MOTO.com.br visita fábrica da SYM

Parceira taiwanesa da Dafra, abriu as portas de suas instalações industriais para os olhares ocidentais

Por Aladim Lopes Gonçalves

Aladim Lopes Gonçalves

Como parte da estratégia de lançamento da Next 250, novo modelo naked do mercado nacional, a Dafra convidou o MOTO.com.br para conhecer a fábrica da sua parceira nesse projeto, a SYM (Sanyang Industry), em Hsinchu, na região norte de Taiwan. A marca brasileira produz motocicletas para o mercado nacional no Pólo Industrial de Manaus (AM) por meio de acordos comerciais com fabricantes europeus e asiáticos.

Com preço sugerido de R$ 10.190, a Dafra alimenta grandes expectativas com a chegada da moto às suas concessionárias, o que deve acontecer a partir da segunda quinzena de abril, esperando alcançar um patamar de vendas na faixa de 10 mil unidades no primeiro ano de operação.

A Next 250 é o segundo projeto da Dafra em parceria com a marca taiwanesa. O primeiro modelo resultado dessa aliança comercial foi a big scooter Citycom 300i, lançada no Brasil no final de 2010.

A SYM foi fundada em 1954, e por vários anos manteve parceria tecnológica com a marca japonesa de motos e automóveis Honda e atualmente produz veículos da sul-coreana Hyundai. O volume de produção de motos da marca beira as 700 mil unidades em 2011. A fábrica de Hsinchu foi inaugurada em 1978 e produziu mais de 226 mil motocicletas no ano passado.

A linha de montagem da fábrica de Hsinchu engloba os principais setores industriais, como fundição, solda, acoplamento de motor e transmissão, estamparia, além de amplos e modernos galpões para estocagem de peças e motos. Ao final de cada etapa é realizada uma minuciosa revisão no processo, ressalta Wen-Chieh (Andy) Huang, vice-diretor de marketing da SYM e nosso guia pela fábrica.

O executivo explica que além de produzir motos a SYM fabrica ônibus, carros, vans, bikes e quadriciclos, mas o nosso foco mesmo do grupo é a produção de scooters. “Estamos satisfeitos com a presença dos nossos produtos no Brasil, pois esse é um mercado com grande potencial de crescimento”, destaca Andy.

Um detalhe que chamou a atenção durante a visita à fábrica é a grande presença de mulheres na área de produção, especialmente na parte de montagem de peças e componentes. Wen-Chieh (Andy) Huang diz que o trabalho das mulheres surpreende pela agilidade e qualidade nos pequenos detalhes.

Durante a visitação também pudemos conhecer um pouco da linha de motos da SYM, como a recém-lançada T2 250, versão asiática da Next 250, o protótipo Babieca com motor 180cc com design futurista, equipada GPS e sistema Bluetooth e a old school Wolf Classic 150 R. Bons exemplos de que a marca de Taiwan se preocupa e investe em desenvolvimento e qualidade.

Viagem feita a convite da Dafra e da SYM

Fotos: Aladim Lopes Gonçalves


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br