Münch Mammut, já ouviu falar dessa moto?

Três anos antes da Honda lançar a CB 750, a primeira Mammut era apresentada! Nunca ouviu falar não é? Por isso ela está aqui!

Por Trinity Ronzella

A história é bem legal e breve, vale ser mencionada.

 

Imagine um mecânico alemão que participava de corridas nos anos 50 com uma Horex 500cc ( mais uma “novidade”) preparada por ele, que acabou  trazendo bons resultados como o convite que recebeu da fábrica para produzir as motos de corrida da marca. Com a falência da Horex em 1960, Friedel Münch acabou comprando o maquinário de produção das motos mas, a ideia era criar a sua própria marca! Ela seria “a mais" em tudo: potência, rapidez e peso também! 

Foto: Divulgação

 

Seis anos se passaram quando, em 1966 a primeira Mammut foi apresentada com um propulsor de quatro cilindros em linha que tinha como origem, um carro! O NSU Prinz!

Com 996 cm3, 55CV e pesando 300 Kg, a Mammut alcançava cerca de 190 km/h com caixa de câmbio e transmissão feitas por Münch.

O peso e torque cobraram o preço da roda traseira que teve que ser trocada com rodas de liga, grande novidade da época, porque a roda raiada não aguentava muito.

O carro NSU Prinz que foi a origem do motor dessa moto custava menos que a moto e, como a nova fábrica não tinha recursos para produção em série, um americano, Floyd Clymer financia o desenvolvimento.

Foto: Divulgação

Já em 1969, ela vem equipada com um motor 1200 de 88 cv, exigindo reforço na caixa de transmissão.

O mercado surge com motos de grande cilindradas com qualidade por metade do valor e, o alemão já providencia um motor de 1400cm3 com mais de 100 cv.

O resultado esperado acontece e a Münch acaba falindo em 1973, quando outro alemão, Heinz Heike compra a empresa, limitando a produção em poucos modelos sob encomenda apenas.

 

Foto: Divulgação 

No ano de 97, Thomas Petsch, um empresário de Würxburg, motociclista e fã da marca, teve a sorte de conhecer o ídolo Friedel Münch e juntos, construíram a nova Mammut 2000. Turbinada, 260 HP, 380 Nm e velocidade máxima de 250 km/h, era esperada no ano de 2000 mas, com alguns problemas de produção, começou a entregar em 2001. No ano seguinte o projeto parou e apenas 15 motos foram entregues custando 86.000 Euros. Devido a isso o projeto fechou, pois o lucro não veio. 

Estamos em 2010 quando o artista de Hollywood Gérard Depardieu, aparece em um filme usando uma Münch, perpetuando a lenda da moto que foi “maior que tudo”! O nome do filme? Mamute!

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br