Morre Roberto Marchesini, criador das rodas Marchesini
Italiano, criador da empresa que hoje pertence à Brembo, já enfrentava problemas de saúde
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Na última quarta-feira (30), o mundo das duas rodas perdeu Roberto Marchesini. O sobrenome do italiano é hoje sinônimo de rodas que geralmente aparecem em superesportivas e são reconhecidas pela leveza e uso de materiais nobres.
O italiano já estava com problemas de saúde, que não foram especificados, e não resistiu. Roberto Marchesini fundou a companhia em 1988, depois de trabalhar como designer para a Campagnolo, outra empresa de rodas. Em 2000, a Brembo adquiriu 70% das ações da Marchesini, assumindo 100% do controle em 2002.
Em meio a muitas homenagens ao designer, o portal GPOne relembrou uma história que mostra um pouco do que foi Roberto Marchesini. Quando Max Biaggi corria pela Yamaha na MotoGP, o designer de rodas produziu um jogo de rodas em fibra de carbono especialmente para o piloto. Entretanto, tal jogo ficou pronto em cima da hora para uma prova em Le Mans, não haveria tempo de enviar.
Sendo assim, Roberto Marchesini pegou o carro e dirigiu até a França noite adentro para levar a criação para Biaggi, que infelizmente não pôde utilizar as peças. No ano passado, a Yamaha entregou o jogo de volta para o criador como uma forma de homenageá-lo.
O MOTO.com.br presta condolências aos parentes e amigos de Roberto Marchesini.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário