Mudanças no processo de formação de condutores
Resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito passa a vigorar em janeiro de 2009.
Por Leandro Alvares
Por Leandro Alvares
O ano de 2009 não marcará apenas o início da terceira fase da Promot, lei de emissões de poluentes para motocicletas. A partir de janeiro, também entram em vigor novas regras para os cursos de formação dos condutores de veículos automotores.
As alterações foram expressas na Resolução 285 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que versa sobre a necessidade de uma maior carga horária para todo o processo de obtenção da carteira nacional de habilitação.
O curso teórico-técnico, atualmente previsto em 30 horas aula, aumentará para 45. A legislação de trânsito passará de 12 para 18 horas aula; direção defensiva, de oito para 16; noções sobre funcionamento do veículo, de duas para três, enquanto a prática de direção veicular mudará de 15 para 20 horas aulas.
As aulas práticas, orientadas para serem feitas em ambiente fechado, também serão realizadas em vias públicas no próximo ano, a fim de preparar o futuro condutor para a realidade do trânsito urbano.
Além disso, haverá uma maior fiscalização por parte dos órgãos competentes para que sejam respeitados os padrões do circuito para o exame prático, hoje feito de qualquer maneira — e com o mínimo de dificuldade — em muitas cidades brasileiras.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário