Ninja ZX-10R em primeira mão no Salão 2 Rodas
O modelo 2010 da esportiva da Kawasaki foi apresentado pelo primeira vez no mundo, no evento em São Paulo.
Por Roberto Brandão
Por Roberto Brandão
O lançamento internacional da linha 2010 das motocicletas Kawasaki coincidiu com a abertura do Salão Duas Rodas de São Paulo, onde o modelo do ano da nova Ninja ZX-10R foi mostrado ao público pela primeira vez no mundo.
A Ninja ZX-10R modelo 2010 tem o mesmo design arrojado, o mesmo projeto mecânico, aerodinâmico e eletrônico extremamente avançado, mas com algumas novidades para o ano. Entre elas o aperfeiçoado amortecedor Hölins de direção, com válvula de descompressão e projeto em tubo duplo, que é equipamento padrão da moto e qualificado para competições. Também tem outros desenhos nas carenagens frontal e lateral e um novo escapamento.
As superesportivas importadas para o Brasil são rigorosamente homologadas sob o Promot 3 e meticulosamente adaptadas às condições e combustível brasileiros, e têm a garantia de fabricante pela Kawasaki Motores do Brasil. São motos de altíssimo desempenho que contam ainda com o sistema de controle de tração mais avançado do mundo, assegurando eficiência e segurança no desempenho equivalente ao das mais potentes e modernas motos de corrida.
Motor pronto para competir
Para otimizar o desempenho da ZX-10R para a pista, o motor foi ajustado para um desempenho nas altas rotações, sem reduzir o impressionante torque a baixos e médios regimes. Estas características conferem ao novo motor uma performance potencial semelhante às superbikes de competição das equipes Kawasaki.
Com Injeção Dupla e Sub-Reguladores ovais, os novos sistemas de regulagem secundários de injeção de combustível elevam a potência máxima e o comportamento em altas rotações. Enquanto os injetores inferiores operam o tempo todo, a operação do injetor superior é determinada pelo grau de abertura do regulador e das rotações do motor.
Chassis de alta sensibilidade
A equação de rigidez do quadro principal bi-tubular exclusivo da Kawasaki contribui para uma segura sensação de pilotagem. As partes prensadas do quadro, têm substituídas peças côncavas por convexas. Apesar de imperceptíveis a olho nu, as modificações reduzem concentrações de tensão no chassis.
Sub-quadro em alumínio fundido
O sub-quadro em alumínio fundido composto por duas seções, frontal e traseira, está montado na parte superior do quadro principal, permitindo que a suspensão traseira transmita sua carga mais diretamente ao sub-quadro, e assim até o piloto. O novo sub-quadro é também mais estreito, tornando a parte traseira muito compacta e fina.
Painel e Sistema Rai Air
O seu painel de instrumentos híbrido usa utiliza vidro especial com bloqueio UV, tornado o mostrador LED mais brilhante e de fácil leitura. Seu sistema RAM Air, com dutos centrais altamente eficientes, foram redesenhados para reduzir o ruído e melhorar a eficiência da captação de ar. O sistema aumenta a potência da moto, quando em movimento, alcançando os 200 CV.
Suspensão dianteira
O garfo invertido de 43 mm é totalmente ajustável. A instalação das molas na parte inferior faz com que fiquem totalmente submersas em óleo, reduzindo a formação de espuma e portanto melhorando a capacidade de amortecimento, a atuação do garfo e a aderência ao asfalto. Os tubos do garfo da nova ZX-10R recebem ainda um revestimento DLC (Diamond Like Carbon), de alta tecnologia e baixa fricção, uma evolução não apenas na atuação do garfo, mas também no controle da fricção: a parte inicial do curso é retardada, suavizando a transição para uma frenagem estável; uma vez comprimida, a fricção reduzida permite que o curso se mova rapidamente para uma excelente aderência à pista.
Suspensão Traseira
Modificações na suspensão traseira Uni-Trak incluem uma nova posição de instalação e acoplamento. O amortecedor totalmente ajustável agora oferece duplo amortecimento por compressão (baixa e alta velocidade), permitindo o ajuste fino necessário para a pilotagem em competições. A sensação de pilotagem está ainda melhor, e o feedback e o controle de tração são exatamente aquilo que buscam os pilotos em uma máquina pronta para competir.
Freios dianteiros
As pinças radiais Tokico são equipadas com pastilhas duplas, no lugar de 4 pastilhas individuais anteriores. O desempenho da frenagem é equivalente, mas a modificação permite uma excelente aderência inicial e aumenta progressivamente a sensação de controle. Novos discos em forma de pétala de ø310 mm substituem os antigos de ø300 mm, e a espessura foi reduzida de 6 para 5.5 mm para melhor dissipação de calor. Como os novos freios têm menor carga térmica, a sensação de frenagem se mantém mais consistente por longos períodos de forte utilização – como numa corrida ou trackday.
Balança com estabilizador
A balança da ZX-10R utiliza braços prensados para proporcionar um nível de sensibilidade e feedback impossíveis de se obter com uma balança moldada. Especialmente projetada para operar em conjunto com a rigidez otimizada do novo quadro, a nova balança inclui um estabilizador agora fixado na sua parte superior. Esse novo projeto contribui para a excelente estabilidade do novo chassis.
Ficha Técnica
Motor: 4 tempos, 4 cilindros em linha, refrigeração líquida
Cilindrada: 998 cc
Diâmetro x curso: 76,0 x 55,0 mm
Taxa de compressão: 12,9:1
Sistema de válvulas: DOHC, 16 válvulas
Potência máxima: 138,1 KW {188 CV} / 12.500 rpm
Torque máximo: 113 N•m {11,5 kgf•m} / 8.700 rpm
Sistema de combustível: Injeção eletrônica
Sistema de ignição: Bateria e bobina (ignição transistorizada)
Sistema de partida: Partida elétrica
Sistema de lubrificação: Lubrificação forçada (cárter úmido com óleo refrigerado)
Transmissão: 6 velocidades, mudança por retorno
Sistema de acionamento: Corrente de transmissão
Relação de redução primária: 1,611 (87/54)
Relação da 1ª marcha: 2,600 (39/15)
Relação da 2ª marcha: 2,053 (39/19)
Relação da 3ª marcha: 1,737 (33/19)
Relação da 4ª marcha: 1,550 (31/20)
Relação da 5ª marcha: 1,400 (28/20)
Relação da 6ª marcha: 1,304 (30/23)
Relação de redução final: 2,412 (41/17)
Sistema de embreagem: Multidisco, em banho de óleo
Tipo de quadro: Espinha dorsal bi-tubular em alumínio prensado/fundido
Inclinação/Trail: 25,5º / 110 mm
Suspensão dianteira: Garfo invertido de 43 mm
Suspensão traseira: Uni-Trak com amortecedor a gás
Curso da suspensão dianteira: 120 mm
Curso da suspensão traseira: 125 mm
Pneu dianteiro: 120/70ZR17M/C (58W)
Pneu traseiro: 190/55ZR17M/C (75W)
Freio dianteiro: Disco duplo de 310 mm em forma de pétala
Freio traseiro: Disco simples de 220 mm em forma de pétala
Ângulo de direção: 27º / 27º
Dimensões C x L x A: 2.110 mm x 710 mm x 1.135 mm
Distância entre eixos: 1.415 mm
Distância do solo: 125 mm
Altura do assento: 830 mm
Capacidade do tanque: 17 litros
Peso a seco: 179 kg
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