Miu Kato, novo presidente da Honda Motor Europe Portugal e Espanha

Reestruturação ocorre numa altura em que a transformação digital, a eletrificação e as soluções energéticas lideram os negócios da Honda na Europa

Por Gian Calabrese

Até então como vice-presidente da Honda na Península Ibérica, Miu Kato, iniciou agora uma nova etapa como presidente da Honda Motor Europe, em Portugal e na Espanha. Kato, que substitui o espanhol Marc Serruya, torna-se assim no líder da Divisão de Motos e Automóveis em ambos os países.

Nascido em Yokoyama (20 quilómetros a sul de Tóquio), Miu Kato, de 46 anos, é casado e tem três filhos, sendo licenciado em Ciências Económicas.

A trajetória de Miu Kato na Honda está principalmente ligada às áreas de Vendas e Marketing no setor de Automóveis. Depois de passar os primeiros três anos na Honda Motor no Japão, Kato mudou-se para a Honda Motor Russia, em Moscovo, onde trabalhou durante três anos (2003-2006). Depois um breve regresso pela sede da Honda no Japão, onde lidou com as vendas de automóveis para a América Latina (2006-2007), o executivo japonês foi responsável, durante cinco anos (2007-2012), pelas exportações de automóveis da American Honda Motor, sediada em Los Angeles. De 2012 a 2017 quando voltou a ocupar vários cargos de responsabilidade na Honda Motor, no Japão, e durante mais dois anos, de 2017 a 2019, esteve ligado à marca de luxo da Honda, a Acura, nos Estados Unidos.

Em 2019, Kato juntou-se à Honda Motor Europe Portugal e Espanha como Vice-Presidente, cargo que ocupou até à data. A nomeação como Presidente das subsidiárias, portuguesa e espanhola, ocorre numa altura em que a transformação digital, a eletrificação e as soluções energéticas lideram o negócio da Honda na Europa.

Sob a sua presidência, a prioridade de Miu Kato para as divisões de Motos será "consolidar a empresa como número 1 de vendas em ambos os mercados, e garantir que a Honda faz parte da cultura das duas rodas em ambos os países". Em relação à Divisão Automóvel em Espanha o seu principal desafio será posicionar a Honda, nas suas palavras, "como referência entre aqueles que reconhecem e valorizam a diferenciação dos nossos produtos, a nossa filosofia de marca, a sua história e o seu rumo futuro".

Marc Serruya: “Não é fácil dizer adeus a uma marca como a Honda e muito menos depois de 30 anos onde vivi tantos momentos. Alguns difíceis, duros, mas posso dizer que só levo grandes recordações. E sobretudo sinto uma enorme satisfação. Não apenas pela felicidade de ter desenvolvido a minha trajetória profissional na Honda, como também porque permitiu disfrutar de um setor que foi e será a minha grande paixão” e acrescenta “A indústria automobilística enfrenta atualmente grandes desafios, e a uma grande velocidade, mas estou convencido que o setor vai fazer o possível para que as mudanças que estamos experimentando se traduzam num futuro de grandes êxitos”.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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