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MOTO PARA CADEIRANTES

04 de April de 2006

A BMW R1150R foi a base utilizada pela fábrica Martin Conquest na construção do primeiro triciclo adaptado para cadeirantes. O modelo da montadora alemã teve mantida a sua configuração de motores, 1150cc, mas ganhou uma nova identidade para se adequar às necessidades dos deficientes.

Com todos os comandos alterados para controle manual, o equipamento chama bastante atenção na parte traseira, onde foi instalada uma rampa automática para o acesso do motociclista. Nas laterais, na parte de cima do veículo, aparecem corrimões para agilizar a movimentação e o encaixe da cadeira de rodas na posição do condutor.

O triciclo adaptado impressiona ainda pelo guidão, instalado na cabine de comando por meio de duas barras longas de direção, que fazem o encaixe da parte dianteira com a robusta traseira.

O peso bruto é de 630 kg. Em termos de velocidade, outro dado interessante: a moto faz de zero a 100 km/h em 8,6 segundos. A potência é de 83 HP a 6.750 RPM e torque de 7,2 Kgf.m a 5.250 RPM. O câmbio é de seis marchas, incluindo a ré.

A venda do modelo, cujos opcionais variam de um tocador de CD a um câmbio semi-automático e navegação por satélite, tem sido feita ao preço médio é de R$ 81 mil.

Do outro lado do planeta

Enquanto os ingleses trabalham na moto para cadeirantes, os japoneses dão seqüência ao desenvolvimento de uma moto elétrica. A EV-X7 foi testada nesta segunda-feira, em Tóquio, pelo piloto Daisuke Ito e é a aposta de ampliação da autonomia de veículos da categoria.

Sob a carenagem da moto, o motor magnético híbrido permite uma viagem de até 180 km com apenas uma carga, garante o fabricante. A motoca, com design arrojado, deve chegar ao mercado local em breve.



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