Nova Kawasaki Ninja H2 SX SE estreia radar adaptativo
O Controle de cruzeiro adaptativo e a suspensão eletrônica são as grandes novidades tecnológicas da Kawasaki Ninja H2 SX SE 2022
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
O EICMA, principal salão de motociclismo, que acontece em Milão, na Itália, é uma vitrine para novos lançamentos que vão agitar o mercado.
Conheça a Kawasaki Ninja H2 SX SE 2022, que adotou uma nova tecnologia com dois radares, um na frente e outro na traseira da motocicleta.
O novo sistema radar, denominado ARAS (Advanced Rider Aid System), foi desenvolvido pela Bosch, com adoção de duas unidades para novos auxílios eletrônicos, tais como: Aviso de Colisão Frontal (FCW), Controle de Cruzeiro Adaptável (ACC), Detecção de Ponto Cego (BSD). Para acomodar as novas unidades de radares, a Ninja H2 SX ganhou uma nova carenagem frontal e um novo conjunto de faróis em LED.
O radar dianteiro é responsável pelo Controle de Cruzeiro Adaptável (ACC) e aviso de colisão Frontal (FCW). O ACC contém três regulagens de distâncias, a Kawasaki H2 SX SE se autogerencia ao chegar na distância desejada do veículo à frente. Isto quer dizer, que ela freia e acelera sozinha para manter a velocidade de cruzeiro e a distância estabelecida. Já o aviso de colisão frontal, avisa por um LED no painel quando o piloto precisa tomar ações corretivas para evitar uma possível colisão, perante a distância pré estabelecida entre a moto e os outros veículos.
Enquanto isso, o radar traseiro serve para Detecção de Ponto Cego. Quando um veículo fica no “ponto cego” da motocicleta, o sistema acende uma luz presente nos retrovisores (tanto do lado esquerdo, como do lado direito) para avisar o condutor que existe um veículo no “ponto cego”.
O painel também é novo, agora é uma grande tela de TFT colorido de 6,5 polegadas compatível com o novo aplicativo de entretenimento informativo da Kawasaki para smartphone. Além disso, a Ninja H2 SX SE também recebeu novo sistema de ignição sem chave (KIPASS) e Sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS).
O motor quatro-em-linha sobrealimentado por compressor e 998 cm³, produz cerca de 200 cv e recebeu alterações. Os engenheiros da Kawasaki adotaram um pré-silenciador, novo escapamento e para melhorar o torque e a potência em baixas e médias rotações foi ajustado o sincronismo do comando de válvulas. Os freios foram aprimorados com um novo cilindro mestre de montagem radial Brembo.
A suspensão agora possui controle eletrônico (KECS) com tecnologia Showa Skyhook EERA. Na dianteira é equipada com um garfo Showa invertido e na traseira recebe um amortecedor Showa Balance Free Rear Cushion (BFRC). O piloto pode escolher três os modos Sport, Road, Rain e Manual para adaptar a suspensão ao seu estilo de pilotagem ou condições.
Para privilegiar as viagens, a Kawasaki instalou punhos aquecidos, bancos maiores e mais confortáveis para o piloto e garupa, além de uma tomada USB sob o assento.
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