Moto de capa: Bimota DB7 Oro Nero
Apresentamos a nossa moto de capa do mês de dezembro com fotos, detalhes e história da marca.
Por Roberto Brandão
Por Roberto Brandão
No Salão de Milão 2008, a Bimota, apresentou o modelo DB7 Oro Nero, um misto de exclusividade e requinte. Ou seja, a marca italiana não poupou acessórios de primeira linha e peças em fibra de carbono.
Para quem não conhece bem a história da Bimota, podemos comparar a fabricante italiana com um autêntico "estúdio de design", isso em virtude dos cuidados na execução dos projetos, que representam a melhor combinação entre beleza, tecnologia e funcionalidade. Construídos de forma artesanal, os modelos Bimota podem ser considerados uma obra-de-arte, já que um produto da imaginação e da criatividade de designers, engenheiros e técnicos que combinam formas com alto desempenho.
A superbike DB7 utiliza o mesmo motor que equipa a esportiva Ducati 1098. Trata-se de bicilíndrico em “V” a 90 de 1099 cm³ com arrefecimento líquido. Leve e potente, o propulsor desta Bimota tem 160 cv a 10.700 rpm de potência declarada e 12,5 kgf.m a 8.000 rpm de torque máximo. Com estes números, o motor garante força e desempenho de causar inveja a qualquer esportiva.
A DB7 usa um quadro em treliça, tradicional da Bimota e também da Ducati. As suspensões são totalmente ajustáveis e incorporam a mais alta tecnologia desenvolvida para as pistas de corrida. Na dianteira o sistema usa um garfo invertido da Marzocchi com tubos de 43 mm de diâmetro e curso de 120 mm. Um dos destaques da ciclística é a balança traseira com sistema monochoque, fornecida pela grife Extreme Tech TTX, também com curso de 120 mm.
Os freios são os tradicionais e eficientes Brembo, com disco duplo de 320 mm na dianteira, e um simples de 230 mm na traseira. As rodas de 17 polegadas são de liga de alumínio forjado, com calçadas com pneus esportivos Continental Race Attack.
Especificações:
Motor: V-Twin a 90º, refrigeração líquida, 4 válvulas
Cilindrada: 1099 cc
Diâmetro x Curso: 104 x 64.7 mm
Potência declarada: 160 cv a 10.700 rpm
Binário declarado: 12,5 kgm a 8000 rpm
Alimentação: injeção eletrônica
Transmissão: tipo embreagem multidisco com sistema de acionamento hidráulico
Chassi: Fibra de carbono
Distância entre eixos: 1.435 mm
Banco altura: 800 mm
Comprimento total: 2.100 mm
Largura total: 700 mm
Altura total: 1.115 mm
Altura do solo: 135 mm
Câmbio: 6 velocidades
Suspensão dianteira: garfo Marzocchi UD DLC totalmente ajustável diâmetro de 43 milímetros; curso 120 mm
Suspensão traseira: Extreme Tech Monoshock totalmente ajustável baixa/alta velocidade Curso: 120 mm
Freio dianteiro: duplo 320 milímetros,disco flutuante, 4-pistões radiais, burrinho radial - Brembo
Freio traseiro: 230 milímetros Bimota disco flutuante de 2 pistões - Brembo
Pneu dianteiro: 120/70 ZR 17’, Continental Race Attack
Pneu traseiro: 190/55 ZR 17’, Continental Race Attack
Tanque de combustível: 16 L (4 L de reserva)
Peso seco: 164 kg
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