Acontece
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André Jordão
A Dafra Motos anunciou uma nova parceria nesta segunda-feira, 13, e com ela um novo produto, o Maxiscooter Citycom 300i. A empresa escolhida desta vez foi a taiwanesa Sanyang Industry (SYM), que nasceu em 1954. A apresentação do scooter aconteceu na fazenda Capuava, no interior de São Paulo e, além da mídia especializada, estiveram presentes concessionários e Jim Hong, diretor da divisão de marketing da SYM.
Hong está no mercado de motos há 25 anos e para ele “é um prazer estar junto com a Dafra lançando um scooter que há um ano vem sendo modificado para o mercado brasileiro”. Este scooter é vendido no mercado europeu há três anos, mas mesmo assim precisou passar por adequações para o nosso mercado. Segundo Victor Trisotto, engenheiro responsável pelo Citycom, “as principais mudanças para a tropicalização aconteceram no aumento da capacidade de arrefecimento, melhora no sistema de freios e adequação da injeção ao nosso combustível”. Para isso, o novo Maxiscooter foi testado em Salvador, Manaus e São Paulo, antes de chegar ao resultado final.
Lembrando que está é a quarta parceria global que a marca brasileira faz desde o seu nascimento em 2008, antes vieram a chinesa Haojue, a indiana TVS Motor Company e a alemã BMW Motorrad. Entretanto, diferentemente da Apache, por exemplo, o Citycom 300i carrega ambas as marcas estampadas em sua carenagem, o que é chamado de co branding ou cooperar para competir.
Creso Franco, presidente da Dafra, também falou e nas suas palavras ficou clara a intenção do Citycom. “O mercado de scooter tende a crescer. Hoje ele ocupa apenas 3% do todo, mas assim como aconteceu na Europa e em Taiwan, irá ocorrer no Brasil também e será a partir de 2011”, disse Franco. A “fatia” do mercado que esta parceria busca atingir está carente, pois ou o consumidor importa um scooter, ou irá andar de 125cc. E a opção que existe de 400cc custa quase R$ 27.000, muito diferente dos R$ 12.290 cobrados pelo Citycom 300i. Por isso Creso Franco foi contundente, “não temos concorrência para este produto”.
Após toda a apresentação fomos para a pista da fazenda sentir na prática toda essa teoria. Mas antes Franco alertou, “não é o local ideal, mas dará para sentir seu desempenho”. Realmente a pista era muito travada, embora em ótimas condições. O Citycom impressionou a todos. O scooter ganha velocidade com facilidade, mostrando ser versátil para as saídas dos faróis. O propulsor monocilíndrico de quatro válvulas tem bom desempenho: 23 cv a 7.500 rpm e 2,44 kgf.m de torque a 5500 rpm. Outro destaque é a transmissão automática CVT, sinônimo de praticidade e agilidade.
O sistema de freios trabalhou muito bem. A pista proporcionava diversos pontos de frenagem e os freios a disco nas duas rodas, equipados com aeroquip (mangueiras de malha de aço), foram eficientes. Falar das suspensões é complicado, a pista não exigiu deste conjunto. Os pneus da Metzeler, somados as rodas de aro 16’, passam muita segurança para inclinar o scooter e fazendo uma analogia com São Paulo, podem salvar vidas nestas ruas esburacadas. Para finalizar, o porto trecos abaixo da ignição é grande e ainda possui uma tomada de 12V, que pode carregar um celular por exemplo. Sob o banco é possível acomodar um capacete fechado, além de jaqueta, luvas...
Os pés do piloto ficam protegidos pelo assoalho, enquanto o garupa conta com pedaleiras retráteis. Aliás, conforto é o ponto forte deste scooter, apesar de achar que o garupa ficou com “mais banco” do que deveria. A injeção eletrônica, a bomba de combustível e o corpo de borboleta são da marca Keihin. Com isso as taxas de emissões são mais que suficientes para atender ao Promot 3.
A Dafra não tem perspectiva de venda para o modelo, mas 700 unidades serão produzidas até o fim do ano. O Citycom 300i poderá ser encontrado já no fim deste mês nas 290 revendas da marca por todo Brasil. Ele será montado na fábrica da Dafra em Manaus (AM) por meio do processo CKD. O scooter terá três opções de cores – preto fosco, azul e branco.