Motofobia
Internauta trata das dificuldades do motociclista nas grandes cidades e da falta de investimento em segurança
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Dinno Benzatti
Quando leio reportagens como a do jornal Estado de São Paulo, sobre os 19 radares que a CET irá usar para flagrar motos, me pergunto se as leis são mesmo para todos.
Me pergunto: é correto utilizar as câmeras e multar uma moto no corredor que teve de ultrapassar – para sua própria segurança – um carro mais lento na Rodovia Bandeirantes?
Tenho a clara percepção de que toda esta parafernália eletrônica contribui muito para arbitrar multas, arrecadar, arrecadar e arrecadar…
Mas, em contrapartida, não vejo nenhum tipo de investimento sendo feito na área de segurança de trânsito, principalmente no que tanje a motocicleta e seu bom uso. Não vejo e nunca vi nenhuma campanha específica nacional no horário nobre, incentivando o uso de motocicletas para amenizar este trânsito caótico das grandes cidades, como ocorre com frequência em países mais desenvolvidos.
Vejo, sim, leis estapafúrdias como o não uso de capacetes em determinadas cidades ou ao se abastecer nos postos de combustiveis…Vejo, sim, tecnocratas do governo – eles, sempre eles – apostando na proibição do uso de corredores para motos como se estas fossem as responsáveis por todos os problemas da cidade!
Um simples exercício de bom senso traz a percepção de que, se todas as motos fossem proibidas de circular nos corredores, o trânsito se tornaria ainda pior e as grandes cidades, já tão sobrecarregadas, seriam imediatamente paralisadas.
Somado a estas notícias no nosso dia a dia, sinto uma sutil mas perceptível dose de repúdio e preconceito dos governantes a tudo que tem duas rodas!
Está na hora de darmos um basta a esta motofobia instalada (não sei por quem e nem porquê)!!!
Digo também que já passou da hora de mostrarmos quem somos… afinal, somos mais de 18 milhões de cidadãos consumidores de tudo: motos, pneus, gasolina, óleo, sapatos, computadores, relógios, revistas, celulares, roupas, capacetes, tv a cabo, etc e etc… E o produto ou agência de publicidade que perceber isso, largará na frente dos demais!
Não se esqueçam também de que votamos… sim, somos mais de 18 milhões de eleitores motociclistas… exigindo o nosso respeito, há tanto esquecido.
O “motonauta” Dinno Benzatti participou do Moto Repórter, canal de jornalismo participativo do MOTO.com.br. Envie sua notícia.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário