Metzeler Tourance Next 2 é lançado no Brasil
Andamos com o novo pneu da Metzeler para as big trails!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Convidado para o lançamento de um novo pneu pela Metzeler, confesso que fiquei muito curioso de qual o modelo seria e também seu propósito. Fora isso, fiquei imaginando como seria o lançamento, o que faríamos enfim, fiquei só pensando nas possibilidades.
Equipado para tudo, nos encontramos com os colegas da imprensa especializada na sede da Pirelli, tomamos um café e fomos pegar as motos para rodarmos.
Africa Twin 1100, Tiger 900 e F850 GS estavam equipadas com o Tourence Next 2 e tínhamos um trajeto bem diversificado para rodarmos.
Nada nos foi falado sobre o pneu, nenhuma especificação, isso seria informado em nosso destino, a cidade paulista de Águas de Lindóia.
Rodamos aproximadamente 200 km em todo tipo de estradas, com várias pistas, uma pista, meia pista (sim, de verdade, tinham obras em alguns trechos), muitas curvas, estrada de terra, cascalho , pouca areia, enfim, atravessamos cidades também até chegar em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo.
Nesse roteiro, as curvas, frenagens e terra, o pneu atendeu muito bem as necessidades, passando segurança e controle em todas as situações.
Quando chegamos ao nosso destino, tínhamos a apresentação técnica e confesso, aprendi bastante…não imaginava que um “simples pneu” tivesse tanta informação. Foi algo mais ou menos assim:
O que já era bom ficou melhor! Esse pneu foi feito pensando especificamente nos donos de motocicletas “enduro street” usadas em longas viagens ou para roteiros mais curtos. Com um desenho mais agressivo, oferece máxima performance no asfalto, conforto e, muito importante, maior durabilidade.
“Estamos muito contentes em trazer essa evolução do produto aqui para o Brasil. O novo TOURANCE™ NEXT 2 é a quarta geração da aclamada linha de produtos TOURANCE™, nascida graças à combinação das últimas tecnologias em termos de materiais e processos da marca especialista em duas rodas e desenvolvida para a última geração de motos aventureiras”, disse Rutembergue Fonseca, diretor comercial e de marketing moto da Pirelli para a América Latina.
Foi aí que comecei a entender um pouco mais sobre os “sapatos" que me levaram até Águas de Lindóia… peço licença para um coppy/paste do release que recebemos, pois foi assim que entendi, e está muito bem explicado. Em tempo, entenda “ombro" da seguinte forma: Existe a faixa central do pneu certo? Onde ele fica em contato com o piso quando estamos rodando em linha reta, pois bem, tanto de um lado como de outro, são os ombros. Ou seja, quem garante nossa segurança nas curvas? Os “ombros" do pneu, somado a nossa destreza e prudência logicamente. Vamos ver o que ele melhorou em relação ao NEXT:
O TOURANCE™ NEXT 2 apresenta traços do pi - π na banda de rodagem, que além de ser um distintivo da marca METZELER, também tem uma razão funcional específica.
As ranhuras longitudinais na parte central da banda de rodagem, que compõem a parte superior do pi, são interrompidas por outras ranhuras para garantir maior estabilidade do composto e, consequentemente, um desgaste uniforme. Da mesma forma, esses sulcos melhoram o desempenho no off-road.
A tecnologia patenteada DYMATEC foi aplicada na banda de rodagem, que envolve uma metodologia de projeto específico para preservar as geometrias funcionais dos blocos e compostos e, consequentemente, o desempenho do pneu ao longo da vida útil. Graças ao DYMATEC, Dynamic Mold Angle Technology, a posição da ranhura ao longo da banda de rodagem determina o ângulo específico de suas paredes, a fim de melhor gerenciar as tensões e garantir a máxima uniformidade de desgaste.
Outra característica importante do pneu dianteiro é a repetição irregular da banda de rodagem (Multi-Pitch Knob Layout), que é uma tecnologia que coloca blocos de composto de diferentes tamanhos em contato com o asfalto, para garantir um rolamento suave e um alto nível de conforto acústico.
Na frente, a METZELER apresenta um inovador composto de alta sílica (85%), contendo polímeros funcionalizados (SBR) que melhoram suas características de aderência em piso molhado e estabilidade, permitindo uma redução da distância de frenagem em mais de 10% e estabilidade total sob diferentes condições.
Quanto ao pneu traseiro do TOURANCE™ NEXT 2, a faixa central replica o mesmo composto da frente, enquanto as áreas dos ombros são totalmente em sílica e formuladas para desempenho em piso molhado e ter aderência ao inclinar. Algumas dimensões apresentam a composição dos compostos da banda de rodagem de acordo com o esquema Cap&Base, enquanto outros usam a fórmula patenteada Hyperbase.
De acordo com o esquema Cap&Base, as áreas dos ombros são em composto macio, que garantem aderência nas curvas e são sobrepostas por uma base de composto mais duro que garante consistência no desempenho e um equilíbrio térmico.
Com o esquema Hyperbase, ambas as áreas dos ombros e a faixa de composto central são suportadas por uma base formulada com um composto específico negro de fumo, gerando estabilidade dinâmica e térmica.
O Tourance Next 2 vem com a proposta de ser mais duradouro e, importante, que entregue mais segurança no final de sua vida útil, sendo 50% mais estável! Ele tem a composição de 90% on road e 10% off road, o que não foi problema para os trechos de terra que pegamos. Vejo muitos amigos num dilema incrível quando vão rodar pela América do Sul por exemplo, quanto ao tipo de pneu usar. Pois bem, andamos aproximados 500 km com esses novos pneus e não posso falar a respeito de durabilidade mas, ele foi criado com essa proposta, de ser melhor que o outro modelo, então…ele é uma evolução do Tourence Next.
O que me chamou a atenção foram os sulcos. Eles tem inclinações diferentes nas paredes internas! Sim, isso mesmo, os chamados “riscos" dos pneus. Essas paredes tem diferentes graus de inclinação uma das outras, para obter melhor performance.
Ao final do primeiro dia, fomos olhar os pneus das outras motos e, tinham pneus novinhos ainda e outros com um desgaste mais acentuado nas “quinas" de alguns sulcos. Muito provavelmente um uso mais agressivo na terra foi o causador disso. Sem problemas pois, não é um pneu para ser exigido demais na terra. Para uma condução mais agressiva existem pneus mais específicos.
Fiquei muito satisfeito com a performance dele nas rodovias, curvas e frenagem, a surpresa foi na estrada de terra mesmo, achei que deixaria a desejar.
Se eu fosse fazer uma viagem pela América do Sul por exemplo, com uso moderado obviamente nas estradas de terra, não me preocuparia em levar um pneu com mais perfil de off road. Iria tranquilamente com um pneu nesse perfil, afinal, a maioria do roteiro seria on road e a durabilidade é um fator que faz muita diferença.
As medidas do novo TOURANCE™ NEXT 2 estarão progressivamente disponível a partir de junho de 2022:
EIXO | ARO | DESCRIÇÃO |
DIANTEIRO |
19" |
100/90 R19 57V |
100/80 R19 59V | ||
120/70 ZR 19 60W | ||
120/70 R 19 60V | ||
21" | 90/90 - 21 54V | |
TRASEIRO |
17" |
130/80 R 17 65V |
140/80 R 17 69V | ||
150/70 R 17 69V | ||
170/60 R 17 72V | ||
18" | 150/70 R 18 70V |
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