Michelin lança novo pneu Pilot Road 4 para nakeds e tourings

Testamos o último lançamento dos pneus radiais da marca que promete ser o melhor do mercado

Por Paulo Souza

Paulo Souza

A Michelin acaba de lançar o Pilot Road 4, quarta geração dos pneus radiais para motocicletas nakeds e sport touring. Com tecnologia avançada a marca tem o objetivo de oferecer o melhor pneu radial do mercado. A convite da empresa o MOTO.com.br pode testar esta novidade em diversos tipos de terrenos e o resultado você confere agora!

Um dos itens mais importantes nas motocicletas sem dúvidas são os pneus. E justamente este componente é o mais difícil de testar, pois mesmo os mais experientes em pneus são obrigados a cada ano ficar atento as novidades, pois a evolução é muito grande ano após ano.

No ano passado podemos testar o Pilot Radial 3, que já era bem avançado e considerado um dos melhores do mercado. Porém, teste de pneu aqui no Brasil era uma coisa simples com poucas oportunidades de rodar realmente bastante tempo para sentir as características dos pneus. Digo que era simples, pois desta vez a Michelin surpreendeu e deu a oportunidade dos jornalistas especializados realizarem um teste completo.

Antes de passar as impressões do novo pneu vamos explicar a parte técnica que foi apresentada para nós através dos representantes da marca.

Tecnologia

O Pilot Road 4 apresenta tecnologia 2CT duplo composto, 100% a base de sílica, que proporciona maior aderência e durabilidade. O pneu é formado por duas partes de matérias diferentes, no centro o pneu é mais duro para promover maior durabilidade, enquanto nas laterais são mais macios permitindo aderência extra nas curvas.

Os recortes também mudaram e foram patenteados pela marca com reservatório de águas integrado, que garante aderência extra em pistas molhados. O dianteiro possui recortes transversais para um melhor escoamento de água, principalmente nas frenagens em piso molhado. No traseiro as linhas são longitudinais e as faixas sólidas em torno do meio do pneu, o que ajuda na retomada de velocidade.

Em números o novo Pilot Road 4 está com durabilidade de 20% a mais do que o seu antecessor Pilot Road 3, 17% mais rápido durante as frenagens e o principal fator, ele possui variação térmica de 50º sem sofrer alterações em suas características. Ou seja, você pode rodar com temperatura de -5º a até 45º sem sofrer a perda de aderência.

O pneu Pilot Road 4 está disponível em duas versões, a standard e a GT. A diferença é que a versão GT é destinada a motos modelo touring. Ele possui tecnologia diferenciada 2AT apenas no pneu traseiro, que combina elementos tanto de estrutura diagonal com radial para oferecer a capacidade de carregar carga extra, porém sem perder o conforto da pilotagem maior peso.

Na prática

Como adiantei anteriormente, pela primeira vez realizamos um verdadeiro teste de pneu no Brasil no mesmo modo feito na Europa. Rodamos cerca de 300 quilômetros em diversas condições de pisos pelo interior se São Paulo em diversas motos calçadas com o novo pneu Pilot Road 4.

Conforme os diretores da Michelin nos falaram este pneu é bastante seguro em piso molhado, então nos deram a oportunidade de testar também em condições de chuva. O resultado realmente foi surpreendente, durante a freada a moto continua na mesma direção e não perde a tração. Alguns inclusive conseguiram tirar a roda traseira do chão com segurança, mesmo no piso molhado.
Após este primeiro teste pegamos a estrada de Campinas sentido Jaguariúna, em sua maior parte de retas, o que deu pra perceber a maciez e aderência do pneu. Depois seguimos viagem sentido a Serra Negra, onde tivemos nosso primeiro trajeto de curvas, seguimos até Lindoia e pegamos uma serra muito prazerosa.

Andei em diferentes motocicletas, entre elas a Ducati Multistrada 1200, Hypermotard SP e Moster 796 e também a Street Triple da Triumph. Todas elas melhoraram bastante com os novos pneus da Michelin, principalmente por já ter andando em alguns modelos com pneus originais.

É realmente impressionante a qualidade do Pilot Road 4, ele gruda no chão nas curvas e da total segurança para que o piloto aproveite toda a potência da motocicleta. Vale a pena fazer o teste com este novo pneu e tirar você mesmo suas conclusões!

O preço do Pilot Road 4 vai custar 5% a mais do que o Pilot Road 3 e já está disponível no mercado.

Medidas

Michelin Pilot Road 4
Dianteiro: 120/70 ZR 17
Traseiro: 160/60 ZR 17
180/55 ZR 17
190/50 ZR 17

Michelin Pilot Road 4 GT
Dianteiro: 120/70 ZR 17
Traseiro: 170/60 ZR 17
180/55 ZR 17
190/50 ZR 17
190/55 ZR 17

Fotos: Mario Villaescusa


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br