Lançamento: Royal Enfield Shotgun 650 no Brasil

Royal Enfield Shotgun 650 2026 chega ao Brasil com preço inicial de R$ 33.990

Por Thiago Dantas

A Royal Enfield confirmou oficialmente a chegada da Shotgun 650 ao Brasil. O modelo, que se destaca pelo estilo bobber, vem para reforçar a família 650 da marca, que já conta com a InterceptorContinental GT e Super Meteor.  Com preço inicial de R$ 33.990, a novidade promete conquistar os motociclistas que buscam estilo e versatilidade.

 
Royal Enfield Shotgun 650 - Foto: Guilherme Veloso - @outraperspectiva

 

Primeiro contato 

A convite da Royal Enfield, o moto.com.br teve a oportunidade de testar a motocicleta em primeira mão. O modelo já chega ao Brasil como linha 2026 e as vendas começam neste sábado, 22 de fevereiro, para os entusiastas que desejam garantir a novidade antes do lançamento oficial.

Construída sobre a plataforma 650-Twin, a Shotgun 650 foi desenvolvida para homenagear a cultura da customização, seguindo o conceito "by custom, for custom" – ou seja, criada por customizadores para customização. 

 


Foto: Thiago Dantas

 

O modelo roadster compartilha a plataforma com a Super Meteor e o motor bicilíndrico paralelo de 650cc, que é capaz de entregar 47 cv de potência e 5,3 kgf.m de torque. A transmissão é de seis velocidades.

A ergonomia foi pensada para oferecer conforto e controle. A posição intermediária dos pedais, combinada com um assento a 795 mm do solo e um guidão estrategicamente posicionado, proporciona uma pilotagem intuitiva. O assento flutuante, tanto para o piloto como o garupa, reforça o apelo visual da moto.

 

Design modular e personalização

Um dos grandes diferenciais da Shotgun 650 é seu design modular, que permite alternar facilmente entre três configurações: monoposto, biposto e uma versão voltada para turismo com bagagem. O modelo já vem de séie com banco de garupa e pode ser removido de maneira simples, garantindo versatilidade ao piloto.

Além disso, o farol de LED é montado em uma carenagem neo-moderna, que pode ser facilmente retirada e customizada pelo cliente.

 


Banco duplo é de série - Foto: Thiago Dantas

 

A suspensão foi ajustada para proporcionar uma experiência de pilotagem equilibrada. Na dianteira, a motocicleta conta com garfos Showa de 43 mm. Já na traseira, os amortecedores duplos oferecem ajuste de pré-carga em cinco níveis. 

Os pneus são sem câmara de 18" na frente e 17" atrás e os freios de ABS de duplo canal, contam com discos de freio de 320 mm na dianteira e 300 mm na traseira. 

Seguindo a proposta de customização e personalização, a Shotgun 650 chega ao mercado com uma ampla gama de acessórios. O modelo estará disponível em quatro opções de cores exclusivas: Stencil White, Plasma Blue, Green Drill e Sheetmetal Grey.

 


Foto: Thiago Dantas

 

Test Ride de lançamento

O Test Ride de lançamento aconteceu hoje (19/02), e fomos até a região de Pinheiros, em São Paulo, buscar a motocicleta. De imediato, chamou a atenção o capricho no design, com destaque para o banco flutuante e o acabamento bem trabalhado, incluindo a fiação bem escondida.

Durante os testes, estavam disponíveis todas as quatro opções de cores do modelo. Escolhi a Green Drill, que combina um tom esverdeado, detalhes em amarelo e para-lamas pretos. Além disso, escapamento, motor e detalhes das botoeiras são na cor preta, conferem à moto um visual mais agressivo e estiloso.

Ao subir na moto e dar a partida no motor bicilíndrico de 650 cc, ficou evidente a similaridade do ronco com o da Super Meteor. No entanto, um som mais encorpado poderia ter sido um diferencial interessante. O tanque de 13,7 litros, menor que o da Super Meteor, aliado ao banco flutuante e às pedaleiras centrais, garantem uma ergonomia que veste bem o piloto, facilitando a busca por uma posição confortável de pilotagem.

 


Royal Enfield Shotgun 650 - Foto: Guilherme Veloso - @outraperspectiva
 

Agilidade e dirigibilidade na cidade

Nas ruas da capital paulista, a Shotgun 650 mostrou ser ágil nas mudanças de direção. O entre-eixos mais curto, rodas menores e guidão mais estreito em comparação com a Super Meteor tornam a pilotagem dinâmica. Os escapes duplos, levemente inclinados para cima, não atrapalham na hora de passar pelos corredores de trânsito e não raspam em valetas ou lombadas.

 


Royal Enfield Shotgun 650 - Foto: Guilherme Veloso - @outraperspectiva

 

Apesar das altas temperaturas, chegando perto dos 40ºC, o calor do motor não chegou a incomodar. Além disso, o bom torque em baixas rotações permite rodar tranquilamente pela cidade sem a necessidade de constantes trocas de marcha.

 

Performance na estrada

Após enfrentar o trânsito intenso de São Paulo, seguimos pela Rodovia dos Bandeirantes rumo a Vinhedo. Na estrada, a Shotgun 650 mostrou sua competência: o motor bicilíndrico paralelo manteve uma velocidade de cruzeiro entre 120 e 130 km/h com baixíssima vibração, proporcionando uma condução confortável em viagens mais longas.

 


Royal Enfield Shotgun 650 - Foto: Guilherme Veloso - @outraperspectiva

 

O assento monoposto, além de estiloso, se mostrou confortável, na medida do possível. Ele é melhor do que o da Interceptor. O velocímetro, o mesmo da Super Meteor, exibe diversas informações, incluindo indicador de marcha, mas pode confundir inicialmente por apresentar velocidade em km/h e mph ao mesmo tempo.

A suspensão dianteira Showa transmite segurança e absorve bem as irregularidades do solo, já a traseira, conta com ajuste de pré-carga em cinco níveis. Os freios ByBre são um ponto positivo, garantindo frenagens precisas e eficientes.

 

 

Experiência nas curvas e customização

Ao pegar uma estrada sinuosa entre Itatiba e Vinhedo, a Shotgun 650 mostrou sua leveza e agilidade nas curvas. A moto responde de forma precisa, proporcionando uma pilotagem prazerosa e divertida. Foi impossível não sorrir ao contornar as curvas com facilidade.

Um detalhe curioso é a tomada USB, posicionada dentro de um compartimento com chave no lado esquerdo da moto, onde também ficam as ferramentas. Apesar da proteção contra água, a falta de um suporte adequado pode dificultar o uso do carregador durante a pilotagem.

 


Foto: Thiago Dantas

 

Durante uma parada para almoço, observamos a facilidade de remoção do subframe traseiro e do banco, permitindo transformar a moto em poucos segundos. A versão monoposto com a grelha foi o estilo que eu mais gostei. 

 

Preços e versões

Ao retornar para São Paulo, ficou evidente o compromisso da Royal Enfield com a proposta do “motopurismo”, oferecendo uma moto que alia estilo, desempenho e diversão. A sensação de satisfação ao final do teste foi clara: a Shotgun 650 entrega potência na medida certa e uma pilotagem prazerosa, convidando você a rodar ainda mais quilômetros.

A Royal Enfield Shotgun 650 2026 estará disponível para venda a partir de sábado, 22/02, com quatro opções de cores e três faixas de preço:

➡️ Steel Metal Grey: R$ 33.990
➡️ Drill Green e Plasma Blue: R$ 34.490
➡️ Stencil White: R$ 34.990

Curiosamente, os preços são os mesmos da Super Meteor 2025. Será que a linha 2026 da Cruiser sofrerá um reajuste? Fica a dúvida. E você, o que achou da Shotgun 650? Deixe sua opinião nos comentários! 

 

Ficha técnica completa da Royal Enfield Shotgun 650

 

MOTOR

Tipo Bicilíndrico em paralelo, 4 tempos, SOHC, refrigeração a ar e radiador de óleo 
Cilindrada 648 cc
Diâmetro x Curso 78 mm x 67.8 mm
Potência Máxima 47 cv a 7.250 rpm
Torque Máximo 5.3 kgf.m a 5.650 rpm
Sistema de Alimentação Injeção Eletrônica de combustível
Relação de Compressão 9.5 : 1
Tanque de Combustível 13,8 litros
Transmissão 6 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Combustível Gasolina

 

 

CHASSI

Tipo Espinha tubular em aço
Suspensão Dianteira Amortecedores Showa com garfo telescópico invertido, 120 mm de curso 
Suspensão Traseira Amortecedores duplos Showa, 90mm de curso com ajuste de carga
Freio Diant. / Diâmetro Disco / 320 mm
Freio Tras. / Diâmetro Disco / 320 mm
ABS Duplo Canal
Pneu Dianteiro 100/90 - 18 (Tipo Tubeless)
Pneu Traseiro 150/70 – 17 (Tipo Tubeless)

 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br