Lander 250 ABS, versátil, robusta e segura!

A versatilidade é um dos pontos fortes da Lander 250 ABS.

Por Trinity Ronzella

Todo terreno

 

Para quem pensa que moto on-off road é para asfalto e terra, está esquecendo de alguns detalhes importantes que podem fazer a diferença.

Nossas ruas e estradas estão como sempre foram, mal cuidadas. Soma-se a isso, o serviço ruim feito pelas empresas responsáveis que deveriam “arrumar" os defeitos de nossas vias públicas.

Pronto! Nós andamos em colchas de retalhos diariamente devido a um serviço mal feito que, querendo ou não, judiam do nosso corpo. Além disso, temos ainda muito paralelepípedo por nossas ruas, ou seja, esses são os "todo terreno" que enfrentamos diariamente.

Yamaha Lander 250 ABS -  Foto: Thiago Dantas

 

E é nessa realidade que entram as motos on-off road para uso cotidiano. Elas têm um conjunto de suspensões mais preparados para enfrentar irregularidades do mundo off-road que infelizmente existem nas cidades, atendem muito bem a nossa realidade com buracos, valetas, lombadas e remendos.

Na Lander 250 ABS, quem garante nosso conforto e segurança (sim, suspensão boa é segurança) é uma suspensão dianteira de 220 mm de garfo telescópico e traseira Monocross com link de 204 mm (roda), que garantem o conforto em todo terreno.

Yamaha Lander 250 ABS é fácil de mudar a direção, independente do terreno - Foto: Thiago Dantas

Outro ponto positivo desse estilo é a dirigibilidade. A Lander se mostrou incrivelmente fácil, e até prazeroza, de se conduzir no trânsito pesado e congestionamentos, é quase uma trilha urbana!

 

A Lander 250 ABS

 

Com novo grafismo, a Lander 250 ABS traz boas recordações da consagrada XT660 pelo estilo e a cor.

O ABS na roda dianteira para uma moto on-off road é o melhor dos mundos, pois funciona muito bem na terra e asfalto. Não trava a roda dianteira, o que normalmente nos leva ao chão, e permite travar a roda traseira, que facilita para direcionar a moto em uma curva, por exemplo. Além de, com o freio travado, dar mais grip para uma parada de emergência.

Yamaha Lander 250 ABS -  Foto: Thiago Dantas

 

Eleita a melhor moto trail de 2022 no Moto de Ouro, ela atende muito bem a quem procura uma moto versátil e segura na categoria 250 cc.

A confiança é um fator importante para essas motos que, muitas vezes, são expostas a uso mais extremo. Diariamente no "leva e traz" das cidades, por exemplo.

Pistão forjado em alumínio e cilindro revestido em cerâmica, são características das motos maiores mas, estão na Lander. Isso garante resistência e baixa manutenção, permitinto portanto a Yamaha oferecer a maior garantia do mercado, de 4 anos.

Yamaha Lander 250 ABS encara todo tipo de terreno -  Foto: Thiago Dantas

 

Na estrada, andando a velocidade entre 90 a 100 km/h, o câmbio de 5 velocidades atende bem e, pode calcular uma quilometragem para abastecer superior a 300 km. Os 13,6 litros do tanque aliados ao baixo consumo, fazem com que ela alcance essa distância, lembrando que a reserva é de 4,1 litros.

Com potência de 20,5 cv a 8.000 rpm e torque de 21Kgf.m a 6.500 rpm, permitem que os 153 kg fiquem “mais leves” tanto na cidade como no off road.

Tem três opções de cores: Dakar Areia, Black Eclipse e Competition Blue.

Yamaha Lander 250 ABS na estrada -  Foto: Thiago Dantas

 

Valor

 

Ela custa a partir de R$ 23.190,00 + Frete e seguro frete mas, no site da Yamaha aparecem várias concessionárias e, o menor preço encontrado ficou a partir de R$ 25.660,00 e o maior de R$ 28.069,00. Vale dar uma pequisada pois uma delas tinha a moto a pronta entrega e as outras com prazo de entrega para início de outubro. (Pesquisa feita em 06 de setembro de 2022)

Yamaha Lander 250 ABS -  Foto: Thiago Dantas

 

Nosso Teste

 

Cidade

Usamos em meio ao trânsito pesado, ruas mais tranquilas, lombadas, valetas, costurando o trânsito, enfim, fizemos de tudo. Ela é fácil de manejar no trânsito pesado – o que tem atraído a atenção de motociclistas inciantes – e a suspensão mais o banco macio, tornou o uso urbano bem confortável. Ponto positivo para o freio eficiente e conforto.

 

Yamaha Lander 250 ABS não passa aperto no trânsito pesado -  Foto: Thiago Dantas

 

Na estrada

 

Não é uma moto para velocidade, nem tem aerodinâmica para isso, a proposta é outra mas, nos mais de 700 km rodados com ela, a velocidade confortável ficou nos 100/110km/h. Atinge acima dos 120 km/h sem problemas mas, o consumo aumenta. A faixa confortável/econômica fica entre os 80 e 90 km/h. Não senti falta de uma carenagem maior durante o uso, até porque a proposta da moto não é essa.

Rodei a noite e o conjunto ótico ilumina bem, o painel tem fácil leitura mas, um ponto negativo: As luzes de luz alta que aparecem no painel, também são altas a ponto de incomodar, poderia ser uma luz mais fraca.

 

Yamaha Lander 250 ABS -  Foto: Thiago Dantas

 

No off-road.

 

Off-road para esse estilo de moto sem alterações, são as estradas de terra para um passeio sem restrições mas…ela permite mais. Foi difícil me segurar e ficar no “arroz com feijão”, resolvemos exigir mais da moto, até porque ela permitiu isso, estando totalmente original.

Yamaha Lander 250 ABS aceita bons desafios e te leva para lugares isolados  - Foto: Thiago Dantas

 

 

Fácil de pilotar em lugares mais estreitos, suspensões ajudaram bastante a atravessar um rio com pedras, enfim. Ela atende muito bem a proposta e entrega mais do que se espera.

Os pneus tem bom grip e atendeu bem nas mais variadas situações.

Yamaha Lander 250 ABS consegue passar obstáculos com facilidade-  Foto: Thiago Dantas

 

Conclusão

Uma moto super versátil que atende tanto o uso para trabalho como para passeio. Quem busca uma moto para se aventurar, também encontrará na Lander 250 ABS uma boa companheira. Graças a comprovada qualidade, tem uma boa garantia que dá tranquilidade e lhe dá um bom valor de revenda, revisões a preço fixo que ajudam a programar as despesas, e te leva a qualquer lugar com conforto e segurança...Versatilidade pura. A posição de pilotagem é muito boa e confortável. Ótima opção!

Yamaha Lander 250 ABS cruzando água - Foto: Thiago Dantas


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br