Moto Guzzi: Cem anos de história

Moto Guzzi completa 100 anos em 2021 com lançamento de série especial e poucos festejos devido a pandemia de Covid-19

Por Thiago Dantas

Matéria e Pesquisa: Rodrigo Accioly

A marca italiana Moto Guzzi surgiu a partir do sonho de “fabricar e vender motocicletas e desenvolver outras atividades associadas ou vinculadas aos setores metalúrgico e mecânico” de três amigos que serviram juntos na primeira guerra mundial, Vittorio Parodi, Giovanni Ravelli e Carlo Guzzi. 


Na foto (à partir da esquerda): Carlo Guzzi, Giorgio Parodi,  Carlo Guzzi, Giorgio e Vittorio Parodi na mesma foto e o símbolo da Gucci

Infelizmente, Giovanni Ravelli não participou da inauguração da Società Anonima Moto Guzzi em 15 de março de 1921.  Havia falecido havia dois anos em um teste aeronáutico.  Ele é homenageado pelas asas de águia que formam o logotipo Moto Guzzi. Passou a integrar o grupo Giorgio, irmão de Vittorio Parodi.

A primeira criação de Carlo Guzzi foi um motor monocilíndrico horizontal que foi utilizado por quase 50 anos, em diversas configurações, a lendária moto 8 HP. Que gerou modelos de grande sucesso. A Guzzi G.T., apelidada como "Norge", cumpriu em 1928 a proeza de percorrer 6.400km até o Círculo Polar Ártico. E a Airone 250 (1939), que permaneceu como a motocicleta de média capacidade mais vendida da Itália por mais de 15 anos.

 
Foto: Arquivo MOTO.com.br

A Moto Guzzi também obteve sucesso nas pistas. A primeira vitória foi na prestigiosa Targa Florio em 1921, que marcou o início de uma impressionante sucessão de vitórias, até sua retirada em 1957. A Moto Guzzi acumulou 14 vitórias no Mundial de Motovelocidade e 11 troféus no TT da Ilha de man.


Foto: Moto Guzzi V8 Otto Cilindri (Arquivo: MOTO.com.br)

Em 1950, a Moto Guzzi foi a primeira construtora mundial a instalar um túnel de vento. A instalação foi na fábrica em Mandello del Lario.

 
Foto: Arquivo MOTO.com.br

Foi no final da década de 1960, que a Moto Guzzi inovou em seus motores e criou o motor de 90 ° V-twin que se tornou o símbolo da própria marca. Serviu de base para modelos como o Guzzi V7, o V7 Special e ainda outro ícone, a Guzzi V7 Sport. O V-twin também foi produzido como base para as variantes V35 e V50. A maior capacidade desse motor impulsionou a definitiva Gran Turismo - a Moto Guzzi Califórnia, que evoluiu para incluir injeção eletrônica e um sistema de travão triplo, com capacidade clássica de 850 cc, uma cilindrada que foi retomada na volta para a linha atual. 

Em 2004 a Moto Guzzi passou a fazer parte do Grupo Piaggio, líder europeu no mercado de veículos de duas rodas e um dos maiores construtores mundiais do setor. Expressando o espírito desse renascimento, o Breva 1100 foi apresentado em março de 2005, uma nova e bem-sucedida oferta italiana para o segmento de naked. 

Em 2011,  no 90º aniversário da companhia, a Moto Guzzi lançou uma nova versão da Moto Guzzi California,  equipada com um novíssimo v-twin de 90 ° V de 1400 cc.

 
Foto: Moto Guzzi California (Divulgação)

100 anos da Moto Guzzi

Em 2021, a Moto Guzzi completa 100 anos de existência. A Moto Guzzi, é a mais antiga indústria de motociclos em série da Europa - e ainda em atividade - completará seu centenário de fundação. 

Boa parte das celebrações,  contudo,  acabaram por ser adiadas pela pandemia da Covid-19,  ora em “segunda onda” em diversos países europeus, com a Itália sendo novamente um dos mais afetados.

Em fevereiro de 2020, o Moto Guzzi World Club,  que reúne os admiradores da marca em todo o mundo,  anunciou uma maratona de um ano de eventos,  até maio de 2021,  a série “100 Eventi Per I 100 Anni” que teria encontro de motocicletas, exposições acervo, fotos, pintura escultura, uma conferência, edição de um livro, dentre outras iniciativas que remetesse à marca Guzzi. Nem tudo, contudo, foi cancelado, mas está sofrendo alterações por causa da pandemia.

Para setembro, está previsto o Internacional Moto Guzzi Day na cidade de Mandello, este evento único e muito especial, realizado em colaboração com International Motorcycle Rally Committee e Mandello del Lario municipality prometem ser dias verdadeiramente inesquecíveis para os fãs das lendárias motos italianas.

A marca Moto Guzzi ainda lança versões centenárias de seus modelos V7, V9 e V85 TTl, disponíveis apenas durante 2021. Com um esquema de cores especial que inspirada nas lendárias motos do passado, como a extraordinária e ambiciosa 8 cilindros de 1955 com uma combinação de tanque de combustível de metal escovado, carenagem verde e assento de couro.

 
Foto: Série Especial 100 anos: V85 TT, V9 e V7 (Divulgação)

É fã de motos italianas? Não perca tempo de adquirir logo a sua. Acesse as Moto Guzzi à venda em nosso classificados! 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br