Mais potente e mais leve, Triumph Speed Triple 1200 RS é apresentada

Modelo, que recebe novo motor três cilindros de 1.160 cm³, chega às concessionárias na Europa e nos EUA em março

Por Gabriel Carvalho

Nesta terça-feira (26), a Triumph apresentou oficialmente a Speed Triple 1200 RS, sucessora da Speed Triple 1050 RS. A novidade é mais leve e mais potente do que a antecessora, além de ter recebido novo design e aperfeiçoamentos na eletrônica. 

O grande destaque do modelo é o motor: o três cilindros de 1.050 cm³ da Speed Triple 1050 RS ficou para trás e a agora Speed Triple 1200 RS é equipada com um novo propulsor que mantém a arquitetura de três cilindros, mas agora com 1.160 cm³. 

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Com o aumento da cilindrada veio também um aumento significativo de potência. Na versão anterior, a moto entregava 150 cv de potência máxima a 10.500 giros e torque máximo de 11,88 kgf.m a 7.150 rotações por minuto. 

A Speed Triple 1200 RS chega com potência máxima de 180 cv a 10.750 giros e torque máximo de 12,74 kgf.m a 9 mil rotações por minuto. A nova transmissão de seis velocidades, com quickshifter bidirecional de série, proporciona trocas mais suaves e precisas, segundo a fabricante. 

O novo design tem como principal chamariz o novo farol dianteiro, que segue o desenho que estreou na nova geração da Street Triple RS – esta, uma das atrações do estande da Triumph no Salão Duas Rodas de 2019 e já a venda no Brasil. 


Foto: Divulgação

O chassi, em alumínio, é 17% mais leve do que o da Speed Triple 1050 RS, segundo a fabricante. Com o trabalho de redução de peso em outras partes da moto, como no motor, a Triumph chegou a um peso em ordem de marcha de 198 quilos para a Speed Triple 1200 RS, dez quilos a menos do que na geração anterior. 

Nos equipamentos, itens de primeira linha para a novidade: os freios são fornecidos pela Brembo, com pinças Stylema na dianteira e discos de 320mm, enquanto na traseira há um disco de 220mm, também com pinças da Brembo. 

O conjunto de suspensão fica a cargo da Öhlins, com garfo invertido na dianteira e amortecedor único na traseira. O sistema permite ajuste de pré-carga, compressão e retorno tanto na dianteira como na traseira. 

Na parte de eletrônica, são cinco modos de pilotagem - Road, Rain, Sport, Track e Rider (o último permite o ajuste dos parâmetros de acordo com a preferência do piloto) - e quatro níveis de controle de tração, que está conectado ao antiwheelie. O ABS atuante em curvas foi aperfeiçoado, de acordo com a marca, e oferece um modo de pista que promete ser menos intrusivo. 


Foto: Divulgação

O painel TFT de cinco polegadas permite conexão com smartphones, com câmera de ação da GoPro e é o local no qual o motociclista visualiza a configuração da eletrônica, além da navegação curva a curva. Além disso, a Speed Triple 1200 RS pode ser personalizada com 35 itens adicionais fornecidos pela própria fabricante, como manoplas aquecidas e monitor de pressão dos pneus, por exemplo. 

Segundo a Triumph, a Speed Triple 1200 RS chega às concessionárias na Europa e nos Estados Unidos em março. Nos EUA, o preço inicial do modelo é de US$ 18.300, aproximadamente R$ 98.100 em conversão direta. 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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