Mito ou verdade: pneu tem data de validade?
Pirelli revela a verdade sobre a validade do pneu, além de dicas para aumentar a vida útil do produto
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Você já ouviu falar que pneu tem data de validade? A vida útil de um pneu sempre gera preocupação entre os consumidores. Em um cenário repleto de informações enganosas na internet, as "verdades absolutas" frequentemente se espalham pelas redes sociais. Para esclarecer as dúvidas mais frequentes, a Pirelli, uma das principais fabricantes de pneus do mundo, tomou a iniciativa de fornecer informações claras e precisas sobre o assunto, confira.
O segredo por trás da durabilidade do pneu é um só: cuidado. Para isso é necessário seguir algumas dicas para prolongar a vida do pneu:
Dessa forma, além de fazer com que eles durem mais, você também trará segurança para si próprio e a todos ao seu redor no trânsito. Então, para um o pneu tem uma durabilidade maior precisamos cuidar bem dele. Mas, será que mesmo cuidando bem do pneu, ele pode passar da data de validade?
Certamente, você já deve ter ouvido falar que os pneus têm uma validade de X, Y ou Z anos. No entanto, a verdade é que qualquer informação que limite a validade dos pneus está equivocada. Isso ocorre porque muitas pessoas confundem o conceito de validade com garantia. Roberto Falkenstein, consultor especializado em tecnologias inovadoras da Pirelli, explica o funcionamento da garantia dos produtos Pirelli e como ela se relaciona com a validade.
"A validade dos pneus é indeterminada, razão pela qual não há uma data de validade indicada no produto. No caso da Pirelli, oferecemos uma garantia de cinco anos, ou 60 meses, a partir da data de compra dos pneus. No entanto, é completamente possível que o produto esteja em boas condições mesmo após o término da garantia. Se o cliente não possuir a nota fiscal, a garantia é baseada no número DOT marcado no pneu, que indica a semana e o ano de fabricação", explica Roberto.
A validade dos pneus está intrinsecamente relacionada a diversos fatores, como a forma como foram armazenados. O armazenamento inadequado pode resultar em deformações nos pneus, além de causar perda de algumas propriedades da borracha.
Evite que os pneus entrem em contato com derivados de petróleo e outros produtos químicos que possam danificar as composições químicas do produto.
"É importante ficar atento a possíveis danos causados pelo uso, como protuberâncias, deformações, cortes, abrasões e abaulamentos nos pneus, bem como sinais de envelhecimento, que dependem muito dos cuidados dispensados. Rachaduras e ressecamento são alguns dos sinais. Por esse motivo, recomendamos inspeções regulares realizadas por especialistas", conclui Falkenstein.
Agora que vocês já sabem os mitos e verdades relacionados à validade dos pneus, podem tomar medidas proativas para prolongar a vida útil dos pneus e garantir sua segurança nas estradas.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário