Lançamento: Royal Enfield Shotgun 650 no Brasil
Royal Enfield Shotgun 650 2026 chega ao Brasil com preço inicial de R$ 33.990
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A Royal Enfield confirmou oficialmente a chegada da Shotgun 650 ao Brasil. O modelo, que se destaca pelo estilo bobber, vem para reforçar a família 650 da marca, que já conta com a Interceptor, Continental GT e Super Meteor. Com preço inicial de R$ 33.990, a novidade promete conquistar os motociclistas que buscam estilo e versatilidade.
A convite da Royal Enfield, o moto.com.br teve a oportunidade de testar a motocicleta em primeira mão. O modelo já chega ao Brasil como linha 2026 e as vendas começam neste sábado, 22 de fevereiro, para os entusiastas que desejam garantir a novidade antes do lançamento oficial.
Construída sobre a plataforma 650-Twin, a Shotgun 650 foi desenvolvida para homenagear a cultura da customização, seguindo o conceito "by custom, for custom" – ou seja, criada por customizadores para customização.
O modelo roadster compartilha a plataforma com a Super Meteor e o motor bicilíndrico paralelo de 650cc, que é capaz de entregar 47 cv de potência e 5,3 kgf.m de torque. A transmissão é de seis velocidades.
A ergonomia foi pensada para oferecer conforto e controle. A posição intermediária dos pedais, combinada com um assento a 795 mm do solo e um guidão estrategicamente posicionado, proporciona uma pilotagem intuitiva. O assento flutuante, tanto para o piloto como o garupa, reforça o apelo visual da moto.
Um dos grandes diferenciais da Shotgun 650 é seu design modular, que permite alternar facilmente entre três configurações: monoposto, biposto e uma versão voltada para turismo com bagagem. O modelo já vem de séie com banco de garupa e pode ser removido de maneira simples, garantindo versatilidade ao piloto.
Além disso, o farol de LED é montado em uma carenagem neo-moderna, que pode ser facilmente retirada e customizada pelo cliente.
A suspensão foi ajustada para proporcionar uma experiência de pilotagem equilibrada. Na dianteira, a motocicleta conta com garfos Showa de 43 mm. Já na traseira, os amortecedores duplos oferecem ajuste de pré-carga em cinco níveis.
Os pneus são sem câmara de 18" na frente e 17" atrás e os freios de ABS de duplo canal, contam com discos de freio de 320 mm na dianteira e 300 mm na traseira.
Seguindo a proposta de customização e personalização, a Shotgun 650 chega ao mercado com uma ampla gama de acessórios. O modelo estará disponível em quatro opções de cores exclusivas: Stencil White, Plasma Blue, Green Drill e Sheetmetal Grey.
O Test Ride de lançamento aconteceu hoje (19/02), e fomos até a região de Pinheiros, em São Paulo, buscar a motocicleta. De imediato, chamou a atenção o capricho no design, com destaque para o banco flutuante e o acabamento bem trabalhado, incluindo a fiação bem escondida.
Durante os testes, estavam disponíveis todas as quatro opções de cores do modelo. Escolhi a Green Drill, que combina um tom esverdeado, detalhes em amarelo e para-lamas pretos. Além disso, escapamento, motor e detalhes das botoeiras são na cor preta, conferem à moto um visual mais agressivo e estiloso.
Ao subir na moto e dar a partida no motor bicilíndrico de 650 cc, ficou evidente a similaridade do ronco com o da Super Meteor. No entanto, um som mais encorpado poderia ter sido um diferencial interessante. O tanque de 13,7 litros, menor que o da Super Meteor, aliado ao banco flutuante e às pedaleiras centrais, garantem uma ergonomia que veste bem o piloto, facilitando a busca por uma posição confortável de pilotagem.
Nas ruas da capital paulista, a Shotgun 650 mostrou ser ágil nas mudanças de direção. O entre-eixos mais curto, rodas menores e guidão mais estreito em comparação com a Super Meteor tornam a pilotagem dinâmica. Os escapes duplos, levemente inclinados para cima, não atrapalham na hora de passar pelos corredores de trânsito e não raspam em valetas ou lombadas.
Apesar das altas temperaturas, chegando perto dos 40ºC, o calor do motor não chegou a incomodar. Além disso, o bom torque em baixas rotações permite rodar tranquilamente pela cidade sem a necessidade de constantes trocas de marcha.
Após enfrentar o trânsito intenso de São Paulo, seguimos pela Rodovia dos Bandeirantes rumo a Vinhedo. Na estrada, a Shotgun 650 mostrou sua competência: o motor bicilíndrico paralelo manteve uma velocidade de cruzeiro entre 120 e 130 km/h com baixíssima vibração, proporcionando uma condução confortável em viagens mais longas.
O assento monoposto, além de estiloso, se mostrou confortável, na medida do possível. Ele é melhor do que o da Interceptor. O velocímetro, o mesmo da Super Meteor, exibe diversas informações, incluindo indicador de marcha, mas pode confundir inicialmente por apresentar velocidade em km/h e mph ao mesmo tempo.
A suspensão dianteira Showa transmite segurança e absorve bem as irregularidades do solo, já a traseira, conta com ajuste de pré-carga em cinco níveis. Os freios ByBre são um ponto positivo, garantindo frenagens precisas e eficientes.
Ao pegar uma estrada sinuosa entre Itatiba e Vinhedo, a Shotgun 650 mostrou sua leveza e agilidade nas curvas. A moto responde de forma precisa, proporcionando uma pilotagem prazerosa e divertida. Foi impossível não sorrir ao contornar as curvas com facilidade.
Um detalhe curioso é a tomada USB, posicionada dentro de um compartimento com chave no lado esquerdo da moto, onde também ficam as ferramentas. Apesar da proteção contra água, a falta de um suporte adequado pode dificultar o uso do carregador durante a pilotagem.
Durante uma parada para almoço, observamos a facilidade de remoção do subframe traseiro e do banco, permitindo transformar a moto em poucos segundos. A versão monoposto com a grelha foi o estilo que eu mais gostei.
Ao retornar para São Paulo, ficou evidente o compromisso da Royal Enfield com a proposta do “motopurismo”, oferecendo uma moto que alia estilo, desempenho e diversão. A sensação de satisfação ao final do teste foi clara: a Shotgun 650 entrega potência na medida certa e uma pilotagem prazerosa, convidando você a rodar ainda mais quilômetros.
A Royal Enfield Shotgun 650 2026 estará disponível para venda a partir de sábado, 22/02, com quatro opções de cores e três faixas de preço:
➡️ Steel Metal Grey: R$ 33.990
➡️ Drill Green e Plasma Blue: R$ 34.490
➡️ Stencil White: R$ 34.990
Curiosamente, os preços são os mesmos da Super Meteor 2025. Será que a linha 2026 da Cruiser sofrerá um reajuste? Fica a dúvida. E você, o que achou da Shotgun 650? Deixe sua opinião nos comentários!
MOTOR |
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Tipo | Bicilíndrico em paralelo, 4 tempos, SOHC, refrigeração a ar e radiador de óleo |
Cilindrada | 648 cc |
Diâmetro x Curso | 78 mm x 67.8 mm |
Potência Máxima | 47 cv a 7.250 rpm |
Torque Máximo | 5.3 kgf.m a 5.650 rpm |
Sistema de Alimentação | Injeção Eletrônica de combustível |
Relação de Compressão | 9.5 : 1 |
Tanque de Combustível | 13,8 litros |
Transmissão | 6 velocidades |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo |
Combustível | Gasolina |
CHASSI |
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Tipo | Espinha tubular em aço |
Suspensão Dianteira | Amortecedores Showa com garfo telescópico invertido, 120 mm de curso |
Suspensão Traseira | Amortecedores duplos Showa, 90mm de curso com ajuste de carga |
Freio Diant. / Diâmetro | Disco / 320 mm |
Freio Tras. / Diâmetro | Disco / 320 mm |
ABS | Duplo Canal |
Pneu Dianteiro | 100/90 - 18 (Tipo Tubeless) |
Pneu Traseiro | 150/70 – 17 (Tipo Tubeless) |
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