Nova geração: Honda Africa Twin 2020

Mais leve, tecnológica e com motor de 1.084cc

Por Gian Calabrese

 

“As vezes o destino é a própria jornada”, na Europa, a Honda apresentou hoje a nova geração da Africa Twin 2020.

Repleta de novidades passa a ser CRF1100L Africa Twin, mantendo a versão standard com mais aptidões off-road e a Adventure Sports, voltada para grandes aventuras.

O motor ganhou fôlego saltando de 999,1 cc para 1.084 cc, de 95 cv de potência máxima para 102 cv. O torque máximo também ganhou um incremento, que segundo a fabricante mantém especialmente o prazer em pilotar. Esse motor atende ao programa de emissões de poluentes, Euro 5.

Na estrutura, o chassi foi remodelado mas manteve layout e configuração em berço semiduplo, agora com subchassi em alumínio. O braço oscilante é novo e totalmente em alumínio, derivado da CRF450R. As suspensões também são semelhantes a 450 com amortecedores Showa, na dianteira com 45mm, na traseira com reservatório a gás. Já o peso total da moto caiu de 231 kg para 226 kg, totalmente abastecida, que sugere maior eficiência no fora-de-estrada.

Outra característica renovada foi a eletrônica: agora mais completa e com nova centralina, mais refinado, o novo pacote conta com seis modos de pilotagem, novo ABS para curvas com nova plataforma inercial, controle de tração, piloto automático, anti-wheeling, painel “touchscreen” TFT colorido de 6,5 polegadas já com Apple Carplay e bluetooth, integrados. Mais moderno, o conjunto óptico ganhou LED com secções que se adaptam a luminosidade, para uma melhor iluminação diurna e maior segurança, nas curvas se ajustam dependendo da inclinação e velocidade.

 

Africa Twin Adventure Sports

A versão mais aventureira foi criada para oferecer o máximo de conforto e desempenho em grandes viagens. O tanque de combustível conta com a capacidade de 24,8 litros, o amplo parabrisa é manualmente ajustável, assento do piloto regulável (para baixo) e manoplas com aquecimento são alguns dos itens introduzidos para longas jornadas. Proteções em alumínio visam manter as laterais intactas a prova de quedas e uma proteção extra ajuda a proteger o motor. As suspensões Showa EERA são eletrônicas e se ajustam automaticamente conforme o tipo de pilotagem, terreno e modo de condução escolhido.

 

Cores e preços

A CRF1100L Africa Twin está disponível nas cores Vermelho (Rally Red) e Preto (Matte Ballistic Black Metallic). A Adventure Sports em branco, azul e vermolho (Pearl Glare White Tricolor) e preto (Darkness Black Metallic). Ambos modelos com rodas douradas. Disponível no final de outubro no mercado europeu, a Africa Twin será comercializada por 14.990 euros para a versão STD com transmissão manual e 15.990 euros com câmbio DCT, manual e automática. Já a Adventure Sports chegará por 18.990 euros e 19.990 euros com câmbio DCT.

No Brasil, ainda não há previsão para a chegada desta nova versão.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br