A rede Yamaha de motocicletas, enfim, tem disponíveis as novas versões de três de suas motocas mais sedutoras. As lojas de todo o Brasil abriram as vitrines para a YZR-R1, a TDM900 e a Fazer 600S, que chegaram ao mercado com o objetivo de fisgar ainda mais o coração dos amantes das duas rodas.
Em sua quarta geração, a R1 inicia mais um ano com o slogan de uma das motocicletas mais sofisticadas e carismáticas existentes. O propulsor quadricilíndrico, em linha de 998cc, quatro tempos, DOHC (Double Over Head Camshaft) de cinco válvulas por cilindro desenvolve 175 cavalos, ao peso seco de de 173 kg — na versão 2005 sua potência e massa eram 172 cv e 172 kg, respectivamente.
O chassi, agora denominado Deltabox V, ficou mais leve por meio do processo "Yamaha CF Aluminium Die Casting Technology" (Controlled Filling Die Casting), que dispensa soldas e também elimina 30% do ar encontrado na liga de alumínio na manufatura convencional. A R1 ainda conta com suspensão dianteira invertida, traseira monochoque e freios dianteiros com pinças radiais com rodas de liga mais leves, painel de instrumentos com contagiros análogo e visor multifuncional e um novo anteparo frontal que oferece maior proteção ao piloto.
Mais “dócil”, mais confortável e mais esporte, a máquina recebeu melhorias no motor, fundamentadas no modelo YZ-M1 2005, com o qual o italiano Valentino Rossi conquistou seu sétimo título mundial de MotoGP. O preço sugerido, com base no estado de São Paulo, é de US$ 29.181,00.
Identidade mantida
Lançada em 1992, a TDM900 ganhou atenção especial dos engenheiros da Yamaha Japão durante o projeto do novo modelo. Para que tornar o equipamento mais atraente, o chassi ganhou em rigidez, mas perdeu em peso. Outro exemplo desse esforço foi um braço oscilante mais leve em alumínio, que emprega a mesma tecnologia da R1, porém com um ganho de resistência a torção de 40%.
O propulsor bicilíndrico paralelos, quatro tempos de 897cc, DOHC, recebeu mudanças em seu interior e agora é equipado com um sistema de Injeção eletrônica, passando a desenvolver 88,2 cv a 7.500 rpm. Ao conjunto também foi adotado um câmbio de seis velocidades.
Esteticamente o visual é mais agressivo, com linhas contundentes e elegantes, mas não o suficiente para deixar de ser reconhecido como um modelo TDM. Em relação a isso, Takeshi Umemoto, que executou o desenho atual disse que a moto representa um conceito em si mesmo. “Nós levamos em consideração que um ponto importante a ser mantido era a identidade da TDM. Assim durante o seu desenvolvimento nós tentamos criar um desenho que representasse com criatividade, uma nova forma ao contexto básico”, contou.
Com nova cor e grafismo, o modelo pode ser adquirido pelo valor de US$ 23.423,00.
Estradeira com vocação esportiva
Uma motocicleta estradeira, mas com um toque esportivo no seu comportamento. Esta é a Yamaha Fazer 600S, que proporciona conforto, velocidade, agilidade e satisfação para o condutor.
Com um tanque de combustível com capacidade de 19,4 litros, a autonomia chega aos impressionantes 300 km nas estradas. O bom desempenho é garantido pelo motor herdado da YZF-R6, devidamente “amansado”, cuja potência máxima atinge 98 cv a 12.000 rpm e torque máximo de 6,4 kgf.m a 10.000 rpm.
Para o trânsito pelas ruas, a FZ6 se mostra ágil em qualquer tipo de manobra. A injeção eletrônica de combustível contribui em todos os aspectos, dosando a quantidade de combustível em todas as faixas de rotação do motor. Os dois bicos injetores, bidirecionais, cumprem sua finalidade alimentando os 4 cilindros em linha. O “cérebro” do funcionamento está na ECU (Unidade de Controle Eletrônico), com um processador de 32 bits.
A transmissão de seis velocidades de acionamento triangular aumenta a precisão nas trocas de marchas, assim como uma resistente embreagem, acionada por cremalheira em seu interior, possibilita engates rápidos.
À frente dos quatro cilindros, o largo e ao mesmo tempo compacto radiador tem expressiva capacidade de refrigeração; a ventoinha é acionada por um sensor automaticamente para manter a temperatura ideal de funcionamento do motor.
O chassi em alumínio fundido é construído por duas peças. Sua fixação superior é feita entre o cilindro e cabeçote; a inferior, na balança traseira. O motor fica praticamente “pendurado” no chassi, criando um design limpo e uma grande resistência à torção devido as suas fixações laterais.
As suspensões têm o mesmo curso de 130 mm de compressão. A dianteira, com o usual garfo telescópico, com barras de 43 mm de diâmetro; a traseira, tipo monoamortecida. Ambas absorvem as irregularidades das pistas e são macias, proporcionando maior conforto e segurança.
O painel de instrumentos todo em LCD — Liquid Crystal Digital (Cristal Líquido) — em duas cores não passa despercebido: no contagiros digital, pode-se conferir a rotação do motor pela luz seqüencial emitida do LED. Ao centro do contagiros, tem-se o velocímetro, hodômetro total e dois parciais, medidor de combustível, relógio, temperatura do ar de admissão e da água de refrigeração.
A carenagem frontal, com o mesmo perfil da YZF-R1 tem duplo farol liso com multirefletores e lâmpadas de 12 volts e potência de 60/55 Watts cada. A lanterna e a luz do freio traseiro ficam acima das saídas do escape. Acompanhando a carenagem frontal, o pára-brisa age como proteção e minimiza o ruído interno no painel, reduzindo também a turbulência em ambas as carenagens laterais inferiores.
Todo em aço inoxidável, o sistema de escape termina embaixo do assento e tem protetores envolventes nos silenciadores, que não permitem que a alta temperatura do escape passe para o piloto e passageiro. O preço sugerido é de US$ 19.048,00.
FICHA TÉCNICA
YZR-M1
Comprimento total: 2.085 mm
Largura total: 720 mm
Altura total: 1.105 mm
Altura do assento: 835 mm
Distância entreeixos: 1.415 mm
Altura mínima do solo: 135 mm
Peso seco: 173 kg
Motor: 4 tempos, SOHC, refrigerado a ar, 20 válvulas
Quantidade de cilindros: 4 cilindros
Cilindrada real: 998 cc
Cilindrada usual: 1000 cc
Diâmetro x curso: 77.0 x 53,6mm
Taxa de compressão: 12.4 : 1
Potência máxima: 175 cv a 12.500 RPM
Torque máximo: 11 kgf.m a 10.500 RPM
Sistema de partida: Elétrica
Sistema de lubrificação: cárter úmido
Capacidade do óleo de motor: 3,8 litros
Capacidade do tanque de combustível: 18 litros
Alimentação: Injeção eletrônica
Sistema de ignição: TCI
Transmissão primaria: engrenagens
Transmissão secundária: corrente
Relação de redução primária: 1.512
Relação de redução secundária: 2.647
Embreagem: Multidisco banhado a óleo
Câmbio: Engrenamento constante de 6 velocidades
Relação da marcha 1: 2.533
Relação da marcha 2: 2.063
Relação da marcha 3: 1.762
Relação da marcha 4: 1.522
Relação da marcha 5: 1.364
Relação da marcha 6: 1.269
Quadro: Deltabox V (Aluminium Die-Cast)
Ângulo de cáster: 24º
Trail: 97 mm
Pneu dianteiro: 120/70 ZR1 17 MC
Pneu traseiro: 190/50 ZR1 17 MC
Freio dianteiro: Dois discos de 320 mm de diâmetro cada
Freio traseiro: disco de 220 mm de diâmetro
Suspensão dianteira: garfo telescópico invertido
Suspensão traseira: braço oscilante, monoamortecedor
Curso da suspensão dianteira: 120 mm
Curso da suspensão traseira: 130 mm
Painel de instrumentos: Dois mostradores digitais, um mostrador análogo, luzes espias e luz indicadora de giro limite do motor
Cores: preta
TDM900
Comprimento total: 2.180 mm
Largura total: 800 mm
Altura total: 1.290 mm
Altura do assento: 825 mm
Distância entreeixos: 1.485 mm
Altura mínima do solo: 160 mm
Peso seco: 190 kg
Motor: 4 tempos, DOHC, refrigerado a água, 10 válvulas
Quantidade de cilindros: 2 cilindros paralelos
Cilindrada real: 897 cc
Cilindrada usual: 900 cc
Diâmetro x curso: 92,0 x 67,5 mm
Taxa de compressão: 10,4 : 1
Potência maxima: 86 cv a 7.500 RPM
Torque máximo: 9.1 kgf.m a 6.000 RPM
Sistema de partida: elétrica
Sistema de lubrificação: cárter úmido
Capacidade do óleo de motor: 4,7 litros
Capacidade do tanque de combustível: 20 litros
Alimentação: Injeção eletrônica de combustível
Sistema de ignição: T C I digital
Transmissão primaria: engrenagens
Transmissão secundária: corrente
Relação de redução primária: 1,718
Relação de redução secundária: 2,625
Embreagem: multidisco banhado a óleo
Câmbio: 6 velocidades, engrenagem constante
Relação da marcha 1: 2,750
Relação da marcha 2: 1,947
Relação da marcha 3: 1,545
Relação da marcha 4: 1,240
Relação da marcha 5: 1,040
Relação da marcha 6: 0,923
Quadro: diamond
Ângulo de caster: 25º 05'
Trail: 144 mm
Pneu dianteiro: 120/70 ZR 18M/C
Pneu Traseiro: 160/60 ZR 17 M/C
Freio dianteiro: Dois discos de 298 mm de diâmetro
Freio traseiro: Disco de 245 mm de diâmetro
Suspensão dianteira: garfo telescópico, mola e óleo
Suspensão traseira: Braço oscilante, monoamortecedor
Curso da suspensão dianteira: 150 mm
Curso da suspensão traseira: 133 mm
Painel de instrumentos: Tacômetro análogo com relógio digital, relógio análogo do nível do óleo, janela digital multifuncional e luzes espia
Cores: Azul
FAZER 600S
Comprimento total: 2095 mm
Largura total: 750 mm
Altura total: 1215 mm
Altura do assento: 795 mm
Distância entreeixos: 1440 mm
Altura mínima do solo: 130 mm
Peso seco: 187.0 kg
Motor:
Quantidade de cilindros: DOHC, 4 tempos, refrigerado à água, 4 em linha
Cilindrada real: 600cc
Cilindrada usual: 600 cc
Diâmetro x curso: 65,5 x 44,5 mm
Taxa de compressão: 12.2 :1
Potência maxima: 98 cv a 12.000 RPM
Torque máximo: 6,4 kgf/m a 10.000 RPM
Sistema de partida: Elétrica
Sistema de lubrificação: Carter úmido
Capacidade do óleo de motor: 3,4 litros
Capacidade do tanque de combustível: 19,4 litros
Alimentação: Injeção eletrônica
Sistema de ignição: AC Magneto
Transmissão primaria: Engrenagens
Transmissão secundária: Corrente
Relação de redução primária: 1.955
Relação de redução secundária: 2.875
Embreagem: Multi disco banhado em óleo
Câmbio: Engrenamento Constante 6 velocidades
Relação da marcha 1: 37/13 (2.846)
Relação da marcha 2: 37/19 (1.947)
Relação da marcha 3: 28/18 (1.556)
Relação da marcha 4: 32/24 (1.333)
Relação da marcha 5: 25/21 (1.190)
Relação da marcha 6: 26/24 (1.083)
Quadro: Tipo diamante (Aluminium CF Die-Cast)
Ângulo de caster: 25º
Trail: 97,5 mm
Pneu dianteiro: 120/70 ZR17M/C (58W)
Pneu Traseiro: 180/55 ZR17M/C (73W)
Freio dianteiro: Dois discos de 298 mm de diâmetro
Freio traseiro: Disco de 245 mm de diâmetro
Suspensão dianteira: Telescópica com barras de 43 mm de diâmetro
Suspensão traseira: Monoamortecida, tipo Monocross
Curso da suspensão dianteira: 130 mm
Curso da suspensão traseira: 130 mm
Painel de instrumentos: contagiros digital em duas cores, velocímetro, hodômetro total e dois parciais, medidor de combustível, relógio, temperatura do ar de admissão e da água de refrigeração. As luzes espias indicam combustível na reserva, status do motor, ponto morto (neutro), luz alta e a ativação do sistema de imobilização. Acima do contagiros ficam as duas luzes espias indicadoras de direção.
Cores: Preta