Nova BMW S 1000 RR prestes a aterrissar no Brasil

Superesportiva alemã chega em fevereiro com preços de R$ 75.900 (vermelha e preta) e R$ 78.400 (tricolor)

Por Aladim Lopes Gonçalves

Considerada referência no segmento desde o lançamento da primeira S 1000 RR seis anos atrás, a BMW Motorrad agora traz ao Brasil a versão 2015 da sua superesportiva com ainda mais recursos, com grandes pretensões para conquistar o mercado. Oferecendo novo design e pegada de alto desempenho, a nova BMW S 1000 RR pode ser encontrada nas concessionárias em meados de fevereiro por R$ 75.900 (nas cores: vermelha e preta) e R$ 78.400 (na cor tricolor).
 
As linhas BMW S 1000 RR são agressivas e volumosas, conferindo grande porte ao modelo. Todos os componentes, da carenagem à lanterna, foram redesenhados para ganhar mais aerodinâmica e eficiência ciclística. A posição de pilotagem permite que o piloto “vista” a motocicleta, propiciando uma tocada mais fina e precisa. O farol dianteiro agora traz um visual mais simétrico, diferente dos antigos modelos. O painel de instrumentos traz as informações e detalhes do motor em uma tela de alta resolução.
 
Entre os opcionais disponibilizados pela BMW para o modelo estão rodas forjadas de alumínio anodizado, na cor preta, que são 2,4 kg mais leve que as originais e propiciam respostas mais rápidas na condução e maior sensibilidade nas respostas do sistema de suspensão. Também estão disponíveis outros acessórios, como partes da carenagem em fibra de carbono, bolsa traseira, parabrisa mais alto, protetores de manetes e motor.
 
A nova superesportiva alemã ainda traz um conjunto mecânico conhecido por oferecer desempenho, versatilidade e eficiência. Com 199 cv de potência (6 cv a mais que o modelo anterior), este é o conjunto superesportivo mais poderoso já produzido pela BMW. O torque também aumentou, desempenhando 113 N.m (11,5 kgfm) a 10.500 rpm. 
 
Além de mais forte, o propulsor da nova S 1000 RR agora também entrega a potência mais cedo, a partir das 4.500 RPM, graças às mudanças no mapeamento da injeção eletrônica, no trabalho do cabeçote e geometria dos dutos de admissão. O sistema de escape também foi modificado para expelir os gases com maior eficiência, o que resulta em um maior aproveitamento de potência.
 
Com o sistema ride-by-wire, de aceleração eletrônica, o piloto consegue acionar o acelerador com mais precisão e leveza. Além de mais forte, o modelo também está mais leve. Com o uso de novos materiais, o modelo perdeu 4 kg, chegando a 204 kg em ordem de marcha.
 
A suspensão eletrônica adaptativa (D.D.C.) da nova  S 1000 RR também recebeu atualizações e está mais rápida e sensível do que nunca. O sistema, que já era considerado um grande diferencial do modelo HP4, analisa as condições de aderência do piso, inclinação da moto, entre outros referenciais, para estabelecer diferentes padrões de amortecimento, tornando o conjunto mais rígido ou macio, conforme a utilização.
 
Todos os sistemas funcionam em conjunto e o piloto pode escolher o melhor perfil de comportamento dos dispositivos, por meio dos modos de condução "Rain", "Sport" e "Race", de série. Opcionalmente, também está disponível o pacote "Pro", com dois modos adicionais: "Slick" e "User" (modo personalizado), para ótima adaptação às circunstâncias de uso mais esportivo da motocicleta.
 
O shift assistant, já disponível no antigo modelo, também foi melhorado na nova S 1000 RR. O novo sistema, “Pro”, agora permite que o piloto suba ou desça marchas sem precisar utilizar a embreagem, tornando a pilotagem ainda mais rápida e segura.
 
Também para apoio ao condutor está disponível o sistema DTC (controle de tração dinâmico), que trabalha os parâmetros de mapeamento de motor, freios e suspensão eletrônica para deixar a pilotagem mais fácil e segura. O pacote “Full”, comercializado no país, conta ainda com manoplas aquecidas, piloto automático e indicador de direção em LED.
 
- Confira o vídeo de apresentação da nova BMW S 1000 RR
 
 
Vídeo: Divulgação

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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