Nova BMW R 1300 R: Evolução Visual e Técnica com Foco no Desempenho
Nova roadster com motor boxer está significativamente mais esportiva, tanto técnica quanto visualmente, oferecendo experiência de pilotagem mais dinâmica.
Por Marcio Viana
Por Marcio Viana
A BMW Motorrad apresenta a nova BMW R 1300 R, uma roadster com motor boxer que combina design agressivo, tecnologia de ponta e versatilidade para atender diferentes estilos de pilotagem. Este modelo foi desenvolvido para oferecer uma experiência esportiva aprimorada, sem abrir mão do conforto para uso diário e viagens.
A BMW R 1300 R traz um visual mais dinâmico e esportivo, com opções de personalização que elevam seu desempenho. A versão Performance inclui itens como:
Suspensão esportiva
Manetes curtos
Pedaleiras ajustáveis
DTC-Shift
Spoiler de motor
Pneus esportivos
Além disso, o modelo oferece recursos como aquecimento de assento, Riding Assistant, para-brisa mais alto e uma ampla variedade de bagagens, permitindo que os motociclistas adaptem a moto às suas necessidades individuais.
A nova BMW R 1300 R está disponível em diferentes versões e cores:
Básica: Snapper Rocks metálica
Exclusive: Racing Blue metálica
Performance: Lightwhite uni
Option 719 Kilauea: Blackstorm metálica
Os engenheiros da BMW Motorrad priorizaram uma ergonomia voltada para uma posição de pilotagem mais ativa. O triângulo formado pelo guidão, pedaleiras e assento posiciona o piloto mais à frente sobre a roda dianteira, proporcionando:
Melhor feedback da dianteira em pilotagens esportivas
Maior controle e estabilidade
Conforto para passeios relaxados, inclusive com garupa
Para maior acessibilidade, a altura do assento foi reduzida para menos de 790 mm, tornando a moto ideal para diferentes públicos.
O motor boxer da nova BMW R 1300 R é o mais poderoso já produzido pela marca. Com 1.300 cc, ele entrega:
Potência de 145 cv a 7.750 rpm (antecessor: 136 cv)
Torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm (antecessor: 143 Nm)
Este aumento de desempenho é resultado do diâmetro ampliado dos cilindros e um novo virabrequim.
A BMW R 1300 R oferece três modos de pilotagem padrão:
Rain e Road: Para diferentes condições de estrada
Eco: Maximiza a autonomia com tecnologia ShiftCam
Como opcional, o pacote Riding Modes Pro adiciona os modos Dynamic e Dynamic Pro, permitindo ajustes personalizados durante a pilotagem.
O controle de torque de arrasto do motor (MSR) vem de série, garantindo segurança ao desacelerar ou reduzir marchas.
O chassi foi completamente reformulado com uma estrutura principal em aço estampado e um subquadro traseiro em alumínio fundido. Essas mudanças resultaram em:
Maior rigidez estrutural
Melhor concentração de massa no centro de gravidade
Dirigibilidade aprimorada
A suspensão dianteira utiliza um garfo telescópico invertido com tubo interno de 47 mm, enquanto a traseira conta com o Evo Paralever II.
A nova BMW R 1300 R reforça o compromisso da marca com segurança:
Sistema Integral ABS Pro com freios dianteiros duplos radiais
Farol LED octogonal dinâmico com assinatura luminosa marcante
Headlight Pro opcional para iluminação otimizada em curvas
Para viagens e passeios, a moto pode ser equipada com malas eletrificadas que oferecem capacidade entre 26 e 29 litros. Elas incluem iluminação interna e porta USB-C na mala esquerda. A bolsa de tanque inovadora se fixa ao anel do tanque sem tiras.
O Riding Assistant opcional inclui Controle de Cruzeiro Ativo (ACC) e Alerta de Colisão Frontal (FCW), além de suporte eletrônico para dispositivos móveis.
A nova BMW R 1300 R redefine os padrões das roadsters esportivas ao unir potência, conforto e tecnologia avançada. Com opções personalizáveis e equipamentos inovadores, ela se adapta perfeitamente tanto aos entusiastas da performance quanto aos amantes das viagens tranquilas.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário