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Lançamentos: Smart, STX e Motard

15 de September de 2009

Aldo Tizzani

Você saberia dizer o que a Dafra e a Sundown tem em comum? Ambas utilizam tecnologia chinesa em seus produtos. Além disso, semana passada as duas marcas apresentaram novidades. Na linha Dafra a atração é o novo scooter Smart, com motor de 125 cc injetado, fruto da parceria com Haojue. Já a Sundown lançou sua linha on/off-road – STX e Motard – com motores menores, agora de 125 cc.

Com design arrojado, o Smart é um veículo estritamente urbano que está equipado com motor monocilíndrico, OHC (comando simples no cabeçote) de 124,6 cm3, que gera 10,3 cv a 8.000 rpm de potencia máxima. O pequeno propulsor conta com um diferencial: cilindro cerâmico, utilizado em motos de alto desempenho. Detalhe: o Smart é o primeiro produto Dafra a adotar sistema de injeção eletrônica de combustível. Para facilitar a vida do condutor, o scooter conta ainda com a comodidade da transmissão automática CVT.

O Dafra Smart 125 traz freio a disco na roda dianteira, completo painel de instrumentos, porta-objetos sob o assento e um “porta-luvas” no anteparo do escudo frontal, como nas tradicionais Vespa e Piaggio. Para completar, o scooter está disponível nas cores preto, grafite, vinho e amarelo e tem 1 ano de garantida. O preço do novo scooter da Dafra ainda não foi definido pelo fabricante.

Já a Sundown Motos apresenta duas opções de entrada da linha STX. A STX e a Motard agora também estão equipadas com o motor de 125 cilindradas. Em ambos os modelos é utilizado novo motor de 125 cm³, que produz 10,87 cv de potência máxima. Já o câmbio de cinco velocidades foi reescalonado para se adequar ao novo motor.

Além de mais econômico, o novo propulsor está de acordo com a nova legislação de emissão de poluentes (Promot 3) que entrou em vigor em janeiro. Já o entre-eixos é o mesmo das versões de 200 cc, que continuam no lineup da Sundown.

Os dois modelos são equipados com freio a disco e partida elétrica de série, tanque de combustível com capacidade para 10,6 litros, pedais articulados, escapamento com ponteira em aço inox, com protetor antiqueimadura. O painel de instrumentos transmite várias informações ao piloto: velocímetro e conta-giros analógicos, luzes de alerta e hodômetro total.

Nas versões de 125 cc, a altura do assento foi reduzida. A agora a STX conta tem 880 mm e a Motard 830 mm, o que facilita o acesso para pilotos de baixa estatura.

Como diferencial, a Motard está equipada com aros de alumínio de 17 polegadas, pneus com perfil esportivo e suspensão invertida na dianteira. Lançada em 2007, a versão Motard de 200 cc foi a pioneira dentro da nova categoria.

O preço sugerido da STX 125 é de R$ 6.450 e, para a Motard 125, é de R$ 7.100.

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