Moto elétrica quer bater recorde de velocidade com metal brasileiro
A Lightning Motorcycles e a CBMM vão tentar bater o recorde de velocidade com uma motocicleta elétrica usando a tecnologia do nióbio brasileiro
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Texto Luiz Mingione
A Lightning (Lightning Motorcycle Corp.) um fabricante americano de motocicletas elétricas, e a empresa brasileira, CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) fizeram uma parceria para usar o nióbio e desenvolver uma motocicleta que ultrapasse os 400 km/h.
A Lightning Motorcycles é especialista em mobilidade elétrica, e a CBMM , em tecnologia de nióbio, com mais de 400 clientes em 50 países, juntas vão aproveitar as virtudes desse mineral incrível, também para o mundo das duas rodas.
O Brasil possui a maior parte do nióbio disponível no planeta, cerca de 98%, sendo responsável por grande parte da comercialização desse metal no mundo.
O nióbio é um metal brilhante, de baixa dureza, extraído principalmente do mineral columbita, que tem como características: alta condutividade térmica e elétrica, maleabilidade, ductilidade, alta resistência a corrosão, ao calor e ao desgaste. Qualidades que conferem ao metal a capacidade de melhorar as suas propriedades, tornando-os mais eficientes ainda.
Ele é utilizado em diversos setores, com importantes aplicações, por exemplo: liga para metal, motores de aviões a jato, supercondutor em máquinas de ressonância magnética, máquinas de raio X, marcapassos, reatores nucleares, e várias outras tecnologias.
No seu potencial imediato para motocicletas elétricas, ele pode ser usado nos cátodos e ânodos (eletrodo negativo e eletrodo positivo respectivamente) das baterias, o que vai permitir o carregamento ultrarrápido e a maior densidade de energia em comparação com as baterias tradicionais de íons de lítio.
Em 2012 a Lightning Motorcycle, estabeleceu um recorde em Bonneville Salt Flats, atingindo uma velocidade máxima de 218,96 mph (352,38 Km/h) com uma motocicleta elétrica a LS 218, (o nome LS 218 do modelo veio da velocidade em mph do recorde).
O local do recorde, Bonneville Salt Flats, é um deserto de sal com cerca de 260 km², localizado ao nordeste de Utah, Estados Unidos. A região é famosa pelas corridas de alta velocidade com veículos que chegam a ultrapassar os 1000 km/h.
Um ano depois, em 2013, com a mesma moto elétrica a Lightning conquistou outro recorde em Pikes Peak, com 22” segundos à frente da Ducati.
A Lightning e a CBMM, vão usar o nióbio brasileiro para desenvolver tecnologia e construir uma motocicleta elétrica para atingir um novo recorde, estimado em 250 mph. (402,34 km/h). Mas o objetivo da empresa americana com a LS 218 não tem só a ver com velocidade, mas sim, desenvolvimento de material e tecnologia de bateria para motos elétricas.
O modelo LS-218 atual tem uma bateria padrão de 12 kwh com um autonomia de 100 a 120 mph, (193,12 Km) enquanto uma unidade de 20kwh aprimorada pode atingir até 180 milhas (289,68 Km) com um tempo de carregamento rápido de apenas 30’ minutos. Mas eles querem mais.
A Lightning LS 218 é uma motocicleta elétrica de alto desempenho, tem 200 cv, acelera de 100 mph a 150 mph (aproximadamente 160 km/h a 240 km/h) em apenas 2 segundos. Sim, 2 segundos, difícil de acreditar, mas a surpresa maior vem no seu torque “animal” de 228 Nm.
Para se ter uma ideia deste número, a Triumph ROCKET 3, que tem o maior motor do mundo para uma motocicleta produzida em série, com 2.500 cc e 167cv, e o maior torque entre todas as motos com motor a combustão do planeta, tem 221 Nm.
Mas, como o nióbio, pode transformar uma motocicleta elétrica que já tem recordes e quer mais? Segundo a Lightning, com a tecnologia do nióbio, é possível tornar a motocicleta muito mais leve. Para isso, ele será usado em uma liga de metal em diversos componentes da motocicleta, além da bateria.
Atualmente, as tecnologias contendo nióbio estão entre os materiais mais avançados para o desenvolvimento da próxima geração de baterias.
Com a condutividade aprimorada do nióbio, é possível obter capacidade de energia para a bateria mais rapidamente com temperaturas mais estáveis, o que significa, mais carga, além de ser mais leve. O efeito disso para o consumidor de um veículo elétrico é o carregamento mais rápido, baterias mais leves e com mais autonomia.
Mas o que também está por trás do desempenho esperado da nova moto elétrica para obter o recorde, além da bateria e menor peso, é o novo pacote elétrico para o motor, e o design de chassi mais leve e estável.
Estes serão os “ingredientes" que vão resultar em maior eficiência energética da motocicleta mais poderosa e fácil de pilotar que a Lightning já construiu, afirmou a empresa americana.
Com o desenvolvimento da tecnologia, as motos elétricas podem ser ainda melhores, mais leves, com mais autonomia e tão rápidas quanto as motocicletas com motores convencionais de combustão interna.
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