Nova equipe Yamaha de Rally Raid de volta à África de T7!

A Yamaha vai competir em duas provas de Rally nos próximos meses estreando a nova Tenere 700 World Raid.

Por Trinity Ronzella

Texto: Luiz Mingione.

A Yamaha depois de anunciar sua saída do Rally Dakar no início deste ano, apresentou no dia 12 de abril de 2022 uma nova equipe de Rally, a Tenere World Raid Rally Team, com Alesandro Botturi e Pol Tarres. Essa nova equipe vai substituir a que participava do Campeonato Mundial de Rally-Raid da FIM que inclui o Dakar.

Foto: Divulgação -  Yamaha Tenere World Raid Team

 

A equipe Tenere World Raid Team da Yamaha será administrada pela Rebel X Sports sob direção do experiente Team Manager, Manuel Lucchese. Embora a equipe e a moto sejam novas, os dois pilotos têm carreiras impressionantes.

O italiano Alessandro Botturi, 46 anos, venceu  duas edições do África Race, em 2019 e 2020, também foi o campeão internacional de Six Days em 2005 e 2007, competiu no Campeonato Mundial de Enduro e competiu no Rally Dakar.

Foto: Divulgação - Alessandro Botturi

Pol Tarres, espanhol, 29 anos, ex-piloto do mundial de Trial, correu também no Motocross, Enduro e no World Hard Enduro Series. Pol é sobrinho de Jordi Tarrés que foi sete vezes Campeão do Mundo de Trial.

Foto: Divulgação - Pol Tarres Tenere 700

 

A nova equipe irá disputar o Africa Eco Race de 15 a 30 de outubro, que vai largar de Mónaco e terminar com a lendária chegada em Dakar no Senegal, prova realizada na “terra do original” e histórico Rally Dakar na África, praticamente no mesmo trajeto. Além de disputar  o Tunisian Desert Challenge, de 21 a 29 de abril próximo.  

Quando a Yamaha anunciou que estava saindo do Campeonato Mundial de Rally-Raid FIM, logo depois de terminar o Rally Dakar 2022, causou confusão e surpresa nos bastidores da competição e deixou desempregados os pilotos Adrien Van Beveren e Andrew Short, 4º e 8º lugares respectivamente no Dakar em janeiro passado.

Foto: Divulgação - Pol Tarres Tenere 700

 

Segundo a Yamaha parte do objetivo é concentrar seu programa de provas de Rally com o modelo de produção, a Tenere 700 World Raid, para disputar provas de aventura, “abandonando” as motos de 450cc baseadas na linha WR com qual competiam no Campeonato Mundial de Rally da FIM.  

Este agora é o novo foco da Yamaha, estar dentro do genuíno espírito de aventura usando motocicletas que os clientes têm à disposição no mercado.

A Yamaha acrescentou também no anúncio da nova equipe que o novo programa de competição vai apoiar os clientes de Tenere 700 que participam de eventos de Rally Raids, nacionais e internacionais de longa distância.

Foto: Divulgação - Yamaha Tenere 700

 

O novo programa de Rally da Yamaha também dá início a uma parceria com a Riders for Health, instituição de caridade que fornece, gerencia e mantém motocicletas que realizam importantes operações de deslocamento focadas na saúde na África.

Foto: Divulgação - Riders for Health

 

Parabéns a Yamaha Japão que reativou a aventura do Rally na África, (onde na minha opinião, o Dakar saiu e perdeu a sua essência visando mais a “grana do que a aventura”) e as ações com clientes de Tenere 700 em competições. Soma-se a isso,  a iniciativa com caridade voltada para suporte médico, muito necessário nas comunidades rurais da região e que  usam motocicletas como principal meio de transporte.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br