Moto Guzzi: Cem anos de história
Moto Guzzi completa 100 anos em 2021 com lançamento de série especial e poucos festejos devido a pandemia de Covid-19
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A marca italiana Moto Guzzi surgiu a partir do sonho de “fabricar e vender motocicletas e desenvolver outras atividades associadas ou vinculadas aos setores metalúrgico e mecânico” de três amigos que serviram juntos na primeira guerra mundial, Vittorio Parodi, Giovanni Ravelli e Carlo Guzzi.
Infelizmente, Giovanni Ravelli não participou da inauguração da Società Anonima Moto Guzzi em 15 de março de 1921. Havia falecido havia dois anos em um teste aeronáutico. Ele é homenageado pelas asas de águia que formam o logotipo Moto Guzzi. Passou a integrar o grupo Giorgio, irmão de Vittorio Parodi.
A primeira criação de Carlo Guzzi foi um motor monocilíndrico horizontal que foi utilizado por quase 50 anos, em diversas configurações, a lendária moto 8 HP. Que gerou modelos de grande sucesso. A Guzzi G.T., apelidada como "Norge", cumpriu em 1928 a proeza de percorrer 6.400km até o Círculo Polar Ártico. E a Airone 250 (1939), que permaneceu como a motocicleta de média capacidade mais vendida da Itália por mais de 15 anos.
A Moto Guzzi também obteve sucesso nas pistas. A primeira vitória foi na prestigiosa Targa Florio em 1921, que marcou o início de uma impressionante sucessão de vitórias, até sua retirada em 1957. A Moto Guzzi acumulou 14 vitórias no Mundial de Motovelocidade e 11 troféus no TT da Ilha de man.
Em 1950, a Moto Guzzi foi a primeira construtora mundial a instalar um túnel de vento. A instalação foi na fábrica em Mandello del Lario.
Foi no final da década de 1960, que a Moto Guzzi inovou em seus motores e criou o motor de 90 ° V-twin que se tornou o símbolo da própria marca. Serviu de base para modelos como o Guzzi V7, o V7 Special e ainda outro ícone, a Guzzi V7 Sport. O V-twin também foi produzido como base para as variantes V35 e V50. A maior capacidade desse motor impulsionou a definitiva Gran Turismo - a Moto Guzzi Califórnia, que evoluiu para incluir injeção eletrônica e um sistema de travão triplo, com capacidade clássica de 850 cc, uma cilindrada que foi retomada na volta para a linha atual.
Em 2004 a Moto Guzzi passou a fazer parte do Grupo Piaggio, líder europeu no mercado de veículos de duas rodas e um dos maiores construtores mundiais do setor. Expressando o espírito desse renascimento, o Breva 1100 foi apresentado em março de 2005, uma nova e bem-sucedida oferta italiana para o segmento de naked.
Em 2011, no 90º aniversário da companhia, a Moto Guzzi lançou uma nova versão da Moto Guzzi California, equipada com um novíssimo v-twin de 90 ° V de 1400 cc.
Em 2021, a Moto Guzzi completa 100 anos de existência. A Moto Guzzi, é a mais antiga indústria de motociclos em série da Europa - e ainda em atividade - completará seu centenário de fundação.
Boa parte das celebrações, contudo, acabaram por ser adiadas pela pandemia da Covid-19, ora em “segunda onda” em diversos países europeus, com a Itália sendo novamente um dos mais afetados.
Em fevereiro de 2020, o Moto Guzzi World Club, que reúne os admiradores da marca em todo o mundo, anunciou uma maratona de um ano de eventos, até maio de 2021, a série “100 Eventi Per I 100 Anni” que teria encontro de motocicletas, exposições acervo, fotos, pintura escultura, uma conferência, edição de um livro, dentre outras iniciativas que remetesse à marca Guzzi. Nem tudo, contudo, foi cancelado, mas está sofrendo alterações por causa da pandemia.
Para setembro, está previsto o Internacional Moto Guzzi Day na cidade de Mandello, este evento único e muito especial, realizado em colaboração com International Motorcycle Rally Committee e Mandello del Lario municipality prometem ser dias verdadeiramente inesquecíveis para os fãs das lendárias motos italianas.
A marca Moto Guzzi ainda lança versões centenárias de seus modelos V7, V9 e V85 TTl, disponíveis apenas durante 2021. Com um esquema de cores especial que inspirada nas lendárias motos do passado, como a extraordinária e ambiciosa 8 cilindros de 1955 com uma combinação de tanque de combustível de metal escovado, carenagem verde e assento de couro.
Foto: Série Especial 100 anos: V85 TT, V9 e V7 (Divulgação)
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