Moto Flex deve ser revelada até o fim do ano

Segundo diretor de marketing da Amazonas, modelo em desenvolvimento será de média cilindrada.

Por Leandro Alvares

Aldo Tizzani
 
Stefano Dehó, diretor de marketing da AME Amazonas, revelou que a primeira moto bicombustível brasileira, construída em parceria com a Delphi Automotive Systems, deve ser apresentada até o mês de dezembro.

“O que podemos adiantar é que será um novo modelo de média cilindrada, o qual esperamos que seja apresentado até o final deste ano”, afirmou o dirigente.

A nova motocicleta, que vai se chamar AME GA, além de permitir escolher entre gasolina, álcool ou ambos, e ter uma menor geração de gases do efeito estufa, trará uma economia ao bolso do motociclista de 25% — considerando o preço de venda médio dos combustíveis para o Estado de São Paulo de fevereiro a março de 2008, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP).

À época do lançamento do sistema Multifuel em 2007, o diretor de Engenharia e Vendas da Delphi para a América do Sul, Roberto Stein, afirmou não haver grandes diferenças entre o sistema bicombustível para carros e motos.

Para que a motocicleta possa utilizar os dois combustíveis em qualquer proporção à taxa de compressão do motor tem de ser adequada. É preciso instalar uma bomba de combustível especial para trabalhar também com álcool. Além disso, são usados sensores inteligentes de ar e combustível, que em conjunto com o sensor de oxigênio “aprendem” qual a mistura de gasolina/álcool que está no tanque.

Tudo isso é controlado por um Módulo Eletrônico de Controle da injeção (ECM), software de calibração para controle da mistura de combustível, que envia as informações a bicos injetores de última geração com maior vazão. Diversas peças, como o tanque e pistões, entre outras, também devem receber um tratamento especial para resistir à corrosão causada pelo álcool.

Uma grande dificuldade para a adoção de sistemas multicombustíveis em motos era onde se alojar o sistema de partida a frio, que consiste em um pequeno tanque apenas para gasolina utilizada ao se ligar a moto em dias de baixas temperaturas.

A solução da Delphi foi eliminar esse sistema de “cold start” (partida a frio). “Conseguimos criar o Multifuel sem a necessidade do ‘tanquinho’ de gasolina. Para isso temos duas opções: em motos maiores pode ser utilizado um sistema de aquecimento da mistura; já em motos menores existe apenas a necessidade de se colocar meio litro de gasolina no tanque em cidades que as temperaturas atinjam menos de 10º C”, explicou Stein.

Fonte:
Agência Infomoto

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