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Moto Elétrica da Triumph: Protótipo promete 180cv de potência

24 de March de 2021

A marca inglesa Triumph apresentou no dia 23 de março o primeiro protótipo da sua moto elétrica, chamada de TE-1. O motor fornece 130 kW ou quase 180 cv de potência, pesando apenas 10 kg, muito mais leve do que a tecnologia existente atualmente. O design esportivo, lembra os modelos naked da Triumph.

 
Divulgação Triumph

O projeto liderado pela Triumph faz parte de um conjunto de empresas com foco na criação da moto elétrica genuinamente britânica. Além da fabricante inglesa de motos, estão colaborando no projeto: Williams Advanced Engineering (parte da escuderia da Fórmula 1) responsável pelo sistema de baterias, Integral Powertrain que auxiliou no desenvolvimento do motor e o Warwick Manufacturing Group – WMG (um departamento acadêmico da Universidade de Warwick), que ajuda na consultoria e na realização de teste e medições. 

O financiamento do projeto é feito pelo Office for Zero Emission Vehicles (OZEV), do Governo do Reino Unido, e fornecido por meio da Innovate UK (agência do governo britânico que promove programas de ciência e tecnologia). 

O projeto criado em 2019, foca no desenvolvimento de motocicletas elétricas que atendam às necessidades dos clientes que buscam meios de transporte com menos impacto ambiental.

O anúncio refere-se à conclusão da Fase 2 do Projeto TE-1, revelando inovadores motores e baterias elétricas diferenciadas. Os testes apresentados foram surpreendentes, mostrando resultados melhores do que o esperado. 

Bateria

Com foco no desempenho, a Williams Advanced Engineering (WAE) criou uma bateria que serve como estrutura, sendo posicionada dentro do chassi da motocicleta otimizando o layout e auxiliando no centro de gravidade, no espaço e na relação com o motor e a abordagem de carga.

Na Fase 2 do projeto os resultados obtidos pela WAE superaram qualquer bateria presente no mercado nos termos de potência  e densidade de carga de energia. 

“Usando uma solução leve e compacta, fomos capazes de proporcionar ao piloto o desempenho máximo o tempo todo (independentemente da carga da bateria) e uma autonomia líder da categoria. Nos concentramos em expandir os limites para reduzir a massa e otimizar a posição da estrutura para beneficiar o manuseio. disse Dyrr Ardash, Gerente Sênior Comercial da Williams Advanced Engineering.

“A densidade de energia desta nova bateria será um avanço significativo em relação à tecnologia existente, fornecendo ao piloto mais potência por mais tempo. A WAE também projetou e desenvolveu uma unidade de controle eletrônico, combinando o sistema de gerenciamento de bateria com as funções de controle da moto em um único conjunto. Isso é inédito neste mercado, beneficiando o acondicionamento e a integração, e melhorando a autonomia”, conclui Ardash.


Divulgação Triumph

Motor leve e potente

Responsável pelo desenvolvimento do motor, a Divisão e-Drive da Integral Powertrain, na fase 1 trabalhou para desenvolver um motor com inversor embutido, que geralmente vêm separados em motores elétricos. A integração reduziu o peso e o volume do motor. A empresa também implantou uma tecnologia avançada de interruptor de carboneto de silício no inversor, o que reduz as perdas no inversor e resulta em eficiência do motor, entrega de potência e autonomia maiores. 

Agora na fase 2, conseguiu entregar um motor totalmente operacional. ““Um dos fatores mais influentes no desempenho e manuseio de uma motocicleta é a massa. Portanto, na Integral Powertrain, nos concentramos muito em fazer uma mudança radical no projeto do motor e do inversor, removendo cabos pesados de alta tensão, por exemplo. Isso proporciona um produto significativamente mais compacto e leve do que qualquer outro atualmente disponível no mercado. O motor produz 130 kW ou quase 180 cv de potência, mas pesa apenas 10 kg, muito mais leve do que a tecnologia existente e claramente uma pequena fração da massa dos tradicionais motores de combustão interna”, afirmou Andrew Cross, Chief Technical Officer da Integral Powertrain.

A Triumph ficou responsável por desenvolver um software de controle de veículo inédito que incorpora todos os sistemas elétricos para assegurar uma resposta intuitiva do acelerador, frenagem regenerativa, controle de tração e todas as dimensões que um cliente esperaria de uma motocicleta Triumph de alto desempenho.  

Em paralelo a este trabalho com o sistema elétrico e de controle, a Triumph projetou um chassi protótipo inédito, incluindo o quadro principal e o quadro traseiro, que foram otimizados junto com os conjuntos de bateria e motor, que serão posteriormente desenvolvidos na Fase 3 para o Protótipo TE-1.

“O ponto de partida para nós no projeto TE-1 foi coletar um feedback importante dos clientes sobre o que os pilotos realmente desejam de suas motocicletas e entender como uma motocicleta elétrica pode fornecer a experiência que eles desejam. Isso inclui considerar o tipo de pilotagem, autonomia, comando e natureza da entrega de potência e torque, juntamente com a ergonomia e os controles da moto”.  Explicou Steve Sargent, Chief Product da Triumph.

Design

No design da motocicleta foi levado em conta o desenho da transmissão e o estilo final do Protótipo TE-1, sendo apresentados os primeiros desenhos da nova moto elétrica da Triumph. 


Divulgação Triumph

“De modo geral, com o estilo, queríamos criar algo que fosse novo e empolgante, mas uma evolução natural da marca Triumph. Algo desejável por si só, com o distinto DNA da Triumph, e definitivamente não algo que seja diferente apenas para ser diferente. Unindo tudo isso com os parceiros, estamos entusiasmados em ver o progresso de um veículo de demonstração tão empolgante, que incorpora a tecnologia de ponta necessária para direcionar a estratégia para o roteiro futuro das motocicletas elétricas da Triumph”, relata Steve Sargent.

 

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