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Máquina alemã com cara de aventura

05 de January de 2008

Murillo Ghigonetto

Durante a última edição do Salão de Milão, em outubro último, o público pode conferir uma série de lançamentos de diferentes montadoras. No entanto, uma das que mais chamou a atenção foi a BMW, com nada menos que cinco novos modelos apresentados no maior evento motociclístico do planeta.

Uma das novidades foi a F 800 GS, versão off-road da já conhecida F 800 S. Com algumas modificações no visual e na parte ciclística e mecânica, a máquina deve chegar ao Brasil no final do primeiro semestre como uma nova aposta do fabricante alemão para o mercado on/off-road.

A F 800 GS segue basicamente os mesmos traços da linha GS dos modelos BMW. O único diferencial está em seu aspecto mais compacto se comparado com a big-trail R 1200 GS.

Na dianteira, chama a atenção o grupo óptico formado por dois faróis, marca quase que registrada das motos bávaras. O painel tem boa visualização e conta com um pequeno mostrador digital a direita com as principais informações de funcionamento do conjunto, e a esquerda o velocímetro e o marcador das rotações, ambos analógicos e sobrepostos.

O tanque, apesar das linhas compactas, é amplo e tem capacidade para 16 litros de combustível. Para os aventureiros de plantão, a boa notícia é que na F 800 GS também é possível fixar nas laterais maletas rígidas feitas em alumínio da grife BMW, úteis para se guardar pequenos objetos como malas e capacetes.

Mecânica e ciclística

Na parte mecânica o motor utilizado pela F 800 GS é um bicilíndrico dispostos paralelamente, com 798 cm³, DOHC (Double Overhead Camshaft), capaz de desenvolver 85cv a 7.500 rpm de potência máxima e torque de 8,3 Kgf.m a 5.750 rpm.

O cambio é de seis marchas com a transmissão final feita por corrente. Apesar de a base mecânica ser praticamente a mesma da F 800 S, a BMW informa que o propulsor recebeu leves modificações em sua estrutura interna que a diferenciam do motor de sua co-irmã.

Se na mecânica a F 800 GS é basicamente a mesma que os outras versões da linha, na ciclística é praticamente outra moto. Em razão de seu apelo off-road, as modificações estiveram focadas no novo quadro tubular em aço e nas suspensões reforçadas.

Com isso, na frente o conjunto está equipado com um garfo telescópico invertido com tubos de 45 mm de diâmetro e suspensão com curso de 230 mm. A roda de 21 polegadas está calçada por pneus de piso misto, com medida 90/90-21. Na traseira, monoamortecedor progressivo com curso de 215 mm, rodas de 17 polegadas e pneus 150/70- R17.

Para parar a F 800 GS, o piloto conta com freios de disco duplo de 300 mm de diâmetro na dianteira e simples de 265 mm na traseira. Entre os opcionais, ABS, manoplas aquecidas, computador de bordo, GPS e alarme.

No Brasil, o modelo deverá estar disponível no final do primeiro semestre. O preço por aqui ainda não foi definido, mas levando-se como base o modelo F 800 S, o valor da venda em São Paulo deve ficar próximo dos R$ 55 mil.

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