Nova Yamaha Fazer 250 ABS 2018 surpreende no design e pilotagem
Naked conta com novo design, freios ABS de Série, faróis e lanterna em LED, painel totalmente digital, motor confiável, banco bipartido e novo escapamento
Por Alexandre Ciszewski
Por Alexandre Ciszewski
A nova Yamaha Fazer 250 ABS 2018 chegou à quarta geração inteiramente remodelada, com novo design, agora mais arrojado, e modernidade, com o sistema ABS (Anti-lock Bracking System) como item de série, que impede o travamento das rodas em condições de baixa aderência de piso, como em dias de chuva ou mesmo frente a frenagens bruscas de emergência.
O modelo 2018 da Yamaha Fazer 250 ABS terá quatro opções de cores: azul metálico (Racing Blue), branco metálico (Branco Cristal), preto sólido (Preto Eclipse) e vermelho com acabamento em fosco metálico (Matt Red), com preço sugerido de R$ 14.990,00 + frete, contando ainda com nova garantia de quatro anos e Revisão Preço Fixo Yamaha, que permanecem os mesmo de sua antecessora.
Lançada em setembro de 2005, a Fazer 250 teve como grande diferencial a Injeção Eletrônica, sendo a primeira moto 250cc nacional a ser equipada com tal sistema. Desde então o modelo passou por três gerações, ganhando além de mudanças estéticas, inovações técnicas, como freio a disco traseiro, painel digital e sistema bicombustível. Ao longo de 12 anos de mercado, naked de 250 cilindradas da Yamaha conquistou muitos adeptos, somando mais de 300 mil unidades já produzidas no Brasil.
Para chegar à quarta e totalmente nova geração, foram necessários quase três anos de desenvolvimento, desde o início do projeto até sua completa finalização, baseando-se em inúmeras pesquisas. Assim, o conceito da nova Fazer 250 ABS foi elaborado, levando em consideração principalmente os desejos dos proprietários da Fazer e dos consumidores em geral da categoria.
Ainda de acordo com a fabricante japonesa, algumas das qualidades identificadas e implantadas por conta das pesquisas são o design arrojado e futurista com uma silhueta marcante – que lhe confere a aparência musculosa e imponente, fazendo parecer uma moto de maior cilindrada, o banco duplo inspirado no que equipa a Yamaha XJ6 e o pneu traseiro mais largo. O farol inteiramente em LED – a única da categoria equipada com este componente – e o painel digital mais completo dentre as 250cc também fazem parte delas.
Suas suspensões são completamente novas, sendo mais robustas quando comparadas às que equipavam a versão anterior, filtrando melhor as irregularidades do piso. Na dianteira, os tubos internos estão mais largos – passando de 37mm de diâmetro para 41mm – e ganharam 10mm de curso, aumentando de 120 para 130mm. Já na traseira, o amortecedor único, cujo curso é de 120mm, não só é mais robusto em seu corpo, como também nos elos da mola, que por sua vez é ajustável em sete níveis de compressão.
Agora com 10 raios, as rodas em liga leve ganharam design mais arrojado e, além de mais bonitas, também estão mais largas, passando de 2,15 para 2,5 polegadas na dianteira, e de 3,0 polegadas na traseira, para 4,0. Os pneus são Pirelli Sport Demon. Na dianteira a medida é de 100/80-17, enquanto na traseira passa de 130/70-17, do modelo anterior, para 140/70-17, oferecendo mais aderência e imponência.
O principal atributo que ajudou Fazer a construir sua fama de durável e econômica conquistados durante 12 anos de mercado foi, sem dúvida, o seu motor. O monocilíndrico, de arrefecimento misto de 249,5 cilindradas, conta com duas válvulas acionadas por comando simples no cabeçote (SOHC - Single Over Head Camshaft) e utiliza componentes nobres como pistão em alumínio forjado e cilindro revestido de cerâmica, material similar ao de motos de competição, que diminui o atrito e dispersa o calor com mais eficiência.
Quer vender sua moto? Anuncie no MOTO.com.br!
Vale destacar que o sistema de injeção segue o padrão de modelos de alta cilindrada, com injetor de 10 furos. Segundo a Yamaha, este refinamento técnico permite que a atomização da mistura ar e combustível injetado no interior da câmara de combustão seja mais eficiente, promovendo na prática não só uma queima mais completa – resultando em melhores respostas – mas também em um funcionamento menos poluente e com maior economia de combustível. Já o sistema de escapamento, além de agregar na estética, reforçando as formas musculosas da nova Yamaha Fazer 250 ABS, permite uma grande vazão, otimizando a saída dos gases. Também se atribui ao novo escapamento, o ronco mais grave e encorpado.
A Yamaha ressalta que a nova Fazer 250 ABS conta com programa Seguro Preço Fixo, com o valor de R$ 1.250,00 a R$ 1.350,00 por um ano, dependendo da região do país. O Seguro da Mapfre oferece abrangência nacional, cobertura de colisão, roubo, furto e ressarcimento em 100% da tabela Fipe.
Quando comparamos com sua principal rival, a nova Yamaha Fazer 250 ABS 2018 ganha ainda mais destaque! Ela é mais barata, possui maior tempo de garantia, revisão preço fixo e diferenciais como farol em LED, ABS de série, e não como item opcional, suspensão dianteira com tubos internos de 41mm, disco dianteiro maior, escapamento mais curto, leve e com design moderno, além de indicadores de consumo de combustível, banco bipartido em dois níveis e tanque com coberturas plásticas.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário