181,00, ao dólar comercial do dia.

Yamaha YZF-R1 2007 em números:

Motor: Quatro cilindros em linha, DOHC, 4 válvulas por cilindro, refrigeração líquida e 998 cm³
Potência Máxima: 189cv a 12.500 rpm
Torque Máximo: 12,1 kgf.m a 10.000 rpm
Peso (a seco): 177 kg

Fotos: Divulgação.

Fonte:
Agência Infomoto

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