Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Acontece

MV Augusta Brutale 1078RR

18 de February de 2008

Murillo Ghigonetto

Apesar de já terem se passado alguns meses da realização da 65ª edição do Salão de Milão, a maior mostra de motociclismo do planeta continua dando muito que falar.

Isso porque depois de cinco dias de evento, o público que visitou a feira não poupou elogios a um modelo em especial: a nova MV Agusta Brutale 1078RR.

Com uma série de novidades em seu conjunto ciclístico e mecânico, a nova integrante da família Brutale, uma evolução da 910R, ganhou destaque também por ter sido eleita a moto mais bonita em exposição, com 25,7% dos votos, seguida pela Ducati Monster 696 (15,2%) e pela BMW HP2 Sport (9,2%).

Também, pudera. Com visual moderno e linhas bastante ousadas, o resultado não podia ser diferente. Neste sentido, diga-se, vale destacar que boa parte das peças e acessórios dispostos na nova Brutale 1078RR são os mesmos da versão 910R. Por isso, neste caso, qualquer semelhança não é mera coincidência.

Apenas itens como grafismos, calibração da suspensão, componentes mecânicos além da capacidade cúbica do motor diferem uma versão da outra. No restante, praticamente tudo permanece o mesmo.

Para os mais leigos, chega a ser difícil distinguir as duas versões da Brutale (910R e 1078RR), tamanha a semelhança dos modelos. Até mesmo o peso (185 kg) e a capacidade do tanque de combustível (19 litros) permanecem os mesmos nas duas motos.

No entanto, com um pouco mais de atenção os detalhes começam a surgir, a começar pelo belo propulsor baseado no da esportiva F4 RR 312, um quatro cilindros em linha DOHC (Duplo Comando no Cabeçote) de 1078 cm³ totalmente à mostra, uma verdadeira obra-prima da engenharia para os fãs de modelos naked.

Com potência declarada de 154 cv a 10.700 rpm e torque de 11,7 kgf.m a 8.100 rpm, a nova Brutale 1078RR tem desempenho 10% superior em relação à versão 910R, segundo a MV Agusta. Na medição final de velocidades, a diferença entre as duas motos é de 10km/h, com vantagem para a Brutale 1078RR, que é capaz de alcançar os 267 km/h de final.

Se na mecânica a 1078RR impressiona, na ciclística a MV Agusta também não decepcionou. A suspensão dianteira é telescópica “upside-down”, com tubos de 50 mm de diâmetro e curso de 130 mm. A traseira usa um mono-amortecedor progressivo, com curso de 120 mm e possibilidade de ajustes na pré-carga da mola.

Para parar esse “canhão”, os freios dianteiros são de disco duplo flutuantes, com 320 mm de diâmetro, da grife Brembo. Na traseira, o sistema usa um disco simples com 210 mm. A roda dianteira vem calçada com um pneu de medida 120/70 ZR 17 e a traseira na medida 190/55 ZR 17.
 
Na Europa, a nova Brutale 1078RR tem preço médio de 18.000 euros. As cores disponíveis por lá são branca e preta, vermelha e cinza e preta e cinza. No Brasil, segundo o representante oficial da marca, ainda não existem planos de comercialização do modelo.

Clique aqui para ver anúncios da MV Agusta.

Compartilhe esse anúncio