Motociclistas lutam para andar entre os veículos nos EUA
Movimento Lane Splitting propõe a liberação da circulação de motociclistas nas vias das grandes cidades
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Aladim Lopes Gonçalves
Enquanto no Brasil as motos estão amparadas legalmente para circular nos corredores urbanos entre os carros, a situação é diferente em grande parte da estrutura viária nos Estados Unidos. A prática de motociclistas andarem entre as faixas de veículos só é permitida no Estado da Califórnia.
Para tentar mudar essa situação e permitir que as motos aproveitem da sua maior versatilidade no trânsito das grandes cidades, até mesmo ajudar a desafogar os congestionamentos de veículos. Nesse sentido, o movimento Lane Splitting (algo como compartilhamento de pista, em inglês), criado por motociclistas em janeiro de 2013, está se mobilizando para tentar a mudar as leis.
Procurados por integrantes do Lane Splitting, alguns congressistas já estão aceitando discutir o assunto, como acontece no Estado de Nevada, com o objetivo de propor regras para permitir o deslocamento das motos entre os veículos. Por enquanto, os motociclistas flagrados pela fiscalização andando entre os carros podem receber multas pesadas, na faixa de US$ 60, e ter que fazer cursos de educação no trânsito.
Fotos: Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário