Motos touring da Harley-Davidson agora de Milwaukee-Eight no Brasil
Estradeiras da centenária fabricante americana chegam com boas novidades de motorização e suspensão
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
A centenária fabricante americana Harley-Davidson redefiniu sua linha de modelos touring no mercado brasileiro com novas suspensões e com a nova motorização Milwaukee-Eight, o 9º motor na linha sucessória da marca, a partir de um projeto criado do zero que combina o visual tradicional, som e a sensação dos motores Harley-Davidson Big Twin.
Preservando a angulação de 45 graus clássica dos motores Harley-Davidson V-Twin, o Milwaukee-Eight produz até 10% mais torque em comparação aos modelos anteriores, e apresenta cabeçotes de quatro válvulas que oferecem 50% mais fluxo de admissão e escapamento.
O novo motor também é contrabalanceado, reduzindo 75% a vibração em marcha lenta, mantendo a sensação clássica de um Harley-Davidson V-Twin, enquanto é suave em velocidade de cruzeiro. A nova estratégia de controle de temperatura para todos os motores Milwaukee-Eight melhora o conforto tanto para o piloto quanto para o passageiro.
Segundo a Harley-Davidson, as novas suspensões melhoraram a sensação de conforto, controle e desempenho dos modelos 2017 da família touring. Os novos amortecedores traseiros pressurizados, oferecem de 15% a 30% mais ajustes de pré-carga do que os antigos amortecedores, com um único manípulo de ajuste. Já a nova suspensão dianteira Showa oferece um funcionamento linear e peso reduzido.
Outra novidade é o lançamento da fastback Roadster, um projeto com inspiração nas motocicletas clássicas de corrida e mais mais novo membro da linha Dark Custom. Com visual retrô e poderoso motor de 1200 cilindradas V-Twin Evolution refrigerado a ar e freios ABS, o modelo chega às concessionárias com preço sugerido de R$ 47.500 em quatro opções de cores: Vivid Black com pinstripe da cor Charcoal Denim; Black Denim com pinstripe vermelho; Velocity Red Sunglo com pinstripe vermelho; e com dois tons Billet Silver / Vivid Black com pinstripe na cor de vinho.
Depois da reformulação anunciada pela Harley-Davidson, a nova linha 2017 de motos da família touring da marca americana no Brasil ficou com os seguintes preços: Road King Classic (R$ 75.400), Street Glide Special (R$ 86.400), Ultra Limited (R$ 94.900), CVO Limited (R$ (157.300) e CVO Street Glide (R$ 140.900).
Fomos apresentados a nova linha da HD 2017 com o forte motor Milwaukee-Eight no interior de São Paulo, na cidade de Campinas. O diretor de Marketing Flavio Villaça fez a apresentação da evolução dos motor da marca desde 1909 ate chegar neste modelo com muita tecnologia.
Cada jornalista presente recebeu um pen drive com as músicas favoritas para usar o painel multimídia com vários recursos e sistema de som Boom! Audio de 600 watts ainda escutar um belo som durante todo o trajeto. Saímos de Campinas em direção a Águas de Lindoia, porém alongando o trajeto por várias serras que cortam o interior de São Paulo, aumentando o percurso em 200 km.
Neste trajeto conferi a nova Ultra Limited com o novo propulsor mais forte e que vibra muito menos. O nome Eight vem das oito válvulas que o motor tem. A chegada de um novo motor é marcante para a empresa, que havia renovado seu big twin pela última vez em 1999, com a motorização Twin Cam.
Os novos motores integram todos os modelos de motocicletas Touring e serão oferecidos em duas versões diferentes e com três variações:
- Milwaukee-Eight 107 (107 polegadas cúbicas de deslocamento, 1750 cc): No Brasil, presente nos modelos Street Glide Special e Road King Classic.
- Twin-Cooled Milwaukee-Eight 107 (107 polegadas cúbicas de deslocamento, 1750 cc): No Brasil, presente na Ultra Limited.
- Twin-Cooled Milwaukee-Eight 114 (114 polegadas cúbicas de deslocamento, 1870 cc): No Brasil, presente nos modelos CVO Limited e CVO Street Glide.
Outro item que foi aperfeiçoado, foi a suspensão da moto que absorver melhor os terrenos irregulares, deixando a moto mais confortável para encarar longas viagens e diferentes tipo de estradas.
Com dois cilindros em “V”, exatos 1.753,42 cm³ de capacidade, o novo motor tem comando de válvulas simples por varetas e quatro válvulas por cilindro, que oferece grande fluxo de admissão e exaustão. Segundo o fabricante, o novo motor 107 é 11% mais rápido em acelerações, comparado ao seu antecessor, enquanto supera o antigo em acelerações de 8% a 12% mais rápidas.
Na volta, aceleramos com a nova Street Glide, que visualmente parece muito mais leve por não ter todos os maleiros, mas na prática a diferença de peso é pequena. Em ambas dá para perceber mais torque e uma suspensão que copia bem todos os terrenos.
Veja o vídeo de divulgação:
Fotos e vídeo: Harley-Davidson/Divulgação
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