Ícone de tradição no mercado brasileiro de motocicletas, a linha Honda CG atingiu em 2008 a marca de seis milhões de unidades comercializadas ao longo de seus 32 anos de história no país.
Em pouco mais de três décadas, o modelo de baixa cilindrada evoluiu seis gerações. A trajetória teve início em 1976, com o lançamento da CG 125, a primeira motocicleta da marca de fabricação nacional. Em 1981, a Honda lançou a versão a álcool da pequena moto. Dois anos mais tarde, veio a segunda geração com câmbio de cinco marchas.
Outra inovação foi a moto CG 125 Cargo. A versão foi apresentada em 1988 para uso profissional e contava com um bagageiro projetado para carregar um volume maior e receber a instalação de baú.
A terceira geração (1989-1994) chegou com a motocicleta CG 125 Today, que apresentava design com a inclusão de rabeta e alterações no painel e no banco. Em 1991, o modelo teve mais de 70 alterações no motor e 74 no chassi, garantindo aumento de potência e economia de combustível.
Em 1994, a CG 125 Titan com formas arredondadas e alças traseiras nas laterais dava início à quarta geração. Nesse período, teve aproximadamente 90 alterações técnicas.
No ano 2000, a quinta geração apresentou design com maior harmonia e as versões KS (partida a pedal e freios a tambor) e ES (partida elétrica e freio dianteiro a disco) da CG 125 Titan. Além disso, o modelo passou a contar com farol com refletores multifocais, painel com marcador de combustível, chassi estampado, bateria selada, tanque com maior capacidade e o exclusivo sistema anti-esvaziamento tuff-up.
A sexta geração surgiu em 2004, com a chegada da CG 150 Titan em três versões: KS (partida pedal e freios a tambor), ES (partida elétrica e freios a tambor) e ESD (partida elétrica, freio dianteiro a disco e suporte do pedal de apoio do garupa fixado ao chassi).
Desde então, surgiram outros três modelos: CG 125 Fan, CG 150 Job e CG 150 Sport. Em 2006, a Honda ainda lançou uma série especial da CG 150 Titan, em comemoração aos 35 anos da montadora no Brasil.
Nos cinco primeiros meses deste ano, segundo dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Similares), foram vendidas 432.334 unidades zero km da linha CG.
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário