Acontece
Acontece
No final dos anos 1990 a CB600F Hornet redefiniu os parâmetros do que deve ser uma motocicleta naked. Compacta, potente e ágil, foi sendo sucessivamente aperfeiçoada, tornando-se cada vez mais eficiente e divertida de pilotar. A Hornet saiu de linha e entrou para a história como uma das Honda mais excitantes e adoradas de todos os tempos.
Mais de duas décadas depois o nome Hornet retornou, não através de um único modelo, mas por meio de uma família completa. Inaugurada com a Honda CB500 Hornet e agora complementada com a agressiva CB750 Hornet, tais motocicletas visam atender não apenas os fãs das naked como incorporar toda a tecnologia contemporânea sem, no entanto, deixar de lado o significativo legado que o nome Hornet encerra.
A Honda CB750 Hornet representa algo de verdadeiramente especial no diversificado segmento naked, tanto pela herança dos modelos anteriores como por reinventar – com um toque de modernidade – a experiência de pilotagem cheia de adrenalina, que proporciona a mais pura diversão em qualquer tipo de estrada.
O design criado no centro de R&D da Honda em Roma, na Itália, mirou atrair os motociclistas ansiosos por um estilo diferenciado, marcadamente agressivo, com um desempenho de referência oferecido pelo novíssimo motor bicilíndrico que se caracteriza pelo desempenho equilibrado e torque consistente desde os mais baixos regimes, além de contar com uma eletrônica embarcada de alto nível. O conjunto de suspensões assinado pela Showa e um moderno chassi de aço tipo Diamond permite desfrutar da característica maneabilidade das Hornet. O visual minimalista, com superfícies afiladas, bem definidas, confere à CB750 Hornet grande personalidade, na qual o equilíbrio entre desempenho do motor e parte ciclística resulta em uma motocicleta homogênea e equilibrada, na qual a agilidade e maneabilidade são destaque.
2. Generalidades do modelo
O motor da CB750 Hornet incorpora plenamente o avançado estágio da engenharia Honda em um pacote compacto. O motor bicilíndrico paralelo de 755 cc entrega 69,3 cv de potência máxima e 7,04 kgf.m de torque, cifras que se beneficiam da otimização derivada de um elaborado sistema de gestão eletrônica que oferece cinco modos de pilotagem selecionáveis.
O sistema Unicam de 8 válvulas, popularizado nas CRF450 de competição, utiliza dutos de aspiração por vórtice (Vortex Flow Duct) descendentes, que garantem combustão ideal. O virabrequim com ângulo de 270° proporciona excelentes sensações de pilotagem e muita personalidade; a engrenagem primária também aciona o eixo de equilíbrio, enquanto a caixa de câmbio de 6 velocidades conta com embreagem assistida e deslizante. Os sistemas eletrônicos de assistência à pilotagem são possíveis graças ao comando de acelerador TBW - Throttle-By-Wire. Os cinco modos de pilotagem (dois dos quais totalmente personalizáveis) combinam três níveis de HSTC - Honda Selectable Torque Control, integrado ao Whellie Control (antiempinada), e três níveis de ajuste de potência e freio-motor.
A ciclística de referência faz parceria com o motor para dar à CB750 Hornet desempenho equilibrado. O chassi de aço tipo Diamond que se destaca pela leveza graças à rigidez otimizada pelo diâmetro dos tubos e espessura de suas paredes. Para garantir a máxima agilidade e o melhor feedback para o piloto, a escolha das suspensões recaiu sobre uma unanimidade da atual tecnologia: a suspensão dianteira invertida Showa SFF-BP™ Ø 41 mm e o monoamortecedor Showa vinculado ao sistema Pro-Link. Pinças duplas de quatro pistões com montagem radial garantem uma frenagem consistente e controlável, enquanto as dimensões dos pneus foram escolhidas para garantir altos níveis de aderência e agilidade: dianteiro 120/70 combinado com um pneu traseiro de 160/60.
A riqueza de especificações técnicas da CB750 Hornet é enfatizada pelos faróis de LED emoldurados por uma agressiva carenagem, que confere ao modelo um visual esportivo. O painel TFT colorido de 5 polegadas assim como o comando de punho esquerdo retroiluminado são requintes que se unem aos indicadores de direção que se desativam automaticamente e ao sistema ESS – Emergency Stop System.
3. Características principais
3.1 Design & aspectos práticos
A silhueta da CB750 Hornet tem como ponto de destaque o tanque, cujo formato foi inspirado na asa da vespa – Hornet, em inglês. A parte frontal, angulosa e agressiva, se une às formas essenciais da rabeta, resultando em um estilo verdadeiramente radical, como convém a uma naked esportiva.
O grupo óptico frontal é formado por um farol único full-LED com projetor duplo, compacto e potente, emoldurado por uma carenagem essencial cujas linhas enfatizam a natureza esportiva do modelo.
O assento está a uma altura de apenas 795 mm, o que facilita o uso pela maior parte de motociclistas de qualquer gênero. A posição de pilotagem é ereta, com as pedaleiras ligeiramente recuadas, para oferecer uma postura natural. O guidão largo garante uma pegada segura e controle absoluto em qualquer velocidade.
O painel TFT colorido de 5 polegadas se vale de uma nova tecnologia que melhora a visibilidade em ambientes com muita luz. Uma resina especial é aplicada entre a camada superior do painel e o próprio display, reduzindo os reflexos e aumentando a iluminação de fundo. As diversas funções do painel podem ser acessadas através do comando retro iluminado situado no punho esquerdo.
O sistema elétrico foi simplificado usando a tecnologia de cabeamento CAN - Controller Area Network, que atua em paralelo com a BCU - Body Control Unit, localizada sob o assento do condutor, que processa instantaneamente os sinais de controle do módulo do sistema ABS, do painel TFT e do comando de quatro vias no guidão esquerdo, deixando à ECU apenas o controle de parâmetros dinâmicos.
Os indicadores de direção são equipados com ESS – Emergency Stop System, que a partir de 56 km/h, em caso de uma desaceleração mínima de 6,0 m/s², aciona os indicadores de direção para alertar os outros usuários da via sobre a frenagem brusca. Se o ABS for acionado, o limite mínimo de intervenção é reduzido para uma desaceleração de 2,5 m/s², um método inteligente e seguro que reconhece condições de baixa aderência.
Os indicadores de direção também são desativados automaticamente, não com base em um simples temporizador, mas sim por meio de sensores que permitem reconhecer curvas e a mudança no sentido de direção.
3.2 Motor
O projeto do motor da Honda CB750 Hornet teve como princípio a busca pela homogeneidade de desempenho, visando tornar o modelo divertido de pilotar, mas também acessível a motociclistas novatos. O torque generoso em baixas e médias rotações é o destaque, característica que facilita a pilotagem, garantindo boa dose de diversão.
A capacidade cúbica é de exatos 755 cc, com destaque para o comando simples de válvulas Unicam, com 8 válvulas. A arquitetura do motor, bicilíndrico paralelo, permite compacidade e uma potência máxima de 69,3 cv a 7.000 rpm e um torque máximo de 7,04 kgf.m a 7.000 rpm. O diâmetro e o curso são de 87 x 63,5 mm, enquanto a taxa de compressão é de 11:1. O cabeçote Unicam aciona as válvulas de admissão de 35,5 mm por meio de cames e as válvulas de escape de 29 mm por meio de balancins. A elevação das válvulas de admissão é de 9,3 mm, enquanto a elevação das válvulas de escape é de 8,2 mm. A confiabilidade, a eficiência e o desempenho garantidos pelo sistema Unicam foram amplamente demonstrados por modelos de competição no motocross, a CRF450R; o mesmo sistema é aplicado na CRF1100L Africa Twin.
Para aceleração e retomadas rápidas, a tecnologia patenteada Vortex Flow Ducts cria um fluxo uniforme desde as tomadas de ar laterais até a caixa do filtro de ar, a partir da qual partem os dutos de admissão verticais. Os corpos de borboleta têm Ø 46 mm.
O virabrequim de 270° e a ordem de ignição ímpar conferem ao motor o som inconfundível e característico de um bicilíndrico. Para tornar o motor supercompacto, o eixo de transmissão primária aciona diretamente o eixo de balanceamento. A bomba d'água foi posicionada na tampa lateral esquerda do motor e o sistema de arrefecimento é tão eficiente que dispensa a necessidade de um radiador de óleo. Por fim, os cilindros são fabricados com um revestimento de Ni-SiC (carboneto de níquel-silício), já utilizado com sucesso em modelos de alto desempenho como a CBR1000RR-R Fireblade e CRF450R.
A embreagem assistida e deslizante reduz o esforço na alavanca, torna as trocas de marcha mais suaves e evita a perda de aderência da roda traseira durante reduções bruscas. A CB750 Hornet conta com eletrônica embarcada de última geração, oferecendo cinco modos de pilotagem:
SPORT: Proporciona desempenho máximo com entrega de potência (P) nível 3, freio-motor (EB) nível 1 e HSTC (T) em nível 1, pouco atuantes.
RAIN: Nível 1 de potência (P), freio-motor (EB) nível 2 e HSTC (T) nível 3, máximo, visando segurança em pisos escorregadios.
STANDARD: Padrão médio de potência (P), freio-motor (EB) e HSTC (T), todos em nível 2.
USER 1 e 2: Consentem ao piloto a personalização dos níveis de potência (P) e freio-motor (EB), o sistema HSTC (T).
3.3 Ciclística
O chassi da Hornet tipo Diamond de aço pesa apenas 16,6 kg (para efeitos comparação, o quadro da CB650R pesa 18,5 kg). A estrutura mescla tubos e placas com formas e espessuras otimizadas, resultando em um chassi muito forte, porém leve, com um exato equilíbrio entre rigidez e flexibilidade, que garante o desempenho e dirigibilidade necessárias para explorar todo o potencial do motor. A inclinação da coluna de direção é de 25° e o trail 99 mm, com uma distância entre eixos de 1.420 mm. O peso a seco é de apenas 180 kg.
Para maximizar o caráter esportivo na pilotagem e estabilidade (especialmente em frenagens em alta velocidade), o garfo invertido Showa SFF-BP™ (Separate Function Fork Big Piston) Ø 41 mm, é fixado por mesas projetadas especificamente para a Hornet. O curso da suspensão dianteira é de 130 mm e a separação das funções de suspensão (suspensão de um lado do garfo e amortecimento hidráulico do outro), resulta em excelente resposta às mudanças na superfície da pista e melhora a qualidade geral do sistema.
O monoamortecedor traseiro trabalha vinculado à articulação progressiva Pro-Link e uma balança de suspensão de aço, que garante excelente desempenho em termos de resposta aos esforços, enquanto o ajuste de pré-carga da mola em sete níveis permite um acerto de acordo com a constituição física do piloto e estilo de tocada. O curso da suspensão traseira é de 130 mm.
Os discos dianteiros duplos Ø 296 mm e as pinças Nissin de quatro pistões montadas radialmente proporcionam alto poder de frenagem com baixo esforço e excelente possibilidade de modulação. As rodas de alumínio fundido em Y com 5 raios contribuem para a agilidade da CB750 Hornet. A roda dianteira tem 3,5” monta um pneu 120/70-ZR17, enquanto a roda traseira tem 4,5” monta um pneu 160/60 ZR17, uma “receita” obtida pelos pilotos de teste da Honda que exalta a agilidade e maneabilidade nunca antes sentidas em uma moto esportiva naked deste segmento.
3.4 Linha de acessórios oficiais Honda Store
A linha de acessórios originais dedicados para a CB750 Hornet estará disponível nas concessionárias Honda. A qualidade de tais componentes segue o padrão tradicional da marca, tendo sido estudados para atender clientes que queiram equipar e/ou diferenciar suas motocicletas. Além dos acessórios originais, compostos por slider e assento do tipo monoposto, o modelo terá uma linha exclusiva de Honda Store em parceria com a Alpinestars – específicas para pilotagem – composta por jaqueta tipo Street, calça de proteção e luvas de pilotagem, complementos perfeitos que oferecem proteção e reforçam o estilo urbano e esportivo do modelo.
4. Preço, cores, garantia
A Honda CB750 Hornet 2026 estará disponível na rede de concessionários Honda a partir de novembro. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais Honda Assistance, um serviço gratuito por todo o período da garantia do produto. A cobertura abrange, além do Brasil, a Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses. O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete e seguro é de R$ 53.694,00. As opções de cores são Branco Perolizado e Preto Metálico.