Maior fiscalização reduz mortes no trânsito em SP
Número de homicídios por acidente de trânsito em janeiro é 30% menor do que o registrado em dezembro de 2012
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
O número de homicídios culposos por acidente de trânsito no Estado de São Paulo caiu 30% em janeiro (290), na comparação o mês anterior (415), e 12,9% na comparação com janeiro de 2012. Desde dezembro do ano passado, com o endurecimento da Lei Seca, o Governo de São Paulo tem intensificado a fiscalização para prevenir e reduzir acidentes e mortes no trânsito causadas pelo consumo de álcool e drogas.
Somente em janeiro deste ano, as polícias Militar e Rodoviária realizaram diversas blitze em todo o Estado. Ao todo, 12.158 motoristas foram submetidos ao teste do etilômetro. Destes, 5.368 foram flagrados cometendo infração ao artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro/CTB (infração administrativa) e 469 foram presos em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante (artigo 306 do CTB).
No mesmo período, foram registradas 43 mortes a menos no trânsito em todo Estado. Na capital, a redução do número de vítimas fatais em acidentes foi de 29% na comparação com 2012. Na região metropolitana, a queda foi de 19,5%. No interior, foram registradas reduções expressivas nas regiões de São José do Rio Preto (38,2%), Campinas (25,8%) e Ribeirão Preto (14,7%).
Desde o dia 8/02, o Governo do Estado mantém em atividade o Programa Direção Segura, uma ação integrada entre oito secretarias e a sociedade civil para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito. A ação é coordenada pelo Detran.SP e, graças a participação de diferentes órgãos, torna mais rápida e efetiva a fiscalização aos motoristas.
Somente nos primeiros dias de operação do novo programa, cerca de 1.000 motoristas foram submetidos ao teste do etilômetro. Destes, 168 foram autuados e 19 foram presos por crime de embriaguez ao volante. O cronograma de expansão do Programa Direção Segura está em fase de elaboração.
Fotos: Guilherme Lara Santos/Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário