Nova Honda Crossrunner é SUV das motos
Ciclística esportiva e motor V4 de 800cc com perfil aventureiro marca estreia da marca no segmento crossover
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Arthur Caldeira
Apresentada no Salão de Milão de 2010, a Honda Crossrunner, que chega agora às concessionárias européias, é uma espécie de SUV (Sport Utility Vehicle) em duas rodas. Com a proposta de reunir o melhor de dois mundos, a nova Crossrunner pretende mesclar a atitude e a flexibilidade de uma naked com a posição de pilotagem ereta de uma moto aventureira.
O resultado é uma moto bastante versátil: divertida para deslocamentos curtos e urbanos; e confortável para uma viagem mais longa, desde que seja pelo asfalto. No fundo nada de muito novo, afinal, trata-se um nicho já explorado por outras fábricas, como a Ducati com a Multistrada 1200 e a Triumph com sua Tiger 1050.
Mas a Honda recorreu a uma receita caseira, aproveitando “ingredientes” disponíveis em sua linha. Misturou praticamente tudo da consagrada sport-touring VFR 800 para garantir a vocação estradeira da nova Crossrunner, porém vestida em um novo visual. Do motor, passando pelo quadro, suspensões e até mesmo os freios, são semelhantes aos utilizados na VFR. Claro tudo adaptado para a proposta “cross-over”.
Variável
O propulsor tem quatro cilindros em “V” dispostos a 90°. Com exatos 782 cm³ de capacidade e refrigeração líquida, teve seu comando de válvulas variável (o famoso VTEC da Honda) reajustado para oferecer torque em baixos e médios regimes e potência em altos giros. Os números de desempenho confirmam isso são 100 cavalos de potência máxima a 10.000 rpm e torque máximo de 7,4 kgfm a 9.500 rpm. Porém a Honda garante que o moderno sistema VTEC funciona de forma a deixar disponível grande parte desta “força’ já a partir de 3.000 rotações.
Equipada ainda com embreagem multidisco em banho de óleo, a Crossrunner tem câmbio de seis marchas, com a última servindo como uma espécie de “over-drive”, ou seja, que permite manter a mesma velocidade com o motor girando menos. Ou seja, menos vibração e mais conforto para viagens. A transmissão final é feita por corrente.
Ciclística esportiva
O quadro também deriva da VFR: dupla trave superior construída em alumínio. A idéia é garantir assim mais estabilidade em altas velocidades e maior rigidez lateral reforçando a proposta cross-over da Crossrunner, daí seu nome.
A geometria das suspensões foi alterada, mas o garfo telescópico dianteiro tem especificações de uma sport-touring: 43 mm de diâmetro, porém com 120 mm de curso. Na traseira, um monoamortecedor com reservatório de gás com 119 mm de curso. Ambos ajustáveis.
Os freios, equipados com Combined-ABS, freios dianteiro e traseiro combinados com sistema antitravamento, também são dignos de motos esportivas. Tem disco duplo na dianteira com pinças de três pistões; e disco simples com pinça de dois pistões na traseira.
Conforto
Para proporcionar uma experiência diferenciada, a Honda equipou a Crossrunner com um largo guidão, no melhor estilo das big-trails. Proporcionando assim uma posição de pilotagem ereta, ainda que as pernas fiquem mais flexionadas como nas sport-touring.
Não se esquecendo da proteção aerodinâmica do piloto. Segundo a Honda, a Crossrunner passou por muitas horas de estudo em túneis de vento para que a pequena carenagem fosse mais eficiente e também para que o ar não causasse instabilidade na moto em altas velocidades.
Pensando no conforto, a Crossrunner traz ainda um banco largo e em dois níveis para que as viagens com garupa sejam mais confortáveis. Para reforçar essa alma estradeira do novo modelo, a Honda oferece uma vasta gama de acessórios focados no mototurismo: desde um parabrisa maior, manoplas aquecidas e um completo jogo de malas laterais e top-case.
Com um desenho ousado, a Crossrunner marca a entrada da fábrica japonesa no segmento de motos “mistas”. Disponível na Europa, desde maio, a Crossrunner tem três opções de cores: branca, vermelha e preta. Na Inglaterra, o preço sugerido é a partir de £ 9.075, cerca de R$ 24.000.
E, levando-se em consideração, o tempo que a Transalp XL700V demorou a desembarcar no Brasil, podemos afirmar que não há previsão de que a Crossrunner seja comercializada por aqui.
Fonte: Infomoto
Fotos: Divulgação e Arthur Caldeira
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