Mecânicos na escola
Grupo Izzo investe R$ 1 milhão em Centro de Treinamento para formar técnicos especializados.
Por Leandro Alvares
Por Leandro Alvares
Arthur Caldeira
Com investimentos de cerca de R$ 1 milhão, o Grupo Izzo acaba de inaugurar um Centro de Treinamento na loja Harley-Davidson do Pacaembu, em São Paulo (SP).
O principal objetivo é capacitar os funcionários da empresa para trabalhar com as motos da marca norte-americana e, futuramente, com as outras marcas revendidas pelo grupo, como Ducati, MV Agusta, entre outras.
Mas neste primeiro momento, em função da alta demanda, o foco principal vão ser os modelos custom da Harley.
Os cursos, que vão do Básico ao Avançado, seguem os mesmos padrões e o material didático da Harley University, em Milwaukee, Estados Unidos. O Centro de Treinamento no Brasil vem se juntar aos já existentes no México, Europa e Ásia.
Responsável pelo empreendimento e também gerente de Serviços do Grupo Izzo, Marcelo Peixoto, 35 anos, conhece bem os métodos da matriz norte-americana. Há 13 anos no grupo, Peixoto já fez diversos cursos e treinamentos na Universidade HD e, inclusive, foi premiado o melhor técnico Harley-Davidson em todo o mundo em 2003. “Nosso grande desafio é transformar mecânicos em técnicos especializados”, explica.
Em uma área de 400 m², os alunos têm aulas teóricas na sala de aula e práticas em um espaço com seis boxes, que reproduzem uma oficina padrão da marca, e contam ainda com motores e motos das diversas famílias da Harley.
“Com a abertura de novos concessionários e o aumento das vendas, começamos a ter dificuldades em encontrar pessoal qualificado. O objetivo é oferecer atendimento de qualidade e no prazo estabelecido”, esclarece o gerente.
O módulo mais básico dura cinco dias — divididos em três dias teóricos e dois com a mão na graxa — e já formou duas turmas de seis técnicos. Mas o curso completo com aulas avançadas pode levar dois meses e meio, desde que o técnico seja aprovado.
“Ao final de cada módulo há uma avaliação. Caso não atinja o índice exigido, tem de fazer o treinamento novamente”, alerta. Se aprovado, ao final do curso o técnico receberá o mesmo certificado emitido pela Harley University. “Poderá trabalhar em qualquer loja Harley do mundo inteiro”, finaliza Peixoto.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário