Motos podem melhorar a qualidade de vida na Espanha

ANESDOR informa que uma migração de 10% de outros veículos para motos poderia melhorar o trânsito e reduzir as emissões nas grandes cidades

Por Aladim Lopes Gonçalves

 
Segundo levantamento da agência espanhola ANESDOR (associação nacional do setor da duas rodas) se acontece um movimento de migração de 10% dos demais veículos para motocicletas nos grandes centros urbanos da Espanha poderia trazer um ganho significativo na qualidade de vida das pessoas e, claro, influenciaria na melhoria da qualidade do ar.
 
Os números baseados em dados de 2014 da DGT (Direção Geral de Trânsito) a frota de veículos na Espanha atingiu quase 31 milhões de veículos (30.976.047), sendo 22.029.512 de automóveis e motos e o restante aparecem divididos entre caminhões, vans, ônibus, tratores, reboques e demais veículos.
 
A soma de 10% de motocicletas na representação da frota de veículos poderia representar quase o dobro do número atual de veículos duas rodas em relação aos veículos de passageiros. Já que não seria possível uma substituição na faixa de 10% para motos em relação a caminhões, ônibus, tratores etc.
 
A ANESDOR informa que uma mudança favorável de 10% para motos poderia representar uma redução de cerca de 40% no tempo médio gasto nos congestionamentos no trânsito das grandes cidades espanholas, levando em conta que ao longo de um ano isso poderia significar uma poupança de 168 milhões de horas que são desperdiçados pelos espanhóis no trânsito.
 
Além de uma economia significativa no tempo que se perde no trânsito, é preciso considerar também o aspecto ambiental, pois o volume de emissões e gases dos escapamentos dos veículos lançados na atmosfera seriam reduzidos nessa mesma proporção.
 
A sondagem aponta que as motos, apesar de representarem a menor parcela no montante da frota de veículos, com 15,5% do número total do contingente veicular da Espanha, geram índices de emissões e poluentes entre 0,51% e 1,81% de NOx (óxido de nitrogênio) e CO² (gás carbônico). A diferença no volume de gases despejados na atmosfera é motivado por uma variação entre 50% e 75% a menos na comparação com os deslocamentos de carro.
 
 
Fora os benefícios ambientais e nas condições de tráfego, alguns especialistas e estudos na Europa indicam que o simples fato de andar de moto pode contribuir para a redução do stress, especialmente na fadiga e desgaste que estejam ligados às questões do trânsito.
 
Aproveitando esta análise em cima dos números da frota de veículos na Espanha e o potencial de benefícios que uma eventual migração de motos poderia trazer para a vida das pessoas, especialmente, nas grandes cidades, o secretário geral da ANESDOR, Jose María Riaño, pretende chamar a atenção das autoridades locais para as vantagens do aumento de motocicletas, sobretudo, em cidades como Madri e Barcelona, que, em sua análise, ainda tem um número que pode ser considerado reduzido para veículos de duas rodas.
 
O secretário geral da ANESDOR também salienta a importância de outras ações, iniciativas e campanhas para promover a convivência pacífica no trânsito entre os usuários de veículos diferentes, a não utilização de tintas escorregadias na sinalização de solo para não colocar em perigo os motociclistas e a adoção de novas soluções de mobilidade e sustentabilidade, como o aumento de veículos elétricos e soluções de compartilhamento de veículos.
 
Nos últimos tempos a Espanha vem dando bons exemplos para melhorar as condições de trânsito, com a aplicação de uma legislação mais eficiente, mais fiscalização e controle, novas soluções viárias e agora parece que está buscando soluções para reduzir o tráfego e consequentemente os níveis de emissões. Parece que as motos, sobretudo pela sua agilidade, podem ser uma boa resposta para melhorar o trânsito e também controlar a poluição do ar.
 
Agora vamos esperar o que as autoridades brasileiras podem desenvolver nesse sentido. Parece que os espanhóis já sabem a receita para viver melhor nas cidades, e andar de moto pode ser o melhor caminho para se ter mais qualidade de vida.
 
 
- Confira o vídeo da ANESDOR da moto na mobilidade sustentável

Fotos: Honda/Divulgação e Reprodução

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br