Lander 250 ABS, versátil, robusta e segura!
A versatilidade é um dos pontos fortes da Lander 250 ABS.
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Para quem pensa que moto on-off road é para asfalto e terra, está esquecendo de alguns detalhes importantes que podem fazer a diferença.
Nossas ruas e estradas estão como sempre foram, mal cuidadas. Soma-se a isso, o serviço ruim feito pelas empresas responsáveis que deveriam “arrumar" os defeitos de nossas vias públicas.
Pronto! Nós andamos em colchas de retalhos diariamente devido a um serviço mal feito que, querendo ou não, judiam do nosso corpo. Além disso, temos ainda muito paralelepípedo por nossas ruas, ou seja, esses são os "todo terreno" que enfrentamos diariamente.
E é nessa realidade que entram as motos on-off road para uso cotidiano. Elas têm um conjunto de suspensões mais preparados para enfrentar irregularidades do mundo off-road que infelizmente existem nas cidades, atendem muito bem a nossa realidade com buracos, valetas, lombadas e remendos.
Na Lander 250 ABS, quem garante nosso conforto e segurança (sim, suspensão boa é segurança) é uma suspensão dianteira de 220 mm de garfo telescópico e traseira Monocross com link de 204 mm (roda), que garantem o conforto em todo terreno.
Outro ponto positivo desse estilo é a dirigibilidade. A Lander se mostrou incrivelmente fácil, e até prazeroza, de se conduzir no trânsito pesado e congestionamentos, é quase uma trilha urbana!
Com novo grafismo, a Lander 250 ABS traz boas recordações da consagrada XT660 pelo estilo e a cor.
O ABS na roda dianteira para uma moto on-off road é o melhor dos mundos, pois funciona muito bem na terra e asfalto. Não trava a roda dianteira, o que normalmente nos leva ao chão, e permite travar a roda traseira, que facilita para direcionar a moto em uma curva, por exemplo. Além de, com o freio travado, dar mais grip para uma parada de emergência.
Eleita a melhor moto trail de 2022 no Moto de Ouro, ela atende muito bem a quem procura uma moto versátil e segura na categoria 250 cc.
A confiança é um fator importante para essas motos que, muitas vezes, são expostas a uso mais extremo. Diariamente no "leva e traz" das cidades, por exemplo.
Pistão forjado em alumínio e cilindro revestido em cerâmica, são características das motos maiores mas, estão na Lander. Isso garante resistência e baixa manutenção, permitinto portanto a Yamaha oferecer a maior garantia do mercado, de 4 anos.
Na estrada, andando a velocidade entre 90 a 100 km/h, o câmbio de 5 velocidades atende bem e, pode calcular uma quilometragem para abastecer superior a 300 km. Os 13,6 litros do tanque aliados ao baixo consumo, fazem com que ela alcance essa distância, lembrando que a reserva é de 4,1 litros.
Com potência de 20,5 cv a 8.000 rpm e torque de 21Kgf.m a 6.500 rpm, permitem que os 153 kg fiquem “mais leves” tanto na cidade como no off road.
Tem três opções de cores: Dakar Areia, Black Eclipse e Competition Blue.
Ela custa a partir de R$ 23.190,00 + Frete e seguro frete mas, no site da Yamaha aparecem várias concessionárias e, o menor preço encontrado ficou a partir de R$ 25.660,00 e o maior de R$ 28.069,00. Vale dar uma pequisada pois uma delas tinha a moto a pronta entrega e as outras com prazo de entrega para início de outubro. (Pesquisa feita em 06 de setembro de 2022)
Usamos em meio ao trânsito pesado, ruas mais tranquilas, lombadas, valetas, costurando o trânsito, enfim, fizemos de tudo. Ela é fácil de manejar no trânsito pesado – o que tem atraído a atenção de motociclistas inciantes – e a suspensão mais o banco macio, tornou o uso urbano bem confortável. Ponto positivo para o freio eficiente e conforto.
Não é uma moto para velocidade, nem tem aerodinâmica para isso, a proposta é outra mas, nos mais de 700 km rodados com ela, a velocidade confortável ficou nos 100/110km/h. Atinge acima dos 120 km/h sem problemas mas, o consumo aumenta. A faixa confortável/econômica fica entre os 80 e 90 km/h. Não senti falta de uma carenagem maior durante o uso, até porque a proposta da moto não é essa.
Rodei a noite e o conjunto ótico ilumina bem, o painel tem fácil leitura mas, um ponto negativo: As luzes de luz alta que aparecem no painel, também são altas a ponto de incomodar, poderia ser uma luz mais fraca.
Off-road para esse estilo de moto sem alterações, são as estradas de terra para um passeio sem restrições mas…ela permite mais. Foi difícil me segurar e ficar no “arroz com feijão”, resolvemos exigir mais da moto, até porque ela permitiu isso, estando totalmente original.
Fácil de pilotar em lugares mais estreitos, suspensões ajudaram bastante a atravessar um rio com pedras, enfim. Ela atende muito bem a proposta e entrega mais do que se espera.
Os pneus tem bom grip e atendeu bem nas mais variadas situações.
Uma moto super versátil que atende tanto o uso para trabalho como para passeio. Quem busca uma moto para se aventurar, também encontrará na Lander 250 ABS uma boa companheira. Graças a comprovada qualidade, tem uma boa garantia que dá tranquilidade e lhe dá um bom valor de revenda, revisões a preço fixo que ajudam a programar as despesas, e te leva a qualquer lugar com conforto e segurança...Versatilidade pura. A posição de pilotagem é muito boa e confortável. Ótima opção!
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário